Imagem de fundo do header
Conversor para TV digital da Philips ainda tem preço salgado
Home  >  Review
REVIEW

Conversor para TV digital da Philips ainda tem preço salgado

DTR-1007B cumpre o que promete, tem fácil instalação e seu design ajuda a manter o visual atraente na sala. Mas custa 699 reais.

René Ribeiro, da PC World

Philips_Set-top_150.jpg
Foto:

Se, ao ligar o cabo de uma antena UHF/VHF (interna ou externa) ao conversor de sinal de TV Digital DTR 1007B, da Philips, plugá-lo à rede elétrica e conectá-lo ao seu aparelho de TV e ele não funcionar, não entre em desespero. É assim mesmo.

Além da luz indicativa de stand-by acesa, nada mais funciona no dispositivo. Ao consultar o manual do set-top-box - sim, fomos obrigados a apelar a ele para entender o que estava acontecendo -, descobrimos ser necessário pressionar a tecla Formato de vídeo e aguardar 10 segundos.

Trata-se da função que permite alternar entre os formatos de vídeo (4:3, 16:9 e PanScan), para localizar um que seja compatível com o aparelho de TV ao qual o DTR 1007B está conectado. No nosso caso, foi preciso repetir o procedimento quatro vezes para que a imagem pudesse, finalmente, ser exibida na tela da TV.

Leia também: 
>> TS F 2.0, da Tele System, é muito lento na sintonia
>> DC 2008H leva 10 segundos para sintonizar os canais
>> DC 2007M é opção para levar sinal digital para TV de tubo

Fora esse pequeno detalhe, o conversor da Philips - como aliás todos os demais modelos de set-top-box que testamos - não é exigente em termos de antena (embora exija uma). Instalado na região da Vila Olímpia (zona sul da capital paulista) e conectado a uma antena VHF interna simples, o set-top-box foi capaz de captar, na primeira varredura, o sinal digital dos canais Cultura, SBT, Globo, Record, Gazeta, Bandeirantes, Mix TV, Rede TV, Rit TV e MTV.

Características
O DTR 1007B opera com três resoluções de imagem: 720 por 480 linhas; 1280 por 720 linhas e a Full HD (1920 por 1080 linhas), no modo entrelaçado. Este é o modo padrão para todos os conversores digitais e seu nome deriva do fato de a imagem ser formada varrendo as linhas ímpares primeiro e depois as linhas pares.

Nota: sinal digital não significa transmissão em alta definição. O primeiro se refere à forma de transmitir o sinal, livre de qualquer interferência e que garante imagem e o som sintonizados sem qualquer tipo de distorção. Já alta definição faz referência à qualidade da imagem, que precisa ter sido gravada em alta resolução para então ser transmitida nesse formato. 

Apesar da capacidade de captar o sinal em alta resolução, o equipamento da Philips pode se conectar a TVs de tubo. Nesse caso, a resolução atingida será de 720 por 480 linhas; ainda assim, bem superior à que é captada pela transmissão analógica.

philips_set-top_350.jpg

Conversor digital DTR-1007B: preço ainda elevado

Nada a questionar sobre a qualidade do sinal recebido: a imagem é limpa, sem chiados, chuviscos, nem 'fantasmas'.

Apesar do design do aparelho da Philips ser um dos mais atraentes, ele é o maior dentre os set-top-boxes comparados, medindo 30,5 centímetros de largura por 19,7 cm de profundidade por 6,3 cm de altura.

O DTR 1007B oferece conexões HDMI, videocomposto, videocomponente e S-video (todos os cabos incluídos. Vale ressaltar que o formato full HD (1920 por 1080 linhas), para TVs compatíveis, só é obtido por meio do HDMI e vídeocomponente.

O controle remoto do equipamento leva vantagem sobre os demais testados. Caso o usuário possua uma TV e/ou DVD player da Philips, poderá usar o mesmo dispositivo para controlar esses eletrônicos.

De forma similar aos outros três modelos de set-top-box testados por PC World, a qualidade de áudio e vídeo do sinal digital é impecável.

Complementares ao guia eletrônico de programação - fornecido pelas emissoras por meio da função EPG (na sigla em inglês), o DTR 1007B permite bloqueio de canais, inserção de código de proteção (senha), controle de conteúdo por idade e possui um bom aplicativo para reprodução de conteúdo multimídia a partir da porta USB.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site