Imagem de fundo do header
Eee PC 1000H tem bom desempenho, mas preço acima da média
Home  >  Review
REVIEW

Eee PC 1000H tem bom desempenho, mas preço acima da média

Ultraportátil é um dos primeiros da Asus a ser fabricado no Brasil e vem com boa configuração com 2 GB de RAM.

René Ribeiro, analista de testes da PC WORLD

EeePC1000h_150.jpg
Foto:

EeePC1000h_150A Asus iniciou recentemente a fabricação de dois modelos de Eee PCs no Brasil. Um deles é o Eee PC 1000H, testado por PC WORLD. Sabemos que os netbooks são modelos menores, leves e mais baratos que a maioria dos computadores portáteis. Mas eles têm limitações: falta unidade óptica e suas configurações costumam ser modestas. E com o o 1000H não foi diferente.

Porém, suas especificações estão acima da média dos netbooks. É o único a vir com 2 GB de RAM, além do seu circuito de rede sem fio ser no padrão mais atual, o 802.11n, que permite até 300 megabits por segundo de velocidade de tráfego, contra os 54 Mbps do padrão anterior, o 802.11g. Para navegação na internet não faz tanta diferença, mas para trocar dados em uma rede sem fio nesse padrão, a diferença é brutal. Apesar da falta do drive óptico, o 1000H tem boas opções de conexão. Possui 3 portas USB, saída VGA, leitor de cartão SD e porta Fast Ethernet, além dos conectores para fone de ouvido e microfone.

Ele vem equipado com processador Intel Atom N270 com 1,6 GHz e chip gráfico GMA 950. Seu HD também tem uma boa capacidade (160GB), muito mais do que o oferecido normalmente em netbooks.

A tela de 10 polegadas também é um ponto positivo neste equipamento, superando a média de 7 polegadas de netbooks como o Mobo e as versões anteriores do Eee PC. Medindo 26,6 centímetros de largura por 19,2 cm de profundidade por 3,5 cm de espessura, e pesando 1,4 quilo, o 1000H é leve e fácil de transportar.

Apesar de utilizar o sistema Linux Xandros, não há com o que se preocupar em termos de aplicativos. Há software de e-mail, no qual a configuração é a mesma feita no Windows. Arquivos de PowerPoint, Excel e Word podem ser lidos e editados pelo pacote BrOffice, que acompanha a máquina. Uma versão do Adobe acrobat reader também vem instalada para ler documentos PDF.

EeePC1000h_350

Eee PC 1000H: 2GB de RAM e 160GB de HD

Há também player de vídeos e de músicas, além do gerenciador de arquivos muito parecido com o Explorer do Windows. Nos testes, discos externos, drive óptico e pendrives foram reconhecidos pelo Linux sem problemas. Ou seja, ele está pronto para o trabalho e entretenimento, sem a necessidade de instalar Windows. Além disso, há uma comunidade que dá várias soluções e alterações no sistema, já que o Linux tem código aberto.

Outro item que fez o Eee PC 1000H ganhar mais uns pontos é que mesmo com todo o suporte a Linux, os usuários que preferem Windows não foram esquecidos. O produto acompanha um CD com drivers do Windows, para que todo o hardware seja reconhecido em uma possíbel instalação do sistema operacional da Microsoft. Instalamos o Windows com os drivers fornecidos e tudo funcionou como deveria.

Por fim, o desempenho das aplicações também foi ótimo, ajudado pela memória de 2 GB e pela bateria que durou mais de 4 horas e meia. Pela flexibilidade oferecida pelo sistema e do desempenho, o Eee PC 1000H tem uma boa relação custo e benefício, apesar do preço ser um pouco alto mesmo usando um sistema operacional gratuito.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site