Imagem de fundo do header
Conheça duas boas opções de dicionários de inglês para iPhone
Home  >  Review
REVIEW

Conheça duas boas opções de dicionários de inglês para iPhone

Testamos aplicativos com nomes quase iguais das desenvolvedoras Mobile Systems e jDictionary Mobile; saiba o que cada uma oferece

Sam Felsing - Macworld / EUA

dicionario150.jpg
Foto:

Quando você tem uma loja de programas móveis que oferece mais de um quarto de milhão de aplicativos, você está sujeito a não apenas ver produtos com recursos similares, mas também com nomes quase idênticos. Pegue como exemplo Advanced English Dictionary and Thesaurus, da Mobile Systems, e Advanced English Dictionary & Theasurus, da jDictionary Mobile. Ambos são apps de iOS (para iPhone e iPod Touch) que entregam recursos de dicionários (inglês-inglês) para o seu aparelho portátil da Apple. Mas o que os separa? Quero dizer, além da diferença de uma letra nos títulos? Para descobrir, pegamos os dois softwares e fizemos alguns testes.

O aplicativo da Mobile Systems, sem o “&” no nome – traz a base de dados léxica WordNet, da Universidade de Princeton, com cerca de 1,4 milhão de palavras, para o iPhone, iPod Touch e iPad. Otimizado para todos os aparelhos móveis da “maçã”, o aplicativo oferece mais do que seu nome sugere, uma vez que também inclui uma variedade de opções de busca de palavras e funções de enciclopédia. O app da Mobile Systems desempenha bem suas tarefas anunciadas, mas seus add-ons deixam os usuários querendo mais.

Ao abrir o programa da Mobile Systems pela primeira vez, você verá do topo até a parte mais baixa da tela uma lista de palavras em ordem alfabética, junto com uma barra de busca bem no alto da tela. Você pode tanto descer a barra de rolagem por essa lista ou usar o campo de busca para procurar uma definição de palavra.

Além de uma busca geral, a barra do app oferece três outras maneiras para se procurar a definição de uma palavra. É possível realizar uma busca por Keyword, que encontra todas as palavras que têm o termo como uma raiz (base); uma busca Fuzzy, que encontra todas as palavras que possuem o mesmo som dessa palavra; e uma busca Wild Card, que encontra todas as palavras ligeiramente parecidas com a sua.

Ao encontrar o termo desejado, o app te mostrará as definições da palavra, outros termos relacionados a ela e palavras similares (o que responde pela função de “theasaurus” do app, que em inglês significa lista de sinônimos). Cada palavra similar ou relacionada possui um link para sua própria definição. Saria bom ouvia as palavras soletradas, mas isso provavelmente aumentaria o custo do software da Mobile Systems.

Você pode buscar por informações em frases ou substantivos próprios no app Advanced English Dictionary, da Mobile Systems. No entanto, o aplicativo possui uma base de dados limitada em tais aspectos. Digitei “Benjamin Franklin” (personagem importante da história norte-americana) e apareceu apenas um artigo sobre a ponte de mesmo nome localizada no estado de Delaware, nos EUA. Havia também informações sobre os Papas Bento XIV e XV, mas não sobre outros Papas da história. Como enciclopédia, o programa da Mobile System é muito limitado.

O software oferece uma função Word of the Day (Palavra do Dia), assim como uma função de buscador Random (Aleatório). Se você estiver querendo aumentar seu vocabulário, elas não são más opções, apesar de parecerem um pouco “mais do mesmo”.

