Imagem de fundo do header
Conheça as novidades no Windows Phone 7 “mango”
Home  >  Review
REVIEW

Conheça as novidades no Windows Phone 7 “mango”

Sistema estará disponível no final do ano e trará “mais de 500” novos recursos que o tornam mais eficiente e fácil de usar.

Ginny Mies, PCWorld EUA

Foto:

A Microsoft anunciou na útima terça-feira (24/05) o Windows Phone 7 “Mango”, uma nova versão de seu sistema operacional para smartphones que inclui mais de 500 novos recursos que melhoram a multitarefa, tornam a exibição de informações mais dinâmica e fazem com que o sistema operacional e aplicativos trabalhem juntos de forma mais eficiente.

A boa notícia é que o novo sistema estará disponível a todos os consumidores que já tem um smartphone com Windows Phone 7, como uma atualização gratuita. A má é que o sistema só estará disponível no final do ano, quando chegará a 35 países, Brasil incluso.

Além de vários novos recursos, a Microsoft também anunciou novos parceiros de hardware para a produção de aparelhos, incluindo a Acer, Fujitsu e ZTE. E novamente o processador Snapdragon, da Qualcomm, foi escolhido como o coração da próxima geração de Windows Phones.

Leia também
» Microsoft anuncia nova versão do Windows Phone 7, mas não fala de aparelhos
» Primeiras impressões: Windows Phone 7

Sistema mais esperto

O Mango pega nossos recursos favoritos no Windows Phone 7 e os deixa ainda melhores. As Live Tiles, “widgets” dinâmicas na tela inicial que podem ser personalizadas e reposicionadas, exibirão mais informações em tempo real. Também será possível adicionar à tela inicial Live Tiles com atalhos diretos para contatos específicos ou para um grupo deles. Se você quer ficar de olho na namorada ou acompanhar o que seu chefe anda fazendo, por exemplo, pode “prender” uma Tile com o contato na tela inicial e, num relance, ver o que eles estão escrevendo no Twitter ou Facebook.

A multitarefa foi aprimorada, e é possível alternar entre aplicativos usados recentemente segurando o botão Voltar. E, como a Microsoft anunciou em Abril, o recurso foi extendido aos aplicativos de terceiros e também estará presente no Internet Explorer 9. Agora é possível, por exemplo, sair de um jogo, responder um e-mail e voltar à partida exatamente do ponto onde parou, sem longas esperas para recarregar o game.

winphone7_mango-360px.jpg

Navegador, Bing e tela inicial são recursos do Windows Phone 7 que sofreram mudanças

Todos os “Hubs” (centrais de atividades) foram aprimorados com novos recursos bastante atraentes. Por exemplo, o People Hub, onde ficam seus contatos, agora oferece integração com o Facebook, Twitter, Outlook, LinkedIn e Windows Live Messenger em um único local, dando ao usuário múltiplas formas patra se comunicar com amigos e colegas. Também será possível agrupar e categorizar contatos como “amigos”, “colegas de trabalho”, etc.

Aplicativos mais integrados

A Microsoft espera que um dos recursos que ajude a diferenciar o Windows Phone 7 do Android e iOS é sua abordagem em relação aos aplicativos. Um novo recurso chamado de “App Connect” integra aplicativos aos resultados de buscas no Bing.

Segundo a Microsoft, aplicativos em outras plataformas são “isolados” e não se integram com outros aspectos de seu smartphone. O App Connect irá incorporar  as informações de seus aplicativos, seja um aplicativo de música ou previsão do tempo, de forma transparente ao sistema de buscas. A Microsoft chama isso de “experiência total com aplicativos”.

Por exemplo, se você fizer uma busca pelo nome de um filme o App Connect pode integrar aos resultados a possibilidade de comprar ingressos usando um aplicativo como o Fandango, e mostrar este recurso junto com os horários, reviews, trailers, etc.

