Imagem de fundo do header
Estiloso e turbinado, mouse Naga é ideal para jogos do tipo MMO
Home  >  Review
REVIEW

Estiloso e turbinado, mouse Naga é ideal para jogos do tipo MMO

Fabricado pela Razer, acessório tem 12 botões extras para configurar ações do jogo, além da alta precisão de movimentos.

René Ribeiro, da PC World

razernaga-150.jpg
Foto:

A linha de mouses produzidos pela fabricante de acessórios para jogos eletrônicos Razer sempre foi mercada pela precisão dos movimentos e tempo de resposta nas ações, fatores importantes que podem ajudar ou derrubar um jogador em games de ação.

E foi atrás de tais características que testamos o Naga (399 reais), que acaba de ser lançado no mercado nacional. Além de servir como um mouse comum, o acessório foi desenvolvido para quem gosta de jogos do timo MMO (Massive Multiplayer Online).

Uma olhada rápida sugere que o Naga é um mouse comum. Na superfície superior, como qualquer mouse, encontramos os botões normais e mais a rodinha de scroll. Mas, à esquerda estão posicionados dois pequenos botões, acessíveis com o dedo indicador (desde que o usuário seja destro e esteja usando o mouse com a mão direita). Sua função: regular a sensibilidade do movimento. Mas até aí, não há nada de muito especial.

Ainda na lateral esquerda do mouse, mais especificamente onde o polegar costuma ficar - de novo, isso se o usuário for destro - existem outros 12 botões que lembram o teclado de um telefone. Eles substituem os atalhos de teclado e agilizam o envio de comandos
para os vários personagens e funções que jogos desse tipo exigem.

Por
exemplo, os botões podem ser customizados para habilidades de ataque,
defesa e poderes especiais de um personagem.

razernagammomouse.jpg

Além disso, é possível configurar um botão para selecionar um grupo de soldados, outro botão para o mapa do território e outro para chamar reforços, por exemplo.

O software de configuração deve ser baixado no site da empresa e possui uma tela com ajustes básicos, fácil de configurar, além de telas de opções avançadas, como por exemplo criar macros para a execução de vários comandos em sequência.

O material plástico
utilizado na fabricação do Naga é de primeira qualidade, robusto o suficiente para suportar
movimentos e cliques bruscos que acontecem durante o calor de uma partida online.

O design é bem anatômico, oferecendo um encaixe perfeito para a
mão. Mas usar tantos botões de atalho exige treino para se
acostumar às posições - têm tamanho reduzido de
modo a caberem todos em apenas uma lateral do mouse.

Desempenho
A Razer se manteve fiel ao principal atrativo do acessório e o Naga mostrou grande precisão de movimentos e tempo de resposta em todos os botões utilizados; nos testes, não falham sequer uma vez. A sensibilidade do mouse é de 5.600 ppp (pontos por polegada) e o tempo de resposta é de 1 milissegundo. Para se ter uma ideia, um mouse comum possui 800 ppp de sensibilidade e 6 milissegundos de tempo de resposta.

A resolução padrão (1.800 ppp) do Naga usada no jogo World of Warcraft foi mais do que suficiente para um controle satisfatório dos personagens e cenário. Imagine a precisão alcançada por quem tem mãos equilibradas o suficiente para chegar a 5.600 ppp.

razernagasoftware.jpg

Software de configuração do Razer Naga

Felizmente (e ainda bem), o Naga não fica amarrado apenas a jogos MMO. Suas teclas teclas adicionais podem ser configuradas para games de tiro, nos quais os botões podem ser usados para trocar de armas, por exemplo.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site