Imagem de fundo do header
Conheça o Snowl, uma das novidades da Mozilla para o Firefox
Home  >  Review
REVIEW

Conheça o Snowl, uma das novidades da Mozilla para o Firefox

Add-on acrescenta função de troca de mensagens ao navegador e até conteúdos postados no serviço de microblogging Twitter.

Gregg Keizer, do Computerworld/EUA

snowl_150.jpg
Foto:

snowl_150A Mozilla vem experimentado diversas idéias para incrementar seu navegador, incluindo uma que pode transformá-lo em um centro de mensagens.

A companhia disse na semana passada que lançou um protótipo de add-on para o browser chamado “Snowl” que mostra mensagens do Twitter, assim como conteúdo feed RSS ou Atom, tanto na tradicional janela única do Firefox, quanto numa que trás vários painéis separados, disse Myk Melez, desenvolvedor que trabalha na Mozilla Labs, o departamento de pesquisa da empresa.

download_simbolo_40> Clique aqui para baixar o Snowl

O complemento faz parte de um trabalho mais amplo que visa desenvolver tanto ferramentas mais imediatas para o Firefox quanto melhorias de longo prazo.

No caso do Snowl, a Mozilla está tentando decidir se as mensagens que normalmente aparecem nos próprios aplicativos clientes ou via notificações em pop-up pertencem ao navegador. "Queremos descobrir se o browser tem uma vocação para mensagens” diz Melez. “Ele pode se tornar um centro de mensagens?”

O Snowl – uma junção das palavras snow e owl (neve e coruja em inglês) pode ser baixado no site de add-ons da Mozilla. Melez, no entanto, avisa aos usuários que, por ser um protótipo, o Snowl pode apresentar problemas.

“O protótipo inicial é uma implementação primitiva com diversos problemas; as próximas versões incluirão novidades que mudarão a funcionalidade e apagarão suas mensagens, obrigando você a recomeçar do zero,” disse em uma mensagem no blog do Labs na última quarta-feira.

snowla_350

Com o Snowl, Firefox ganha múltiplas janelas para mensagens e conteúdo Feed.

“Os complementos são uma boa maneira de acrescentar funcionalidade ao Firefox”, disse Melez numa entrevista na sexta-feira. “Mas eu gostaria de frisar que se trata de uma experiência da Labs, e não significa que iremos adicioná-lo no Firefox.”

Em vez disso, o Snowl – da mesma forma que outras idéias que a Mozilla mostrou no início da semana, incluindo a revelação dramática e conceitual de um novo navegador chamado “Aurora” – é apenas um chute no escuro.

“A razão de estarmos conduzindo essa experiência [com o Snowl] é que não sabemos se a troca de mensagens deve se dar pelo navegador. Mas queremos descobrir isso, além de  muitas outras coisas”.

Com o Snowl lançado, Melez diz que o próximo passo é coletar respostas e comentários de usuários, desenvolvedores e possíveis desenvolvedores, e assim decidir se vale a pena continuar a desenvolver o add-on e, conseqüentemente, o conceito de ‘mensagens dentro do browser’ ou desistir da idéia.

Nós queremos obter o máximo de feedback possível, e tomar a decisão [de continuar] se nos parecer promissor e agregar valor significativamente ao browser”. Disse Melez. “Essas são questões que precisamos tratar. Mas ainda assim é uma experiência de sucesso, mesmo que alguma coisa não venha a dar certo no navegador”.

E não será uma situação de 8 ou 80, disse Melez enquanto explicava como cada uma das partes do novo conceito pode ser desejável no Firefox, enquanto outras podem ser descartadas. “Podemos adicionar algumas funcionalidades principais de mensagens ao Firefox ou apenas usar uma pequena parte do Snowl no browser ou ainda fazer de alguma outra forma – como uma extensão separada mais amadurecida do Firefox.”

Se as respostas ao Snowl forem positivas, o próximo passo poderá ser expandir a lista de fontes de mensagens, para incluir serviços como o AIM e redes sociais como o Facebook. Ou ainda pode haver esforços no sentido de se criar uma interface para escrever e enviar mensagens a partir do próprio navegador.

“Creio que seja um projeto que vá precisar de mais do que alguns meses” disse Melez quando perguntado sobre um cronograma. “É difícil acreditar que dentro de 3 a 6 meses iremos adicionar mensagens ao Firefox. É apenas uma estimativa, mas acho que é algo para um ou dois anos.”

De prazo mais longo ainda, disse Melez, é o design de navegador revelado no começo da semana como parte de um novo programa da Mozilla chamado “Concept Series”. O design, nomeado Aurora pela Adaptive Path, uma casa de design de São Francisco que colaborou com a Mozilla Labs na idéia, também traz função de mensagens integradas.
A Adaptive Path postou um vídeo em seu Web site que mostra o conceito Aurora em funcionamento.

“O Aurora faz parte de um projeto mais amplo, nossa série de browser conceituais”, disse. “Estamos tentando envolver pessoal de fora da comunidade Mozilla tradicional, especialmente designers, que podem trazer idéias ou até modelos de como o navegador do futuro deve se parecer.”

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site