Imagem de fundo do header
Cyber-shot DSC-HX5V: Megazoom cheia de truques que tira excelentes fotos
Home  >  Review
REVIEW

Cyber-shot DSC-HX5V: Megazoom cheia de truques que tira excelentes fotos

Câmera da Sony tem zoom óptico de 10x, GPS e compartilha fotos e vídeos sem fios

Tim Moynihan

Foto:

Equipada com GPS, bússola digital, transferência de imagens e vídeo sem fios com a tecnologia TransferJet, modo panorâmico controlado por acelerômetro e captura de vídeo em alta definição (1080i) no formato AVCHD, é fácil se esquecer de que a Sony Cyber-shot DSC-HX5V (US$ 350 nos EUA, R$ 1.999,00 no Brasil) é uma câmera. E é uma excelente câmera, entre as melhores que já vimos neste ano no quesito qualidade de imagem.

Com lensor de 10 megapixel e lente óptica com zoom de 10x (25mm a 250mm), a DSC-HX5V capturou algumas das imagens mais bem cotadas em nossos testes subjetivos de qualidade, liderando em quesitos como qualidade de exposição e precisão de cor entre as megazoom testadas recentemente. Nitidez e níveis de distorção foram menos impressionantes, e a qualidade de vídeo ficou atrás da Canon PowerShot SX210 IS e a Panasonic Lumix DMC-ZS5, dando à DSC-HX5V uma classificação de “Boa” no geral.

Embora as notas no teste de imagem em nossos laboratórios sejam impressionantes, elas contam apenas metade da história. Quando você coloca a DSC-HX5V em suas mãos e a usa em situações do dia-a-dia, descobre que esta megazoom de bolso tem alguns dos recursos mais inovadores e divertidos já encontrados em uma câmera. Ela é excelente ao tirar fotos sob pouca luz em flash, criar imagens panorâmicas e corrigir imagens em contraluz.

hx5v-lado-360px.jpg

Cyber-shot DSC-HX5V: fácil de usar, cheia de truques e ótima qualidade de imagem

Estes pontos fortes são cortesia de três modos que podem ser acessados rapidamente através de um controle no topo da câmera: Handheld Twilight, que tira seis imagens consecutivas sob diferentes valores de exposição e as combina para criar uma foto nítida e perfeitamente exposta, o modo Intelligent Sweep Panorama, que permite apertar o botão do obturador uma vez e simplesmente mover a câmera de um lado para outro para criar uma foto panorâmica perfeita e Backlight Correction HDR, que em cenas em contraluz tira múltiplas fotos em diferentes níveis de exposição e as sobrepõe para realçar os detalhes do primeiro plano.

A função de “geotagging” (marcação das fotos com as coordenadas de GPS do local onde foram tiradas) funciona, mas esta função é amarrada ao seu computador. Embora a DSC-HX5V marque automaticamente as fotos à medida em que são tiradas (desde que você esteja ao ar livre), você precisa instalar o software Picture Motion Browser (incluso) em um PC com Windows e descarregar as fotos para poder fazer algo com esta informação. Arraste e solte as imagens para a interface MapView no programa para indicar o local onde elas foram tiradas. Infelizmente, não há a mesma conveniência do GPS em tempo real da Samsung HZ35W.

A autonomia de bateria é boa, com 310 fotos em uma carga de bateria. Entretanto, se você usar a DSC-HX5V com o GPS ativado o tempo todo, a autonomia será reduzida significativamente.

Para os fotógrafos veteranos, faltam na Cyber-shot DSC-HX5V recursos importantes: não dá pra fotografar em RAW, e embora a câmera tenha um modo totalmente manual que permite ajustar a abertura e velocidade do obturador independentemente, ela não tem modos de prioridade. É uma câmera projetada para os fotógrafos casuais. Ainda assim, a qualidade de imagem da DSC-HX5V, seu desempenho sob pouca luz e recursos inovadores são o suficiente para encantar qualquer um.

A Cyber-shot DSC-HX5V aceita cartões de memória nos formatos SD/SDHC e no Memory Stick Pro Duo (propritário da Sony). Você pode usar apenas um tipo de cartão por vez, já que o slot no interior da câmera é único. É um entre dois modelos de Cyber-shot que suporta compartilhamento peer-to-peer com aparelhos compatíveis com o padrão TransferJet. Entretanto, não há muitos deles no mercado e você precisa de um cartão Memory Stick especial, compatível com TransferJet, para compartilhar imagens e vídeos sem usar fios.

Não há dúvidas: a Sony Cyber-Shot DSC-HX5V é a escolha perfeita para qualquer um que precisa de recursos inovadores e divertidos combinados a um desempenho impressionante.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site