Imagem de fundo do header
Epicurious é o livro de receitas definitivo
Home  >  Review
REVIEW

Epicurious é o livro de receitas definitivo

Programa permite consultar no smartphone um banco de dados com 25 mil receitas com instruções de preparo detalhadas

Rafael Rigues

Foto:

Em 1969 a fabricante de computadores Honeywell e a loja de departamentos Neiman Marcus lançaram o Kitchen Computer, um minicomputador "para a dona de casa", projetado para ajudar na cozinha. Por cerca de US$ 11 mil (preço da época) era possível levar para casa uma máquina programada com "100 receitas", desde que a dona de casa estivesse disposta a encarar um curso de programação de duas semanas só para aprender a usar a máquina.

O Kitchen Computer não era nada prático, mas a idéia de um "computador para guardar receitas" entrou para o imaginário e está conosco até hoje. Mas foi só com o advento dos modernos smartphones e tablets que o conceito realmente "pegou": eles são muito fáceis de usar, não ocupam espaço na bancada e as receitas, milhares delas, estão disponíveis na internet.

E se antes era preciso comprar um computador para a cozinha, hoje basta baixar um programa gratuito. Após versões de sucesso no iPhone e no iPad, o Epicurious agora está disponível em versão para smartphones Android. Sonho de todo cozinheiro, seja profissional ou amador, o programa permite consultar uma base de dados com 25 mil receitas de pratos variados, com fotos, instruções detalhadas de preparo e comentários dos usuários.

As receitas são organizadas por temas, como "quatro de julho" (em comemoração à independência dos EUA), "drinques refrescantes", "sobremesas decadentes" ou "mal sei cozinhar", entre outros. Também é possível buscar receitas por palavras-chave (como "sopa de cenoura") ou filtrando por categorias, como ingrediente principal ou tipo de prato.

Clicando em uma receita é possível ver sua lista de ingredientes ou instruções de preparo, além da opinião de outros usuários do programa. Cada receita tem uma nota, mais alta quanto maior o número de pessoas dispostas a prepará-la novamente.

Receitas no Epicurious - 480px

Receitas incluem fotos e instruções detalhadas de preparo

Também é possível adicionar os ingredientes de uma receita à uma lista de compras (assim você pode se lembrar de comprar gengibre no caminho pra casa) e marcar receitas como favoritas. Tudo isso com uma interface simples de usar, embora um pouco apertada, especialmente para quem está acostumado com a belíssima versão para o iPad.

As receitas são geralmente sofisticadas (como "Costeletas de vitela grelhadas com salada de rúcula e alfavaca"), o que não quer dizer que sejam difíceis de preparar, e são uma boa opção para quem está sem idéias para fugir do "trivial" do dia-a-dia. Claro que também há pratos mais familiares como a boa e velha Feijoada brasileira e um cachorro quente "com tudo em cima".

Os principais problemas do Epicurious são o idioma (tudo é em inglês, inclusive as medidas) e o desempenho: o programa é pesado e demora a responder ao toque em botões na tela ou a tentativas de rolar o texto.

Além disso, quem tem uma conexão 3G ou Wi-Fi lenta terá de se acostumar a esperar, já que as receitas e imagens são baixadas da internet, e não armazenadas no smartphone.

O Epicurious é gratuito e roda em qualquer smartphone com Android 1.5 ou mais recente.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site