Imagem de fundo do header
Confira teste exclusivo com o W7010, o netbook da Itautec
Home  >  Review
REVIEW

Confira teste exclusivo com o W7010, o netbook da Itautec

Configuração do mininotebook não difere de modelos de 10 polegadas vendidos no mercado. Bateria poderia durar mais.

René Ribeiro, analista de testes da PC WORLD

NetbookW7010_ilustra150.jpg
Foto:

PC World testou, com exclusividade, o W7010, da Itautec. Trata-se do primeiro netbook - computador portátil de pequenas dimensões voltado para tarefas básicas e acesso à internet - produzido pela fabricante nacional de computadores e que foi construído em conformidade com a RoHS (Restriction of Certain Hazardous Substances), normas definidas pela Comunidade Europeia que proíbem o uso de substâncias
perigosas para o meio ambiente, entre elas o chumbo, cádmio e mercúrio.

O W7010 possui tela de 10 polegadas (resolução de 1024 por 600 pontos), pesa 1,3 qulo e mede 26,3 centímetros de largura por 18,5cm de profundidade e 2,7cm de altura em sua parte mais alta.

O netbook, que traz o Windows XP Home instalado, vem com processador Atom N270 de 1,6GHz, disco rígido (HD) de 160 gigabytes (GB) e 1 GB de memória RAM. Destaque para este componente: o W7010 utiliza memórias padrão DDR2 800, mais veloz que os modelos com DDR2 667. O chip gráfico é da Intel (GMA 950), integrado ao chipset i945.

Na lateral direita do portátil estão uma porta USB, um conector para rede padrão Fast Ethernet e o leitor de cartões tipos SD/MS/MMC/MS Pro. No lado oposto, mais uma USB e um slot para cartão Express Card 34 para expansões.

Na parte frontal do W7010 estão localizadas as entradas para fone de ouvido e microfone e, atrás, uma saída VGA, para vídeo externo. Ainda há conexões por Wi-Fi padrão 802.11b/g e Bluetooth 2.0.

netbookw7010.jpg

Netbook W7010: boa configuração, mas bateria poderia durar mais

Além do teclado em português (que oferece algum conforto e bom espaçamento entre as teclas), o W7010 conta com três botões de atalho: um para acionar a câmera de 1,3 megapixels; outra para chamar o programa de e-mails; e para abrir o navegador de internet.

A Itautec acrescentou uma tecla de atalho para recuperar o sistema. Pressionando  F10 na inicialização, o sistema entra em uma tela para restaurar o software original de fábrica. Dessa forma, em caso de pane, não é necessário drive externo para instalar o sistema operacional novamente.

Desempenho
Com uma configuração de hardware semelhante à de outros netbooks do mercado, o W7010 é adequado para acesso à web e execução de tarefas básicas de processamento.

Executamos o pacote Microsoft Office no modo multitarefa – cinco apresentações em PowerPoint (12 megabytes cada uma), quatro planilhas do Excel com gráficos e quatro textos do Word (com 30 páginas cada) e navegação web pela rede sem fio. Nada de travamento ou lentidão significativa.

Já a reprodução de filmes em alta definição (720 linhas) foi notado pequenas paradas quando alternamos com as demais aplicações. Mas, em momento algum, houve travamento completo do sistema.

A bateria durou duas horas e 39 minutos, na seguinte situação: brilho do LCD pela metade, proteção de tela desligada, acesso a internet sem fio e digitando esse texto no Word. Essa autonomia é inferior a de outros netbooks já avaliados por nós.

Mesmo sendo totalmente produzido no Brasil (na fábrica de Jundiaí, em São Paulo), o preço não é muito diferente de outros modelos do mercado: 1.799 reais.

pcw_logo_twitter_73.jpg

> Siga PC WORLD no Twitter em http://twitter.com/pcworldbrasil

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site