Navegação aprimorada

A Microsoft está adicionando suporte a aceleração via hardware e HTML5 à versão “de bolso” do Internet Explorer 9. Outro recurso que torna a navegação muito mais fácil é o “Local Scout”, que usa o GPS para determinar onde você está e retornar resultador “hiper locais” às suas buscas, de acordo com suas preferências. Também interessante é o Music Search, que funciona como o aplicativo Shazaam em smartphones Android: deixe seu smartphone “ouvir” alguns segundos de uma música e o Bing lhe diz o nome, o artista e onde comprá-la. 

Já o Visual Search funciona como o Google Goggles, mas integrado à plataforma Windows Phone. Digamos que você está em uma livraria, encontra um livro que parece interessante e quer saber mais sobre ele. Basta tirar uma foto da capa e o Bing irá não apenas procurar por reviews, preços e mais informações sobre o livro, mas também mostrará informações de aplicativos relacionados usando o App Connect. Então, por exemplo, se você tem o aplicativo Kindle instalado em seu smartphone, poderá verificar se há uma versão em eBook do livro e comprá-la na hora, tudo isso a partir de uma foto.

winphone7_mango_localscout-360px.jpg

Local Scout: resultados de buscas relevantes ao local onde você está

A Microsoft também está adotando a realidade aumentada com novas APIs de câmera e sensores de movimento para os desenvolvedores. Por exemplo, o History Channel está criando um aplicativo chamado History Here, que combina realidade aumentada, GPS e o conteúdo do canal para exibir informações sobre marcos históricos próximos ao seu local. Basta apontar a câmera e aguardar os resultados.

Melhor para os negócios

A Microsoft também quer transformar aparelhos com o Windows Phone na escolha ideal para clientes corporativos. A empresa anunciou recentemente novos recursos de produtividade, como a capacidade de salvar e compartilhar documentos através do Office 365 e Windows Live SkyDrive, garantindo seu acesso aos seus documentos mais recentes onde e quando você precisar deles.

No Mango, é possível prender uma pasta de e-mail à tela inicial para acesso rápido, como uma pasta contendo um projeto específico ou todas as mensagens de determinado grupo ou pessoa. Também é possível prender um feed RSS do Outlook. Mensagens são organizadas por conversação, então respostas à uma discussão são consolidadas em uma visualização única que é mais fácil de acompanhar.

winphone7_mango_mail-360px.jpg

Outlook: mensagens são organizadas em "conversas", como no GMail ou Hotmail

Usuários corporativos irão apreciar a capacidade de buscar servidores, como um servidor Exchange, por mensagens antigas que não estejam mais armazenadas no smartphone. E por fim o Microsoft Lync, serviço de comunicação corporativa que combina mensagens instantâneas, conferências via web e uma rede social interna, estará disponível a usuários do Windows Phone através do aplicativo Lync Mobile, gratuito.

Além dos novos recursos de produtividade, o Mango também irá trazer alguns novos recursos para os profissionais de TI, entre eles o suporte a senhas complexas (alfanuméricas), ao sistema de Information Rights Management para a proteção de e-mails e documentos do Office e suporte ao acesso a redes Wi-Fi corporativas ocultas.

E no Brasil?

Tudo isso é muito interessante mas... e o Brasil? Quando o novo sistema, e aparelhos equipados com ele, chegarão às nossas lojas? A Microsoft não comenta nenhuma data exceto um vago “final do ano”, no período entre setembro e dezembro, mesmo período de lançamento do Mango no mercado internacional. Preços, modelos e operadoras que comercializarão os aparelhos ainda são uma incógnita.

Uma certeza é de que o Zune, serviço de músicas associado ao Windows Phone 7 e que permite aos assinantes o download ilimitado de músicas mediante uma assinatura mensal, não estará disponível no Brasil no primeiro momento. Já quanto à loja de aplicativos, o Windows Live Marketplace, uma boa notícia: Celso Winik, Gerente de Mobilidade da Microsoft Brasil, afirma que jogos (e a integração com a rede XBox Live) estarão disponíveis aos consumidores brasileiros.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site