Imagem de fundo do header
Eee PC tem mobilidade, leveza, autonomia e algum desempenho
Home  >  Review
REVIEW

Eee PC tem mobilidade, leveza, autonomia e algum desempenho

Com 920 gramas e do tamanho de um caderno, o notebook da Asus - definitivamente- é para quem quer carregar pouco peso.

Por René Ribeiro, analista de testes da PC World

eeepc_150.jpg
Foto:

eee_pc_150Pense em um notebook leve e compacto. Agora, reduza ainda mais o peso e as medidas. Pronto. Aí está o Eee PC, da Asus, que pesa 920 gramas e mede 22,6 centímetros de largura por 3,4 de altura e 16,5 cm de profundidade (tamanho semelhante ao de um caderno pequeno) e pode ser encontrado por preços a partir de 876 reais. Por conta disso, ele cabe com folga na mochila ou na bolsa.

Para chegar a um produto tão
compacto, a fabricante utilizou uma configuração enxuta, com
processador Celeron ULV de 900 MHz, 512 MB de RAM e 4 GB de disco SSD
(solid state disk), que significa disco de estado sólido.

O funcionamento do SSD é idêntico ao de uma memória flash,
entretanto, a técnica de construção permite atingir capacidades bem
maiores. A Asus optou por entregar o Eee PC com a distribuição Xandros
do Linux,Ela foi customizada de acordo com as características técnicas
do Eee PC, de forma a ocupar o menor espaço possível no flash drive.

Outros destaques da PC World:
> Conheça os 6 notebooks mais leves do mundo
> Como criar, editar e hospedar um podcast
> Avaliamos cinco modelos de laser monocromáticos

eee_pc_580
Eee PC: 920 gramas, Linux e Open Office

Quanto às conexões, o equipamento tem acesso à rede Wi-Fi 802.11b/g, porta Ethernet, três interfaces USB 2.0 e leitor de cartão de memórias MMC e SD. O portátíl inclui saída para monitor externo, dois alto-falantes nas laterais da tela de LCD (display de sete polegadas), saída para fone de ouvido e entrada para microfone. E ainda sobrou lugar para uma webcam.

O Eee PC não tem unidade óptica, mesmo porque seria muito difícil conseguir encaixar uma em suas dimensões.

++++

eee_pc_150Desempenho
O portátil da Asus vem pronto para uso. Basta tirá-lo da caixa, ligar, inserir a senha (opcional) e o sistema está pronto. Mesmo para quem não está acostumado com o Linux, essa versão é muito simples.

As opções estão disponíveis na parte de cima da tela, com abas organizando as categorias: internet, multimídia, configurações e trabalho. Na pasta de trabalho está a suíte Open Office, que inclui editor de textos, planilha de cálculos e software de apresentação. Acostumar-se com ele é bem fácil, apesar de a versão não ser em português.

O fato de o equipamento ter um disco com 4 GB não chega a ser um problema, caso o Eee PC seja utilizado basicamente para trabalho. Afinal, gravar documentos e anexos de e-mails importantes não ocupará tanto espaço.

Mas se você quiser carregar muitos arquivos de música ou filmes, precisará de um drive extra. Para ler um CD será necessário uma unidade externa, que pode ser instalada na porta USB. O teclado é pequeno e digitar por longo período não é algo confortável.

Sua bateria dura três horas, mas considerando o baixo consumo tanto pelo processador quanto pela tela de tamanho reduzido, poderia durar mais. Seu chip trabalha a 630MHz e não a 900MHz, que é a capacidade total. Mas isso não pesou no desempenho, pois as aplicações são simples. Na realidade, está é uma solução usada pelo fabricante para proteger o equipamento contra superaquecimento.

O Eee PC vem pronto para o trabalho e alguma diversão, com jogos e player de arquivos de música. Seu chip gráfico Intel 910 GML mostrou-se eficiente para assistir a vídeos e álbum de fotos, cujo aplicativo também acompanha a máquina.

Leva menos de 22 segundos para carregar o sistema e menos de seis segundos para desligar. Se o local tiver um monitor de vídeo e um teclado USB, pode-se trabalhar confortavelmente por várias horas.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site