Imagem de fundo do header
Encare uma corrida de gato e rato diferente em ChuChu Rocket!
Home  >  Review
REVIEW

Encare uma corrida de gato e rato diferente em ChuChu Rocket!

Embarque todos os roedores em foguetes sem que os gatos os alcancem; game está disponível para iPad, iPhone e iPod touch

Macworld/ EUA

chuchurocketlogo.jpg
Foto:

ChuChu Rocket!, produzido pela Sega é um jogo de quebra-cabeça para iPhone e iPad adaptado do título homônimo lançado para Dreamcast. Ao estilo anime e com gráficos japoneses bonitinhos, o game tem um enredo bizarro, inspirado na velha história de  “gato e rato”. Apesar disso, é um dos quebra-cabeças mais difíceis para o smartphone.

Em cada um dos 15 níveis do jogo, a missão é guiar os ratos com segurança até uma nave espacial, enquanto evita ser comido pelos gatos. Os níveis são apresentados em uma visão do alto, com todos os personagens congelados no tabuleiro; no canto superior esquerdo, há o botão para começar. Ao apertar Start, os felinos e os roedores começam a se mover em rotas pré-determinadas e o jogador só perde caso um rato trombe com o gato. Os ratos precisam não só fugir dos gatos, mas também embarcar nas naves espalhadas pelo cenário.

Abaixo do botão de início, há uma lista de setas direcionais. O usuário pode pegar essas setas e colocá-las no caminho dos ratos para montar o caminho. Para isso, basta deslizar o dedo na área desejada de acordo com os direcionais disponíveis – por exemplo, se há uma seta para cima, o jogador escolhe o local aonde ela será posicionada e desliza o dedo para cima. O grande desafio está no número reduzido de setas disponíveis para montar um caminho seguro, logo é preciso pensar bem antes posicioná-las, pois todos os ratos precisam evitar seus inimigos e chegar às naves com segurança.

As setas só podem ser colocadas quando a tela está congelada. Mas não se
preocupe: não é preciso ser um PhD em física para determinar onde elas
devem ser depositadas; o usuário pode apertar o botão de início sem
colocar as setas e, então, observar qual a rota que os animais fazem sem
qualquer interferência. Depois disso, é possível reiniciar o nível
(isso é feito ao tocar novamente o botão Start) e decidir em que local
as setas serão colocadas.

chuchu01.jpg

É preciso estratégia e um pouco de sorte para que todos os ratinhos cheguem em segurança ao destino

Há uma função multiplayer no Chu Chu Rocket! que permite jogar contra até três outros gamers. O modo com mais jogadores é similar ao single player: todos têm os mesmo tabuleiro, e cada um possui seu próprio foguete. Os ratinhos caminham pela tela e, utilizando as setas disponíveis, o objetivo é embarcar mais roedores do que os outros oponentes.

Chu Chu Rocket! oferece alguns puzzles que, provavelmente, não serão completados logo na primeira tentativa. É preciso prestar atenção ao padrão de movimento dos felinos e dos roedores antes de decidir em que locais serão postas as setas – há vezes em que, no último rato, o gato o alcança, e é preciso começar de novo. Mas isso faz com que o jogador tente completar o nível novamente, em vez de encarar uma grande frustração.

Felizmente, não há penalidades por colocar a seta no local errado; só é preciso reiniciar os níveis. Chu Chu Rocket! é bacana é faz com que o gamer continue jogando por muitas vezes para tentar vencer os desafios, ao contrário de muitos jogos para iPhone. O jogo pode ter uma estética estranha e um conceito bizarro, mas é muito divertido.

A versão em HD para iPad custa 5 dólares e requer iOS 3.2 ou superior. Contudo, até o dia primeiro de dezembro, o game sai por 3 dólares, devido a uma promoção da Sega de Dia de Ação de Graças, com descontos de até 80% nesse e em outros títulos da produtora. No iPhone, ele sai por um dólar. Como  a maior parte dos jogos da App Store, ele não está disponível para contas brasileiras do serviço. Só para quem criou conta de outros países, como Estados Unidos.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site