Imagem de fundo do header
Diferenças e semelhanças entre Firefox 3.5, Chrome 2.0, IE8 e Safari 4
Home  >  Review
REVIEW

Diferenças e semelhanças entre Firefox 3.5, Chrome 2.0, IE8 e Safari 4

Com tantas versões e atualizações dos principais navegadores, saiba o que cada um tem para oferecer e no que se parecem.

Redação da PC World

Browsers_Seguranca_150.jpg
Foto:

browsers_seguranca_150A versão final do navegador Firefox 3.5 foi lançada nessa terça-feira (30/06) e já é possível até saber que ele é bem rápido e que deve reacender a guerra entre os browsers.

Se ao longo dos últimos cinco anos, o navegador de código aberto serviu de inspiração aos concorrentes, a Mozilla se viu obrigada a correr para incluir no Firefox funções já disponíveis em navegadores da concorrência como o Opera 9 (Opera Software), Safari 4 (Apple), Internet Explorer 8 (Microsoft) e o Chrome 2.0 beta (Google).

Mas com tantas atualizações, fica difícil saber o que as versões finais de fato possuem. Você pode optar por usar um programa da Adobe, que simula os ambientes dos vários browsers, para testar uma página. Ou então confira a seguir as principais características que acompanham cada um desses browsers.

>> Firefox 3.5 

Entre as funções que se destacam na nova versão do navegador da Mozilla estão a ferramenta TraceMonkey, baseada em linguagem JavaScript e que aprimora o desempenho, e a estabilidade do browser. A velocidade para carregar páginas tem sido ressaltada como um componente-chave do novo software. Destaque também para a Navegação Privativa (Private Browsing Model) - ou anônima - para maior controle de dados pessoais, bem como novas funções baseadas na nova linguagem HTML 5, que facilitam a visualização e edição de vídeos diretamente no browser e sem a necessidade de plug-ins adicionais.

>> Internet Explorer 8 

Entre as novidades que a Microsoft trouxe está o recurso WebSlices, que mantém o internauta atualizado sobre mudanças frequentes em determinadas áreas de sites que se visita regularmente. Assim, em vez de navegar até uma página de notícias, por exemplo, o internauta pode optar por receber um alerta na barra quando há uma atualização daquele conteúdo. Destaque para o Tab Groups, que organiza as abas abertas do mesmo site, colocando-as lado a lado e sob a mesma cor de aba. Há também o botão Compatibility View, que permite ao usuário do IE8 visualizar sites com a ferramenta de renderização do IE7.

>> Chrome 2.0 beta 

A versão atual do navegador do Google ganhou funções como o modo de tela cheia (full-screen), acessível por meio da tecla F11 ou selecionar a opção em “Tools” (Ferramentas); uma página de abas aprimorada, que permite a remoção de ícones ou thumbnails de uma nova aba; e o suporte ao recurso autocompletar para textos digitados na barra de endereços. O Chrome 2.0 teve mais de 300 bugs corrigidos e os desenvolvedores do Google afirmam que a versão atual melhorou o tratamento de JavaScript e é carrega págins até 30% mais rapidamente que a versão anterior. 

>> Safari 4 

O novo browser usa o mecanismo Nitro para rodar JavaScript quatro vezes mais rápido que o Safari 3, segundo a Apple. Outros novos recursos do navegador incluem o Top Sites, que dá uma prévia visual dos sites mais visitados; busca completa por histórico; Cover Flow, para navegar entre histórico ou favoritos; e o Tabs on Top, que facilita o uso de abas no browser. Além disso, o Safari 4 inclui compatibilidade com HTML 5 para uso de tecnologias offline e efeitos CSS avançados.

Browser_tabela580_corrigida.jpg

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site