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Conheça o Acrobat.com, novo serviço de colaboração online da Adobe
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Conheça o Acrobat.com, novo serviço de colaboração online da Adobe

A versão beta vem com um bom mix de serviços para ajudar as empresas e usuários, inclui chat e conferência web.

Richard Morochove, especial para PC World / EUA

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Foto:

acrobat_150A Adobe tornou público, neste domingo (01/06), a versão beta gratuita do Acrobat.com (www.acrobat.com), uma espécie de suplemento web de sua popular aplicação para criação de documentos PDF.

O novo site oferece uma gama de serviços para ajudar empresas e usuários finais a compartilharem e colaborarem em documentos. Ele também oferece suporte básico a conferência pela web (incluindo compartilhamento do desktop), e conversão gratuita limitada de documentos para o formato PDF.

O Acrobat.com funciona bem com a versão beta do Acrobat 9 (também anunciada ontem), a qual inclui menus de compartilhamento e colaboração de documentos. A versão final deste software está prevista para julho, juntamente com uma nova versão do Reader.

Mesmo quem não utiliza as versões desktop das aplicações da Adobe também será capaz de tirar proveito do lançamento, caso trabalhe com alguém na criação de documentos. Ao longo da última semana, testamos a maior parte das funcionalidades do Acrobat.com e elas são muito interessantes principalmente para quem trabalha de forma remota.

O site é formado, basicamente, por quatro componentes: um processador de textos chamado Buzzword; um serviço de compartilhamento online de arquivos, denominado Share; um conversor gratuito de arquivos (para até cinco conversões por mês) para o formato PDF, disponível dentro do Share; e o ConnectNow para conferências pela web.

A Adobe também criou APIs e as tornou disponíveis para que desenvolvedores possam criar mais facilmente mashups compatíveis com o Acrobat.com.

Buzzword
O processador de textos do Acrobat.com, baseado em Flash, foi originalmente desenvolvido pela Virtual Ubiquity, empresa adquirida pela Adobe em setembro de 2007.

O programa não é exatamente um Word, mas oferece funcionalidades básicas tais como criação de documentos, formatação, tabelas e importação de imagens. Seus menus são fáceis de usar e o tempo de resposta do aplicativo é baixo.

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Buzzword: não chega a ser um Microsoft Word, mas cobre
a maior parte das necessidades básicas de edição de documentos

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acrobat_150O Buzzword mostra seu valor quando se precisa compartilhar ou colaborar na criação de um documento. O usuário pode decidir se quer compartilhá-lo com qualquer pessoa que conheça sua URL ou restringir o acesso a usuários do Acrobat.com.

Os direitos sobre o documento – os quais o criador do arquivo atribui – variam de co-autor (Co-author), com privilégio total de edição do arquivo; Revisor (Reviewer), com permissão apenas para adicionar comentários; e leitor (Reader), cujo acesso se restringe a ler o conteúdo.

Os comentários de cada colaborador são mostrados com uma cor diferente. O Buzzword salva o documento automaticamente à medida que ele vai sendo editado. É possível revertê-lo para uma versão prévia, caso se queira.

Também pode-se importar e exportar documentos do Buzzword de e para outros formatos populares, incluindo os do Word (.doc;. .docx; .xml); rtf e .txt. A ferramenta também exporta para os formatos HTML ou PDF.

Compartilhamento de documentos
O Share atribui uma URL única para cada documento que é carregado em sua conta – cada usuário possui 5 gigabytes de espaço disponível.

Para compartilhar um determinado documento, é necessário fornecer o e-mail da pessoa que terá acesso a ele, além de uma mensagem opcional, e especificar se o arquivo poderá ser visto publicamente ou apenas por quem o receber. O serviço se incumbe de enviar um e-mail com a URL do arquivo para o destinatário.

É possível incluir um documento que tenha o status público em um site ou blog. Os leitores verão um pequeno thumbnail que, clicado, mostrará o arquivo em PDF ou imagem em um preview de página cheia.

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Preview: Acrobat.com permite visualização em página cheia do documento

Pode-se, ainda, compartilhar arquivos, incluindo documentos do Office, em formatos que não sejam os da Adobe. Porém, no browser, apenas os documentos Adobe podem ser visualizados; os demais exigem que o usuário possua uma aplicação no desktop capaz de manipular tais extensões.

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acrobat_150Formulários em PDF
O Acrobat.com oferece um serviço interessante de tabulação e formulário baseado em PDF. Como ele necessita do Acrobat 9 para funcionar e o aplicativo ainda não estava disponível no momento em que esse review for elaborado, não pudemos avaliar seu funcionamento.

Contudo, em um vídeo de demonstração apresentado pela Adobe, o serviço pode ser utilizado, por exemplo, para distribuir, por e-mail, um formulário (em PDF), para registro em uma conferência web, por exemplo.

Quem receber esse formulário será orientado a preenchê-lo e enviá-lo de volta para o Acrobat.com. O serviço, então, irá avisar o remetente que formulários já chegaram e é possível tabular os resultados obtidos em um banco de dados simplificado. Tal base permite a análise dos dados obtidos por categorias, como por exemplo, para que sessões de conferência os respondentes se cadastraram.

Tal funcionalidade é muito útil para aquelas empresas que hoje fazem tais arranjos em seus próprios servidores ou ainda tabulam os dados obtidos manualmente.

O Acrobat.com permite também que se acrescente comentário a documentos PDF. Como o Acrobat 9 suporta mais tipos de arquivos, incluindo conversão de vídeos para o formato FLV, pode-se fazer marcações e discutir mudanças caso o usuário possua a aplicação correspondente em seu PC.

Conferência web
O serviço de conferência pela web ConnectNow, disponível para usuários finais e pequenas empresas, permite conectar até três pessoas simultaneamente. É provável que esse limite seja ampliado pela Adobe com a introdução da versão Pro do serviço.

Por meio do ConnectNow, os usuários podem compartilhar o desktop e colaborar em um documento em tempo real. A colaboração pode ser feita por meio de mensagens de texto, notas e até por comunicação via áudio.

Úteis, mas não imprescindíveis
A maior parte dos serviços disponíveis no Acrobat.com não exige que o usuário compre qualquer aplicativo da Adobe. O registro e uso do site, e mesmo o download do Acrobat Reader 9 (quando estiver disponível) são gratuitos, mas você vai precisar deste software instalado para poder tirar vantagens de algumas funções do site.

Quando o período de testes beta terminar (e a Adobe ainda não fixou nenhuma data para isso), a empresa deverá cobrar uma taxa (ainda não definida) pelo uso de uma versão Premium do Acrobat.com que vai oferecer mais capacidade de armazenamento online e funcionalidades adicionais ainda não informadas. A versão básica, contudo, continuará gratuita.

As capacidades de colaboração em documentos do Acrobat.com são mais impressionantes do que as disponíveis em outros serviços online, como o Google Docs. Se você é o tipo de usuário que freqüentemente precisa trabalhar em parceria com outros para criar documentos, recomendamos testar esse novo serviço.

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