Imagem de fundo do header
Cyber-shot DSC-W170 tem teleobjetiva e bons recursos internos
Home  >  Review
REVIEW

Cyber-shot DSC-W170 tem teleobjetiva e bons recursos internos

Câmera digital compacta da Sony oferece 10 megapixels, bons ajustes pré-configurados e uma teleobjetiva para fotos de longa distância.

René Ribeiro, analista de testes da PC WORLD

Foto:

A Sony tem tradição em câmeras digitais desde que começou a fabricação de suas Cyber-shots, mais precisamente em 1996, com o lançamento da DSC-F1 que oferecia apenas 0,35 megapixels. Muita coisa evoluiu nestes 13 anos e PC WORLD testou o modelo DSC-W170, que possui recursos bem interessantes e tem 10 megapixels de resolução.

De início, o tamanho do display já chama a atenção: com 2,7 polegadas, oferece boa visualização de fotos e vídeos. Outro detalhe é a iluminação da tela que pode ser regulada para ambientes abertos como praia ou montanha, onde a luz dificulta a visualização da imagem no display. A lente também é destaque da W170, da marca Carl Zeiss, ótima referência em qualidade óptica.

w170

Entre as qualidades dessa lente está a capacidade do material óptico minimizar o efeito de luz acidental, de forma que as cores do objeto focado mantenham-se fiéis. Além disso, a câmera vem com uma pequena teleobjetiva, que captou imagens com perda mínima de detalhes a mais de 500 metros de distância. Ainda assim, seu zoom óptico é de 5x, enquanto a maioria das câmeras domésticas não ultrapassa os 3x.

Veja mais câmeras compactas:
> Exilim EX-Z-1050 tem bons recursos pré-configurados, mas preço assusta
> SD770 tem bons recursos macro e edita vídeo na própria câmera
> Lumix FS5 é boa opção custo/benefício e traz bons recursos
 
> Câmera Finepix Z20 tem visual atraente, mas lente não ajuda

A W170 também tirou boas fotos em ambientes escuros, e um dos fatores que ajudou foi a alta sensibilidade que é medida pelo padrão ISO. O modelo da Sony chega ao ISO 3200. Nos testes, as fotos em ambientes escuros mostraram pixelização, mas não ao ponto de perder a nitidez nem as cores originais.

Quanto aos modos de cena, são 10 ao todo, e a máquina ainda conta no menu com a detecção de rostos e com a detecção automática de ambiente, por meio da qual o foco é regulado e a intensidade de branco ajustada de acordo com a cena. O modo macro da W170 não mostrou novidades. A distância mínima que conseguimos tirar uma boa foto, sem ruídos, foi a 7 centímetros do objeto.

Edição de imagem e recursos extras
O menu apresenta opção de edição, como cortar a foto e convertê-la para outra resolução, além de inserir pequenos efeitos, como desfocar os cantos da imagem dando impressão de movimento ao objeto focado. Mas o recurso mais interessante fica por conta da apresentação das fotos com efeitos de transição, cores e sons. No display da máquina não fica muito atraente, mas ao conectá-la a uma TV a exibição é muito interessante pela dinâmica da apresentação e pela facilidade, considerando o fato de que basta apenas plugar a câmera na TV.

O recurso de estabilização de imagem também mostrou eficiência. Mesmo nas fotos com zoom, onde a imagem tem mais ruídos devido a distância, as fotos não saíram desfocadas. No modo filmagem as resoluções são de 640 por 480 pontos e 320 por 240. Seguindo a tradição das Cyber-shots, não há opção de zoom nesse modo.

A W170 utiliza bateria de lítio-ion, que demorou pouco mais de duas horas para ser carregada e descarregou, após uso intenso nos testes, em dois dias. O preço de R$ 1.199 não é absurdo, contando que é uma compacta que vem com teleobjetiva e apresenta ótimos recursos. A parte negativa ficou mesmo por conta do conector de saída que não é mais mini-USB como outras Cyber-shots e, sim, um conector específico da Sony. Portanto, quem decidir comprá-la, cuide bem para não perder esse cabo.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site