Imagem de fundo do header
Dispositivo Pogoplug é útil para compartilhar e armazenar dados
Home  >  Review
REVIEW

Dispositivo Pogoplug é útil para compartilhar e armazenar dados

Aparelho armazena dados que estiverem em um drive externo conectado e permite que você os acesse de qualquer lugar.

Mark Gibbs, da Network World

pogoplug-150.jpg
Foto:

Algumas coisas não são o que aparentam ser e até mesmo uma aparência inocente, pode esconder um enorme potencial. Um exemplo disto é o Pogoplug, produzido pela Cloud Engines.

Em um primeiro momento, a segunda geração do Pogoplug, lançada em novembro, parece ser despretensiosa. Trata-se de um pequeno dispositivo - isso mesmo, um dispositov que tem formato retangular encaixado em um suporte rosa.

Na parte traseira encontramos a conexão do cabo de energia, um conector GigaEthernet e três portas USB 2.0; a parte frontal possui outra porta USB e a luz sinalizadora de energia.

pogoplug-350-01.jpg

Mas ele tem mais coisas. Dentro do Pogoplug encontra-se um processador 1.2GHz Marvell ARM SOC RISC, 256MB de RAM e 512MB de memória flash. Ah, sim, não podemos esquecer que ele vem com um sistema Linux com kernel 2.6.22.18.

Para usar o Pogoplug basta plugar um cabo Ethernet, conectar um disco externo USB  e então acessar a página “my.pogoplug.com” onde será preciso criar uma conta, fornecendo seu e-mail e fornecendo uma senha.

Você receberá um e-mail com um link que contém um código único de 26 dígitos para acessar o seu Pogoplug. Ao clicar no link, você será encaminhado para uma página web que irá exibir o conteúdo do drive que estiver conectado ao Pogoplug.

pogoplug-350-02.jpg

É praticamente um sistema de armazenamento NAS instantâneo, mas que é acessível a partir de qualquer lugar. Também existem aplicações para Windows e Mac OS X, que permitem mapear os drives locais no armazenamento do seu Pogoplug.

O dispositivo funciona da seguinte forma: primeiro, sua rede irá designar um endereço por DHCP. Em seguida, uma conexão UDP será criada a partir de seu Pogoplug para a porta 4365 na página “service.pogoplug.com”. Então, seu firewall irá permitir receber conexões UDP deste mesmo serviço. Se o DHCP não estiver disponível, o suporte técnico do Cloud Engines pode auxiliar na criação de um endereço estático.

A interface web do Pogoplug permite que você navegue pelo dispositivo de storage que estiver conectado nele. Clique em um arquivo de imagem e ela será exebida; num conteúdo multimídia e ele começará a ser reproduzido.

pogoplug-350-03.jpg

A partir da interface web você pode habilitar o compartilhamento com outras pessoas e notificá-las por e-mail, linkar seu conteúdo no Twitter, Facebook e MySpace, publicar um feed RSS com seu conteúdo, habilitar o acesso à web pública e configurar notificações por e-mail para cada modificação nas pastas.

Você também pode usar SSH para estabelecer uma sessão no Pogoplug e então instalar muitos softwares de código aberto. O site OpenPogo oferece tudo o que precisa saber sobre como adicionar um servidor web, PHP, MySQL, PHPMyAdmin, Samba, servidor FTP, cliente BiTorrent, Django, entre outros. O dispositivo custa 129 dólares.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site