Imagem de fundo do header
Conheça os melhores notebooks com banda larga móvel
Home  >  Review
REVIEW

Conheça os melhores notebooks com banda larga móvel

O Inspiron 1525 e o G10IL ganharam a disputa que escolheu o melhor notebook barato já com adaptadores e softwares para HSPA.

Por PC World (EUA)

notebooks_named_150.jpg
Foto:

Os notebooks da Dell e da taiwanesa Elitegroup Computer Systems (ECS) são os vencedores do teste do melhor laptop abaixo de 1000 dólares com adaptador para banda larga móvel embutido.

Leia também:
>Banda larga móvel deve chegar a 40 milhões de usuários em 2008
>
Wireless e telefonia: acesso em ritmo acelerado

dell_inspironO modelo vencedor da Dell foi o Inspiron 1525 (ao lado), enquanto a ECS foi premiada pela sua pré-produção do G10IL (abaixo). Ambos estão cotados em 800 dólares ou menos. Os ganhadores foram anunciados durante conferência com a imprensa no Mobile World Congress nessa segunda-feira (11/02).

Patrocinado pela Microsoft e pela GSM Association – grupo comercial de telecomunicação sem fio que patrocina o MWC (antes conhecido como 3GSM) –, a disputa foi lançada na conferência Asiática da GSMA Móbile em Macau, em novembro, para estimular os fabricantes de notebooks a desenvolverem sistemas com preços mais acessíveis e com HSPA visando a atrair usuários do mercado em massa para a banda larga wireless.ecs_G10IL

Os juízes não consideraram apenas hardware, recursos e preços dos competidores, mas também como os fabricantes pretendiam trabalhar com as operadoras de telefonia para simplificar a ativação de contas e o uso do adaptador incluso para banda larga móvel.

Muitas Inscrições
Os organizadores da competição disseram que tantos fabricantes se inscreveram que eles decidiram escolher vencedores em duas categorias. O Dell, de configuração convencional mediana, foi nomeado o melhor notebook de banda larga comercialmente disponível, enquanto o ultraportátil ECS, com menor tamanho, venceu como melhor projeto pré-comercial.

A proposta da GSMA é que o usuário compre os portáteis diretamente das operadoras de celular. São elas também que vão criar a conta dos usuários e pré-configurar o software de conexão de maneira que você possa fazer logo n imediatamente.

O HSPA é o irmão mais robusto do HSDPA (o D vem de downlink), que é a tecnologia sem fio de alta velocidade que a AT&T Wireless distribuiu em regiões dos EUA. O HDSPA acelera apenas downloads; na AT&T, os uploads ficariam limitados a menores velocidades UMTS até a operadora de telefonia fazer upgrade de sua rede. O HSPA acelera o tráfego de dados nos dois sentidos.

Enquanto a maioria dos notebooks hoje em dia vêm com adaptador Wi-Fi incluso, poucos já chegam com adaptador de banda larga móvel, que tende a ser um item de custo extra em modelos mais caros.

David O’Bryne, da GSMA diz que uma pesquisa do grupo mostra que vários consumidores comprariam um laptop com banda larga sem fio, se fosse mais barato e fácil de operar.

Onde a banda larga móvel está disponível, geralmente há uma melhor cobertura do que a dos hot spots Wi-Fi, que tem alcance limitado. No entanto, serviços realmente completos de banda larga móvel costumam ser legitimamente mais caros nos EUA – cerca de 80 dólares por mês – o que é muito para pessoas que não viajam a trabalho com freqüência.

Mas O’Byrne afirma que as telefônicas estão percebendo que preço também é um assunto que interessa aos consumidores e estão começando a adaptar tarifas.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site