Imagem de fundo do header
Econômico e estiloso, LG Optimus faz pouco, mas faz bem feito
Home  >  Review
REVIEW

Econômico e estiloso, LG Optimus faz pouco, mas faz bem feito

Aparelho é uma ótima escolha para quem quer comprar seu primeiro smartphone, mas tela resistiva de baixa qualidade deixa a desejar

William Marchiori, para a PC World

Foto:

O LG Optimus é um celular Android “econômico”, o tipo de aparelho que possui todas as funções básicas de um smartphone a um preço acessível, que pode até mesmo sair de graça dependendo do plano oferecido pela operadora.

Obviamente não se compara a smartphones mais potentes, como o Samsung Galaxy S, mas, apesar da sua modesta configuração – processador de 400MHz com 256MB de RAM -  ele oferece uma ótima experiência para quem procura seu primeiro smartphone e não quer gastar muito.


Design forte, tela fraca

Para um smartphone econômico, ele tem um design muito bem trabalhado: cantos superior e inferior curvados e plástico resistente com um lindo acabamento (prateado no modelo que analisamos). Na parte traseira, uma câmera de três megapixels ocupa a região central. Na frente, os botões tradicionais do sistema Android, incluindo um para pesquisas rápidas.

Por outro lado, a tela, de três polegadas com tecnologia resistiva, é um total desastre. Esse é o tipo de tecnologia de toque mais precária no mercado, desenvolvida para ser utilizada com o toque de canetinhas stylus e não dos dedos. Isso resulta em dificuldades para operar a interface do Android; muitas vezes tivemos que usar a unha para abrir o menu de aplicativos, sem contar a falta de suporte a gestos multitoque.

O teclado virtual nativo também sofreu com a tela. No modo de orientação retrato, ele é um teclado numérico tradicional de celular. Apenas no modo paisagem ele se transforma em um teclado QWERTY. Em ambos, a tela resistiva não colabora e torna difícil a digitação, a não ser que você tenha unhas grandes.

 

lg-optimus-smartphone.jpg

 

Desempenho agradável
O LG Optimus roda Android 1.6 com uma interface levemente melhorada chamada LG Home, que oferece ícones para acesso rápido em cada uma das telas de início e widgets com informações em tempo real do Facebook ou Twitter. Apesar de ser uma versão antiga do sistema, o LG Optimus se mostrou bem rápido e não apresentou lentidão nem travamentos durante o uso no dia-a-dia.

Em termos de sistema operacional, o resto são funções e recursos que já conhecemos do Android, como a loja de aplicativos Android Market e sincronização com os serviços da Google, como e-mail, calendários ou contatos. A barra de notificações oferece opções extremamente úteis, como controle do Wi-Fi, GPS ou Bluetooth.

A navegação web também se mostrou rápida, mas é limitada pela falta de recurso multitoque ("compensada" por botões de zoom in e zoom out). Felizmente, as páginas não demoram para carregar e o texto se ajusta automaticamente à tela, mas não há suporte para Flash.

Também testamos a bateria, que dura quase dois dias com uso intenso dos recursos, em especial navegação web via conexão 3G. Com uso mais leve das funções, o smartphone aguenta de três a quatro dias sem precisar de uma recarga.

Multimídia
A câmera de três megapixels tira fotos boas em ambientes iluminados e conta com vários recursos, incluindo macro. Mas em locais com pouca iluminação, as fotos ficam embaçadas e com cores muito fracas.

No quesito reprodução de multimídia, o Optimus é forte e traz suporte a vídeos DivX e Xvid em um visualizador com efeitos 3D que oferece uma ótima experiência de navegação pelos arquivos da biblioteca com rolagem suave. O reprodutor de músicas nativo é básico, mas pode ser melhorado com aplicativos disponíveis no Android Market.

Teste com o GPS
O aparelho já vem com o aplicativo de mapas e navegação passo-a-passo NDrive 10, popular por estar presente em uma série de plataformas, do Symbian ao iPhone. Com uma conexão 3G, o Optimus consegue se localizar com precisão em menos de um minuto, e o NDrive acerta os caminhos em geral, mas comete alguns erros.

Fizemos um teste percorrendo 60 quilômetros entre as ruas de SP e Embu. Durante o uso, ele indicou duas conversões proibidas, disse para entrar na primeira à direita quando o correto era a segunda à direita, ficou calado em duas bifurcações e mandou entrar na segunda à direita, quando o correto era terceira à direita. Em outras palavras, serve para "dar o rumo", mas o motorista deve ficar atento à sinalização das ruas e não confiar apenas no software.

Conclusão

O LG Optimus é um celular estiloso que oferece funções básicas de um smartphone com um excelente desempenho. Seu grande problema é a tela, que utiliza uma tecnologia precária, mas a força do sistema operacional Android o torna uma ótima escolha para quem quer comprar seu primeiro smartphone. O preço sugerido, sem subsidio de operadoras é de 799 reais.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site