Imagem de fundo do header
Edite imagens em qualquer lugar com o Adobe Photoshop Touch
Home  >  Review
REVIEW

Edite imagens em qualquer lugar com o Adobe Photoshop Touch

Versão “portátil” leva as ferramentas mais importantes do Photoshop para os tablets Android

Michelle Mastin, PCWorld EUA

Foto:

O Photoshop Touch (cerca de R$ 18 no Android Market) é um dos seis novos aplicativos que a Adobe está lançando para os tablets com Android 3.x “Honeycomb”. Projetado para levar aos tablets os recursos mais populares do Photoshop “de mesa”, o app permite que os profissionais de criação integrem estes aparelhos em seu fluxo de trabalho móvel.

O Photoshop Touch não substitui seu “irmão maior”, mas traz as ferramentas, filtros e efeitos mais populares, em uma interface otimizada para o toque. O programa também se conecta à “Adobe Creative Cloud” para que você possa compartilhar seus trabalhos entre o tablet e um PC Desktop. Também é possível compartilhar imagens via e-mail ou Facebook, embora não haja integração com o Twitter.

A interface não fica no caminho: dispostas ao longo da borda da tela ficam as ferramentas para seleção, ajustes, efeitos e outros itens. Os ícones e menus são grandes e fáceis de acessar, e com um duplo-clique em uma camada da imagem surge na tela uma visão 3D de todas as camadas no projeto atual.

photoshoptouch_efeitos-360px.jpg

Photoshop Touch traz as ferramentas e efeitos mais populares da versão "de mesa"

As ferramentas de seleção são limitadas apenas pela precisão da ponta dos seus dedos, a não ser que você use uma caneta capacitiva ou tenha um tablet com uma caneta “ativa” como o Lenovo ThinkPad Tablet ou o HTC JetStream. Nesse caso o Photoshop Touch pode tirar proveito da sensibilidade à pressão destas canetas, mas é a única Touch App no momento capaz de fazer isso.

É necessário se adaptar para trabalhar com as ferramentas de seleção, mas em apenas alguns minutos fui capaz de trocar a cabeça de um colega de trabalho pela de uma vaca que achei no Google Images. Há vários tutoriais interativos que o ajudam a se acostumar com a interface e se familiarizar com todas as ferramentas disponíveis. 

Desenhar ou pintar com os dedos, embora divertido, pode se tornar algo incômodo. Ao pintar o fundo de um dos tutoriais meu dedo ficou dolorido de tanto que eu o esfreguei sobre a tela. Recomendo o uso de uma caneta se você planeja usar o aplicativo para desenhar ou pintar por longos períodos. Manipular de imagens é fácil: use dois dedos em “pinça” para aproximá-las ou afastá-las, o que é útil na hora de fazer seleções pequenas e precisas. Notei um pouquinho de atraso nessa hora, com o “zoom” começando um pouco mais tarde do que o gesto.

Uma das principais restrições que você irá encontrar no Photoshop Touch é a diferença na forma como os projetos são armazenados. O app usa um novo formato de arquivo chamado PSDX, que pode ser aberto no Photoshop CS5 com um plugin. Arquivos PSDX são limitados a 1600x1600 pixels e 16 camadas. Texto é “rasterizado” assim que você o adiciona e pode ser apagado, mas não editado. O mesmo vale para os efeitos, que não podem ser modificados depois de aplicados.

Estas limitações existem para garantir um bom desempenho de acordo com a capacidade do hardware atual. Ainda assim, muitos dos efeitos e ajustes levam vários segundos para serem aplicados.

No geral, o Photoshop Touch tem um bom conjunto de ferramentas fáceis de usar para manipulação de imagens onde você estiver. Só não espere poder trocar sua cópia do Photoshop CS5 por ele.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site