Imagem de fundo do header
Desktop da Positivo é potente e oferece boa capacidade de upgrade
Home  >  Review
REVIEW

Desktop da Positivo é potente e oferece boa capacidade de upgrade

Com processador Intel Core i5 de 3,2 GHz, o Plus F497PX apresentou ótimo desempenho e sua vida útil pode ser estendida com as possibilidades de upgrade.

René Ribeiro, da PC WORLD

Foto:

A Positivo Informática possui uma linha de desktops chamada Plus, que conta com nada menos do que 16 modelos para atender vários perfis de usuário. Testamos o modelo Plus F497PX, que não é a configuração topo de linha, porém vem em segundo lugar dentre os modelos com maior performance.

Escolhemos essa máquina para testes pela boa relação entre desempenho e preço.

O F497PX vem com o processador Intel Core i5-650, de 3,2 GHz, memória de 4 GB DDR3 1333, disco rígido Sata II com 1 TB de capacidade e sistema operacional Windows 7 Home Premium de 64 bits.

positivo_plus_f497px-350.jpg

Desktop Positivo Plus F497PX

A placa-mãe é da MSI, modelo H55M-E33. Essa placa utiliza o chipset H55, da Intel, que suporta a linha mais atual de processadores Core i3, i5 e i7.

O desktop F497PX não vem com placa de vídeo, mas sim, utiliza o chip gráfico que vem embutido no processador Core i5, o Intel Graphics Media Accelerator HD. A interface de rede utiliza o padrão Gigabit Ethernet e a Positivo instalou uma placa de rede Wi-Fi padrão 802.11g.

pos-inteiro-350.jpg
Gabinete possui alça para facilitar  o transporte

O chip de som é o Intel 5 Series/3400 Series Family High Definition Audio e oferece saída 7.1 (para conectar um sub-woofer e seis caixas de som). As caixas de som apresentam boa nitidez no áudio, mas sofrem com distorção quando aumentamos o volume ao máximo.

Na parte traseira, o desktop tem seis portas USB 2.0, dois conectores PS/2 (para teclado e mouse), conectores de saída de som (7.1), conector para rede Ethernet e três saídas de vídeo (VGA, DVI e HDMI). Na parte frontal estão mais duas portas USB 2.0, a unidade de DVD e leitor para cartões flash, tipos MS, MS PRO, SD, MMC e Compact Flash.

O F497PX é vendido com monitor de LCD de 20 polegadas Samsung modelo SyncMaster 2033.

pos-interno-350.jpg

Detalhe interno do F497PX
(Ver essa foto em alta resolução)

Testes
O ponto forte do F497PX é o poder de processamento. A frequência de trabalho nominal já é alta (3,2 GHz), mas como esse processador possui tecnologia turbo-boost, ela pode chegar a 3,6 GHz. Além da frequência, ajuda também o fato do controlador de memória estar encapsulado com o processador. Isso retira o gargalo que a tecnologia anterior tinha, ao usar o chamado front side bus (FSB) para se comunicar com a memória. O resultado é melhor desempenho quando comparado a um processador de mesma frequência mas tecnologia da geração anterior. O processador Core i5-650 tem dois núcleos físicos (dual-core).

conectores-frente-350.jpg

Detalhe dos conectores frontais

Já o chip de vídeo integrado não é bom para games, mas não tem problemas para reproduzir vídeos em alta definição (720 linhas) e também full HD (1080 linhas). Utilizamos um teste prático para verificar o desempenho do processador. Realizamos o processo de conversão de vídeo que já é padrão em nosso lab, convertendo um vídeo em alta definição (1280 x 720 pontos, formato AVI) com 10 minutos de duração para o formato do iPhone.

Usamos o software Handbrake para realizar essa tarefa e o processo levou exatamente um minuto e 30 segundos para ser finalizado, um ótimo desempenho. Para comparação uma máquina com processador Core 2 Duo de 2 GHz e 2 GB de memória RAM levou quatro minutos e dois segundos para realizar o mesmo trabalho.

Os testes com alguns softwares de benchmark nos ajudam a comprovar que o processamento aritmético e lógico se sobressai no desktop F497PX. Com PC Mark Vantage atingiu 7.459 pontos, e os itens que ajudaram a aumentar a pontuação foram produtividade e acesso a memória. O software PC Mark05, também nos dá referência. A pontuação da CPU chegou a 9.887 pontos e a da memória foi de 8.366 pontos, enquanto que os gráficos chegaram a apenas 3.661 pontos. A média final atingida por esse software foi de 7.588 pontos.

conectores-traseira.jpg

Detalhe dos conectores traseiros
(Ver as fotos em alta resolução)

O 3D Mark06, um software direcionado a testar características gráficas, ajuda a concluir. A renderização e os efeitos de imagem não ultrapassaram os 912 pontos. Já a pontuação da CPU para o mesmo teste chegou a 3.887 pontos. O score final do 3D Mark 06 ficou em 2.269 pontos.

Upgrades
O gabinete do F497PX tem espaço físico para instalação de mais um HD, embora a placa-mãe aceite até seis HDs. A placa também suporta o processador Core i7-875K, que, além de ter quatro núcleos, vem com o multiplicador de clock destravado, o que permite overclock. Veja aqui quais processadores são aceitos pela placa-mãe do Positivo Plus F497PX. A própria plca-mãe do Positivo Plus F497PX permite um overclock simples por meio de uma configuração no BIOS.

A memória também pode ganhar upgrade, até 16 GB, e pode trabalhar com módulos mais velozes, com padrões DDR3 1600, DDR3 2000 e DDR3 2333.

Porém, não é possível instalar uma placa de vídeo de última geração. Apesar de possuir um slot PCI-e x16, esse desktop vem com uma fonte de 235 watts, potência muito inferior ao que necessita uma placa de vídeo potente. Mesmo se a fonte for substituída pelo usuário mais experiente, não existe espaço físico suficiente para esse tipo de placa de vídeo.

Entretanto, é possível instalar uma placa de vídeo de desempenho satisfatório e curtir os últimos lançamentos em games.

Monitor de vídeo
Como já dissemos, esse desktop é vendido com um monitor de LCD de 20 polegadas, da Samsung, especificamente o modelo 2033. É um monitor com boa taxa de contraste, apresentando cores vivas, com bastante conforto para os olhos. Possui entradas HDMI, DVI e VGA, que podem ser aproveitadas pelo desktop, que tem as três saídas. Apesar disso, o produto não vem com cabo HDMI. A Positivo também informou que o desktop F497PX não é vendido sem esse monitor.

Conclusão
O Positivo Plus F497PX é um desktop com ótimo poder de processamento. Além disso, o disco rígido de 1 TB é mais do que suficiente para qualquer usuário doméstico, mesmo os loucos por músicas e filmes. Porém, com tanto espaço em disco, seria interessante se o HD viesse dividido ao menos em duas partições, pois dessa forma os dados ficariam com um espaço somente para eles, além de aumentar um pouco o desempenho de acesso a disco.

Além do bom processador, a  capacidade de upgrade também é interessante nesse desktop: é possível estender a vida útil do PC por mais tempo e assim aproveitar melhor o investimento.É possível assistir a vídeos em alta definição e até jogar alguns jogos simples.

As ventoinhas do F497PX são silenciosas, o que é um detalhe importante para quem utiliza um desktop em casa, principalmente a noite. O ponto mais fraco fica mesmo pelo chip gráfico, que não roda os últimos lançamentos em jogos, mas é importante deixar claro que o propósito do F497PX é servir como desktop doméstico para computação em geral, e que apesar do bom desempenho ele não é direcionado aos gamers.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site