Imagem de fundo do header
Epson L200: uma multifuncional com tanque de tinta “bulk” de fábrica
Home  >  Review
REVIEW

Epson L200: uma multifuncional com tanque de tinta “bulk” de fábrica

Alimentada por 4 frascos de tinta com 70ml cada, impressora é uma boa opção para quem imprime muito e quer uma alternativa ao alto custo dos cartuchos.

William Marchiori

Foto:

É díficil encontrar alguém que nunca sofreu nas mãos de uma impressora jato de tinta: na hora mais importante a tinta acaba e é necessário trocar os cartuchos, que custam caro e armazenam pouca tinta. Quem procurava algo mais duradouro econômico só tinha uma alternativa: tanques de tintas genéricos, os "bulk", conectados diretamente à impressora, num processo realizado por terceiros que invalida a garantia e pode danificar o equipamento. 

Felizmente a Epson, de olho no mercado, lançou uma versão oficial desta solução: a multifuncional L200 é a primeira com um tanque de tinta acoplado de fábrica. São quatro reservatórios para as cores ciano, magenta, amarelo e preto, cada um comportando 70 ml de tinta e recarregado por meio de frascos vendidos pela fabricante. O produto já vem acompanhado por 6 frascos: ciano, magenta, amarelo e três frascos pretos.

l200_tanquefechado-360px.jpg
Com o tanque de tinta (na lateral) fechado, a Epson L200 não é muito diferente de uma multifuncional comum

Um tanque cheio pode imprimir até 4 mil páginas em preto e branco ou até 6.500 páginas coloridas. A resolução máxima de impressão é de 5760 x 1440 DPI. Fora isso, a L200 funciona como uma multifuncional tradicional, sem muitas configurações ou opções avançadas. Além de impressões, o scanner permite digitalizar imagens ou fazer cópias com resolução de 600 DPI.

A qualidade da impressão não decepciona - as imagens são níticas e com cores vivas, dentro do esperado de uma impressora comum a jato de tinta. A L200 imprime cerca de 10 páginas por minuto com texto mesclado com pequenas imagens coloridas ou uma foto inteira por minuto. Na hora de fazer cópias, uma página em preto e branco leva 11 segundos para ser copiada, enquanto uma colorida pode demorar até 40 segundos. 

Recarga burocrática

O tanque vem vazio, mas o processo de carga é bem simples. Cada reservatório do tanque possui uma tampa de borracha para evitar vazamentos. É só remover o lacre do frasco, posicioná-lo com o bico no tanque e fazer uma pressão suave até esvaziá-lo completamente. 

l200_tanqueaberto-360px.jpg
Epson L200 com o tanque de tinta aberto. São quatro reservatórios, um para cada cor

Em nossos testes, não encontramos dificuldades em fazer as recargas e, por incrível que pareça, não nos sujamos durante a troca - algo que é muito comum ao trabalhar com sistemas Bulks alternativos. Tudo é bem simples e limpo na solução da Epson. Agora, com o tanque cheio, é só fechar a tampa e seguir para a parte burocrática do processo.

l200_tinta-360px.jpg
Recarga de uma das cores. Cada bisnaga contém 70 ml de tinta por R$ 25

A Epson só permite o uso de tintas originais para alimentar a L200. Para evitar que qualquer tinta genérica (e mais barata) seja utilizada no produto, a empresa criou um sistema de autenticação para as tintas: cada frasco acompanha um número de série que deve ser inserido após a recarga. Essa chave é autenticada no software de impressão, que acompanha o produto. Sem a entrada de um número original, a impressora simplesmente não funcionará.

Isso quer dizer que você só poderá comprar frascos originais da Epson da série T66. Cada frasco de 70ml, independente da cor, tem o preço sugerido de 25 reais - o que é pouco se considerarmos que um cartucho de uma impressora tradicional Epson com apenas 5ml custa em torno de 20 reais. 

Conclusão

A Epson L200 tem um preço de entrada um pouco alto: 750 reais. Para ter uma ideia, você pagaria quase metade dessevalor em uma multifuncional comum, sem tanque de tinta integrado, mas com a mesma qualidade de impressão. 

Mas a longo prazo ela oferece um excelente custo benefício para quem imprime muito. Um único frasco de tinta, que custa cerca de 25 reais, é o equivalente a 14 cartuchos tradicionais Epson de 5ml, que juntos totalizariam quase 300 reais. Se você imprime muito e busca de um produto básico com um bom custo benefício, a L200 é uma ótima escolha.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site