Imagem de fundo do header
Crie arquivos em PDF no iPhone com o Save2PDF
Home  >  Review
REVIEW

Crie arquivos em PDF no iPhone com o Save2PDF

Aplicativo permite baixar, exibir e até criar novos arquivos no formato da Adobe; apesar da tela pequena, app no iPhone se sai melhor do que no iPad

Macworld / EUA

save2pdfipad150x100.jpg
Foto:

A Apple fez mais do que qualquer outra companhia, além da Adobe, para transformar o PDF em uma “língua franca” multiplataforma. Muito disso deve-se pela fato de incorporar a habilidade de criar arquivos PDF diretamente na janela de impressão no Mac OS X, além de adotar o formato como padrão para visualizar arquivos antes de serem impressos.

Porém, mais importante do que isso têm sido as vantagens  dos usuários no dia-a-dia, em todas as plataformas. O formato permitiu, tanto para indivíduos quanto corporações, salvar arquivos em uma extensão que pode ser exibida (e em alguns casos editada) mesmo quando a aplicação original, utilizada para criar o documento, não está disponível.

Enquanto que ler PDFs no iPhone e iPad tem sido possível via Safari (caso surjam durante a navegação) e através de muitos aplicativos terceirizados como GoodReader e Evernote, criá-los sempre foi uma ação secundária. Quando a EuroSmartz apresentou o Save2PDF para iPhone e iPad, em 2010, a desenvolvedora resolveu esse impasse - e, de quebra, disponibilizou o app em diversas línguas, inclusive em português. A empresa produz uma grande variedade de apps de impressão  para iPhone, iPod touch e iPad.

Em aplicativos em que permitem impressão, quando o usuário está vendo um documento e deseja salvar como PDF, é preciso ir até o menu de compartilhamento, que geralmente também contém opções de impressão. Quando o Save2PDF é instalado, basta tocar em Print e uma caixa de diálogo aparece, permitindo ao usuário salvar o arquivo em PDF em um diretório local.

save2pdf01.jpg

 
No iPhone os ícones são muito mais intuitivos do que na versão para iPad

A partir do Save2PF, é possível coletar documentos, baixar e salvar arquivos em PDF no Google Docs, Dropbox e outros serviços de armazenamento em nuvem, mandar documentos por e-mail, abrir os textos em outros apps como GoodReader, Noterize, Quickoffice ou Evernote, exibir os arquivos e criar documentos de texto, além do recurso para compilar vários documentos em um único PDF. Os PDFs podem ser renomeados, organizados em pastas e o usuário pode ainda criar arquivos zip para as pastas ou arquivos, o que ajuda na hora de economizar espaço.

Embora o Save2PDF seja um aplicativo fenomenal, que proporciona uma função revolucionária, ele possui algumas falhas. Durante os testes em um iPad com iOS 4.2  (depois com 4.3), o app capotou algumas vezes. Mais importante ainda é que, no uso diário, parte dos ícones de interface não são muito intuitivos, e não dão pistas sobre sua funcionalidade.

A versão para iPhone funciona de maneira similar à do tablet. Embora o gerenciamento de documentos seja mais difícil em uma tela pequena, navegar pela variedade de opções que o app oferece é, ironicamente, mais fácil. Ícones representando as diferentes funções estão muito bem localizados, logo na tela inicial do iPhone, enquanto que no iPad os ícones estão quase escondidos, em pequenas faixas na base da tela.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site