Imagem de fundo do header
Crie e edite textos no iPhone ou iPad com o gratuito PlainText
Home  >  Review
REVIEW

Crie e edite textos no iPhone ou iPad com o gratuito PlainText

Editor para plataforma iOS é elegante e tem interface minimalista, mas falta praticidade em alguns recursos

Macworld/EUA

plaintextlogo.jpg
Foto:

Para alguns usuários, é um desafio encontrar bons editores de texto para iPhone ou iPad. Um dos bons candidatos é o WriteRoom da Hog Bay, para iPhone e Mac, mas nem todos estão dispostos a gastar 25 dólares na aplicação.

Contudo, a mesma desenvolvedora lançou uma alternativa gratuita, o PlainText, aplicativo de edição de texto que pode ser sincronizado com o Dropbox.com (os anúncios que aparecem podem ser removidos caso o usuário desembolse 5 dólares e compre o PlainText a partir de um anúncio no app).

O aplicativo é um editor de texto básico que oferece um conjunto pequeno, mas muito útil de recursos, usando uma interface minimalista, que combina com o propósito do programa. O PlainText usa um plano de fundo parecido com papel, muito limpo, com texto em fonte Georgia 18, deixando o visual agradável e de fácil leitura, independentemente do que o usuário estiver lendo ou escrevendo.

No iPad, o aplicativo oferece duas maneiras para trabalhar: exibindo uma
pequena barra lateral com uma lista com todos os documentos e pequenos
botões para alterar configurações ou criar novas pastas e textos. O
outro layout é um modo full-screen, que esconde a barra de documentos e
mostra o texto no meio da página. Em ambos os casos, mantém uma “janela”
de texto que comporta entre 70 e 75 caracteres, a não ser que o usuário
esteja trabalhando em modo retrato, com a barra lateral ativada. A
largura do texto é muito boa, porém trabalhar com o dispositivo na
vertical com a barra lateral aberta ficou muito apertado.

 plaintext01.jpg

No iPad no modo paisagem, a edição ocorre confortavelmente e a leitura é agradável

Um dos recursos de maior destaque do PlaintText é a integração com contas do Dropbox. O aplicativo sincroniza constantemente as alterações em segundo plano ou quando o programa é fechado. Assim como a maioria dos aplicativos ligados a esse serviço, não é permitido navegar na estrutura de pastas do usuário do Dropbox a partir do aplicativo e, para funcionar corretamente, o PlainText precisa criar sua própria pasta root da conta do Dropbox. Dentro dessa pasta, o usuário pode criar outras para organizar os documentos de texto, contudo, não pode mover os arquivos dentro do softwares – para organizar os arquivos, é preciso usar o Finder. 

 

plaintext02.jpg

Em modo retrato (principalmente em telas menores, como iPhone ou iPod touch), a tela fica estreita e pode ser cansativa em caso de textos maiores

 O PlainText possui ferramentas muito úteis, incluindo integração com o TextExpander, da Smile (5 dólares), que permite que a criação de “códigos” que são expandidos em forma de frases (por exemplo, o usuário pode configurar para que a sigla ‘/moa’ seja expandida para ‘Muito obrigado. Atenciosamente,’).

Há também um recurso  de contagem de palavras e caracteres, apesar de não ser fácil de encontrá-lo – foi preciso enviar um e-mail para a desenvolvedora para desvendar o mistério. Para contar as palavras, o usuário precisa manter o dedo na tela, como é feito para selecionar o texto. Ao fazer a contagem de palavras em todo o documento ou em um trecho selecionado, isso será mostrado junto com os botões de recortar, copiar e colar. Ao tocar no botão de contagem de palavras, ele exibe informações mais detalhadas sobre o arquivo, incluindo a quantidade de parágrafos e caracteres. 

Falta no aplicativo uma opção para enviar por e-mail um documento a partir do próprio software, recurso que os desenvolvedores afirmam que será inserido em uma próxima atualização. Assim como os outros apps da Hog Bay, PlainText para iOS é elegante e uma ferramenta bem pensada para um propósito específico, deixando prazerosa a criação de textos simples.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site