Imagem de fundo do header
Demonstração do Larrabee sugere que tecnologia ainda precisa melhorar
Home  >  Review
REVIEW

Demonstração do Larrabee sugere que tecnologia ainda precisa melhorar

Durante abertura do IDF 2009, executivo da Intel afirma que a tecnologia pode ser incorporada a um futuro processador.

Jason Cross, da PC World/EUA

Foto:

A fabricante de microprocessadores Intel fez a primeira, mas rápida, demonstração pública do Larrabee, chip gráfico com vários núcleos e com capacidade de criar imagens ainda mais realistas que as atualmente manipuladas pelas placas gráficas mais potentes do mercado. A demonstração foi feita nesta terça-feira (22/9), pelo vice-presidente executivo e gerente geral da Intel, Sean Maloney, durante seu keynote no IDF 2009, conferência voltada para desenvolvedores.

A Intel já afirmou que os primeiros produtos baseados no Larrabee devem chegar ao mercado no final de 2009 ou início do próximo ano. Entretanto, pelo que vimos, pode-se concluir que ainda há muito trabalho a ser feito.

A demonstração constituiu-se da exibição de uma cena simples com um hardware usando o Larrabee ainda em fase de pré-produção, aliás, a mesma cena que a Intel já apresentou no passado utilizando CPU comuns: um determinado nível do game Enemy Territory: Quake Wars, sendo executado por meio de um programa de raytracing da Intel – aplicativo utilizado para avaliar a geração de imagens 3D.

larrabeedemo_original.jpg

Larrabee: framerate mostra que ainda há muito para melhorar

A imagem exibida é, de fato, muito boa, mas a taxa de quadros por segundo (frame rate) era visivelmente abaixo do desejável mesmo para uma cena que não envolvia elementos gráficos extremamente complexos.

Fora isso, nem uma palavra a mais sobre o Larrabee: nada sobre seu tamanho, número  de núcleos, velocidade do clock ou desempenho para DirectX ou jogos OpenGL.

Talvez a coisa mais interessante tenha ocorrido no final da demonstração, quando Maloney, mencionou casualmente. “Iremos incorporar isso em uma futura CPU, em algum momento”, disse ele. Esta é a primeira confirmação do que esperamos que aconteça há muito tempo: que alguma solução derivada do Larrabee seja integrada a um processador Intel como solução gráfica embarcada.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site