Como um aplicativo gratuito, o Advanced English Dictionary and Thesaurus, da Mobile Systems, te dá mais uma razão para dispensar seu dicionário e enciclopédia impressos em favor de uma oferta digital funcional. Seus recursos anunciados são bem-feitos, suas opções de busca são na maior parte viáveis e seus add-ons não parecem intrusos.

dicionario01.jpg

Lista de palavras do aplicativo da Mobile System

Mais uma opção
Agora vamos voltar nossas atenções para analisar o outro aplicativo de dicionário com nome parecido, o Advanced English Dictionary & Thesaurus (AEDT), da jDictionary Mobile, para iPhone. Um combo de dicionário e lista de sinônimos com uma biblioteca de 1,6 milhão de palavras, o programa traz mais do que seu nome nos leva a pensar.

Rode o app da jDictionary Mobile e você verá uma sequência de títulos cercada por um fundo cinza. Acima da sequência, no lado superior direito da tela, você encontrará uma lupa. Toque nela e será levado a uma lista com todas as palavras do dicionário e uma barra de busca. É possível descer a barra de rolagem pela listagem ou utilizar a busca para encontrar a definição de uma palavra.

Os resultados de busca mostram não apenas a sua palavra, mas também todas as palavras escritas de forma parecida. Toque no termo desejado para ver uma lista com todas as suas definições. Você também verá uma lista de palavras com definições parecidas – a funcionalidade de lista de sinônimos do app. Cada termo nessa seção “thesaurus” é um link para sua própria definição.

E se, enquanto estiver lendo a definição de uma palavra, quiser adicionar essa palavra ao seu léxico, aperte o botão de “mais” (+) na parte inferior da tela para adicioná-la aos seus favoritos. O botão de biblioteca de bookmarks, que tem a forma de um livro aberto, fica à direita do botão de adicionar. É possível tocar no botão de bookmark a qualquer momento para rever suas palavras favoritas.

dicionario02.jpg

App da JDictionary traz interface intuitiva

Percebi que a lista de palavras do aplicativo inclui muitos substantivos próprios, por isso parece que o programa também funciona como uma pequena enciclopédia. Não conseguimos mensurar a extensão dessa base de dados, mas é possível dizer que ao digitar “Ben Franklin” e “San Francisco” na barra de busca do software, felizmente apareceram informações sobre ambos – apesar de não ser muita coisa.

Em cada resultado de busca na enciclopédia, aparecem áreas chamadas “Part of” (algo como “parte de”) e Parts (partes). Elas oferecem links para resultados similares na enciclopédia. Vamos dizer que você digite San Francisco na base de dados de palavras. No resultado, mostrará que a palavra é “Part of” das entradas para Califórnia, Golden State, CA or Calif. E também encontrará que sua seção “Parts” inclui entradas da ponte Golden Gate, do famoso bairro Nob Hill e da Baía de San Francisco.

O Advanced English Dictionary & Thesaurus, da jDictionary Mobile, faz bem o seu trabalho inicial, que é encontrar a definição de palavras. Também é interessante notar sua interface incrivelmente intuitiva. Se uma palavra possui várias definições, o aplicativo faz um ótimo trabalho em separar as definições para que elas não fiquem amontoadas ou bagunçadas.

As funções com links em palavras inclusas na lista de sinônimos e as seções “Parts of” e “Parts” dos resultados são incrivelmente úteis para ajudar a se descobrir toda a história de uma palavra ou entrada da enciclopédia. Minha reclamação com o app é que para conseguir aumentar o tamanho da fonte dos resultados é preciso ir até o menu de configurações do iPhone, clicar no ícone do aplicativo e então aumentar o tamanho. Seria menos complicado se fosse possível utilizar apenas gestos manuais. Ainda assim, o software tem um bom desempenho.

Conclusão
Existem algumas diferenças sutis entre esses dois sólidos apps de dicionários: o software Advanced English Dictionary, da Mobile Systems, é gratuito e otimizado para iPhone e iPad. Já o programa Advanced English Dictionary & Thesaurus, da jDictionary Mobile, é pago (US$1) e foi otimizado recentemente para o telefone da Apple. Mas sua base de dados superior e interface agradável dão uma pequena vantagem para o aplicativo da jDictionary Mobile.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site