Imagem de fundo do header
Drive externo BE06LU10 grava Blu-ray, DVD e CD e pode ler HD-DVD
Home  >  Review
REVIEW

Drive externo BE06LU10 grava Blu-ray, DVD e CD e pode ler HD-DVD

Super Multi Blue, da LG, trabalha com discos que podem armazenar até 50 GB de dados em dual layer. Preço ainda é caro: 999 reais.

René Ribeiro, analista de testes da PC WORLD

supermultiblu__150.jpg
Foto:

O formato Blu-ray ganhou a queda de braço com o HD-DVD e começa a ser adotado em vários equipamentos, por sua qualidade de imagem e grande capacidade de armazenamento.

Para se ter uma idéia, só no ano passado, na América do Norte, a venda de discos no formato Blu-ray triplicaram, alcançado 63 milhões de unidades.

Um disco nesse formato guarda entre 25 GB e 50 GB (quando em camada dupla) e espera-se que o Blu-ray torne-se padrão da indústria de filmes, pois as TVs de alta definição (HDTV) utilizam resolução de 1920 por 1080 pontos, o que exige bem mais capacidade do que o atual DVD suporta, que é 4,7 GB.

Também no PC - Além dos players de mesa, nos quais é mais comum ver a Blu-ray presente, começamos a ver notebooks e alguns desktops virem de fábrica pelo menos com leitores ópticos compatíveis com o formato, apesar de isso encarecer o preço final do computador.

PC WORLD testou o drive externo BE06LU10 (999 reais), da LG, que traz gravado o nome Super Multi Blue o que vem escrito no produto. Uma primeira consideração: por ser um drive USB, melhor pensar em usá-lo conectado a um PC mais novo, que ofereça conexões USB 2.0 co velocidade de 480 Mbps. Também pelo fato de que, para suportar imagens em alta definição, é preciso que processador do computador em questão ofereça suporte a Blu-Ray.

O Super Multi Blue vem com uma mídia regravável de Blu-ray, com capacidade de 25 GB. O problema da gravação de dados nesse tipo de mídia é o tempo de gravação, que é enorme. O máximo que o drive alcança é 2x, o que significa 300 quilobytes por segundo.

Nos testes, para gravar 1 GB de dados, o periférico precisou de 48 minutos para concluir o processo. Só isso já desestimula o uso deste método para backup periódico de dados. Já para guardar arquivos e liberar espaço no HD esporadicamente, pode ser uma boa opção.

Outros formatos – O drive da LG também trabalha com DVDs e CDs – a velocidade máxima para um DVD-R é de 6x. Alguma vantagem nisso? Nos testes, para gravar a mesma quantidade de dados num DVD, o drive precisou de apenas 17 minutos.

Caso o usuário opte por usar mídia de Blu-ray comum, tipo BD-R, single-layer, vai conseguir desempenho melhor, com a velocidade de gravação passando para 6x. O que isso quer dizer? Para gravar o mesmo 1 GB de dados nessa mídia, o tempo é o mesmo de um DVD.

supermultiblu__300.jpg
Multi-formato: drive da LG grava Blu-ray,
DVDs e CD e ainda lê HD-DVD

Apesar de o padrão HD-DVD ter perdido a guerra contra o Blu-ray, o drive da LG também é capaz de ler discos desse tipo. Esse recurso pode ser interessante, pois ainda há locadoras que têm títulos nesse padrão.

Aplicativos - O Super Multi Blue acompanha um DVD com a suíte Cyberlink, que traz os programas PowerDVD, para assistir a filmes tanto em DVD quanto em Blu-ray; O PowerProducer, software para criar menus e capítulos em vídeos; o Power2Go, para copiar arquivos de dados, música ou filmes; o Instant Burn, programa para usar um DVD-RW ou BD-RE como se fosse um disquete; o Power Backup, que serve para fazer cópia e restauração do disco rígido; e finalmente o LabelPrint, para imprimir as etiquetas dos discos.

O Blu-ray está em evolução e tende a substituir o DVD até 2010, dizem os especialistas. Apesar de seu processo de gravação ainda ser lento, ele já evoluiu. Há menos de um ano - março de 2008 para ser mais exato –, o melhor gravador nesse formato ainda gravava na velocidade 1x.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site