Imagem de fundo do header
Conheça o Easy Media Creator 10 e Nero Ultra Edition 8
Home  >  Review
REVIEW

Conheça o Easy Media Creator 10 e Nero Ultra Edition 8

A versão atualizada do Nero oferece suporte para as últimas tecnologias de DVD, mas quando o assunto é facilidade de uso, o Roxio impera

Por PC WORLD (EUA)

videodub_150.jpg
Foto:

videodub_150
Nero e Roxio renovaram seus softwares de CD/DVD/áudio/vídeo. As versões mais recentes, Ultra Edition 8 e Easy Media Creator 10, têm um número relevante de melhorias e novos recursos, o que mantém o embate acirrado. O produto da Roxio oferece diversos bônus criativos, enquanto o Nero tem mais compatibilidade com as tecnologias avançadas.

Leia também:

Resta saber se é necessário fazer a atualização. Ambos mantêm grande semelhança em relação ao conjunto de características. Eles ripam (apenas material sem proteção), queimam, reproduzem e compactam todos os tipos de CDs e DVDs, além de criar etiquetas. Ambos permitem editar vários tipos de vídeo e fazer autoração de CD ou DVD.

Eles fazem um trabalho preciso de importação, conversão, edição e gravação de áudio também. Mais recentemente, os dois programas disponibilizaram recursos para tecnologias móveis, e os dois permitem que você converta e transfira arquivos de áudio e vídeo para seu iPod ou para algum outro aparelho portátil facilmente.

nero_ultra_edition8

Nero Ultra Edition 8: pacote avançado para criação de CDs e DVDs

Entre os novos recursos, a grande novidade é o HD DVD: agora os dois queimam discos de dados nesse formato. Anteriormente ambos já haviam ganhado a habilidade de gravar dados Blu-ray e BD-AV (vídeos rápidos com o mínimo de menus) – no entanto, numa decisão bastante estranha, a Roxio removeu o suporte BD-AV neste lançamento.

O Easy Media incorporou Surround 6.1, Pro Logic e saída Dolby Headphone em seu CinePlayer, além de software para tocar DVD, enquanto o Nero adicionou o utilitário RescueAgent, que promete recuperar dados de gravações que falharam.++++

videodub_150
A Roxio melhorou muito a interação do seu Media Manager com aparelhos portáteis, e ambos disponibilizaram upload com um clique para comunidades online. Agora, o software da Roxio conta com o SmartSound, que cria automaticamente estilos às trilhas sonoras livres de royalties para suas produções de vídeo. A nova versão do Easy Media pode ainda ripar áudio simultaneamente de múltiplos gravadores.

Além disso, a empresa diz que a codificação de vídeo é duas vezes mais rápida do que era na versão 9. O Nero já era bem rápido, com suporte total para CPUs com múltiplos núcleos (multicores). A Roxio optou por um utilitário de captura de áudio e rádio via internet e um conversor de áudio e vídeo que também transfere arquivos para equipamentos portáteis.

Mais destaques de PC WORLD:

Apesar de terem muitos recursos em comum, os softwares possuem grandes diferenças. O Roxio cria DVDs musicais de uma maneira singular (basicamente um grande DVD de trilha com menus), mas apenas o Nero tem edição avançada de áudio surround.

O Nero cria e reproduz discos AVCHD, o Roxio não, apesar de o VideoWave oferecer saída para vídeo AVC. O Cine Magic do Easy Media Creator gera automaticamente produções com visual profissional, recurso que falta ao Nero. E o produto da Roxio não oferece nada para rivalizar com o Windows Media Center, do Nero.

Easy_media_creator10

Easy Media Creator 10: grande variedade de templates

Antes de prosseguir, uma observação sobre algo que os usuários freqüentemente perguntam ou se confundem: nenhum dos programas tem autoração total para filmes Blu-ray e HD DVD (menus, recursos interativos, etc.); no BD-AV há somente playlists grosseiras.

E algo provavelmente mais importante para o usuário comum: nenhum dos dois softwares oferece reprodução de Blu-ray ou HD DVD.++++

Interfaces mais bonitinhas
Os dois softwares revisaram suas interfaces, e o aplicativo Start Smart do Nero passou por uma plástica. Além de melhorar o visual e a organização, o Nero roubou um detalhe do Easy Media e agora tem miniaplicativos para acesso rápido a pequenas tarefas, como copiar CDs de áudio ou ripar.

O Easy Media Creator já era bem organizado, mas, pela primeira vez, é superior ao Nero neste quesito. No entanto, o Easy Media Creator fi ca com o título de mais fácil de usar. A Roxio gastou um bom tempo fazendo ajustes, melhorando a linguagem e um pouco do layout.

Se você está procurando por suporte para o que existe de mais tecnológico, o Nero é o seu software. No entanto, quando o assunto é facilidade de criar conteúdo nos tradicionais CDs e DVDs, com visual legal, o Roxio é absoluto. Além do CineMagic e do SmartSound, o programa fornece vários modelos de menu de alta qualidade e outros elementos de design.

No fim das contas, não vimos em nenhuma das duas opções grande apelo para upgrade. Ambos melhoraram, mas ainda precisam de algum trabalho. Estude a lista de novas funções e, se vir algum recurso de que realmente precise, vá em frente. Caso contrário, espere para trocar de programa.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site