Imagem de fundo do header
Estreia da PC Tools em solução integrada se revela fraca na proteção
Home  >  Review
REVIEW

Estreia da PC Tools em solução integrada se revela fraca na proteção

Apesar dos bons resultados nos testes heurísticos, o programa não identificou duas variações do worm Conficker.

Robert Vamosi, PC World / EUA

PCTools_ilustra150.jpg
Foto:

pctools_ilustra150.jpgO pacote de segurança PC Tools Internet Security (60 euros para até 3 usuários, por um ano) oferece uma combinação interessantes de proteção. e

A empresa australiana foi adquirida pela Symantec em 2008. Entretanto, foi mantida com uma operação independente da que a Symantec possui para o segmento de usuários finais (com o Norton Internet Security) e sua entrada no mercado dos pacotes de segurança vem forte com sua detecção heurística de malwares, mas acaba falhando em outras áreas tradicionais, como detecção de malware.

Leia também:
> Novo pacote de segurança da AVG falha na detecção de malwares antigos
> Pacote de segurança Comodo falha no principal: proteção básica
> Como o AVG, suíte CheckPoint ZoneAlarm lida mal com pragas antigas
> G-Data Internet Security combina bom conjunto de proteção e preço
> BitDefender Internet Security 2009 tem boa proteção por um bom preço
> Norton Internet Security 2009 é a melhor suíte, apesar das falhas
> Panda 2009 tem bons extras, mas peca na detecção de malwares

A PC Tools utiliza sua própria proteção antivírus, e num primeiro momento a ferramenta foi bem nos extensivos testes de detecção de malware da AV-Test.org, tanto para detecção sob demanda (on-demand) quanto em tempo real (on-access) em uma amostra de 2.735 arquivos com vírus de macro e scripts, atingindo quase 100% de precisão.

Desempenho
No entanto, a PC Tools foi a única suíte de segurança a deixar passar pelo menos duas variações do worm Conficker, em ambos os testes (on-demand e on-access). Contra arquivos trojan, worms, ladrões de senhas e outros dados maliciosos, o programa identificou somente 58% das 722.372 amostras; um resultado que só foi melhor que o da suíte Comodo.

Mas na detecção de malwares baseando-se no comportamento, a PC Tools atingiu a pontuação mais alta entre todos os programas testados. A suíte produziu alertas em 93% das vezes, detectou e bloqueou 87% dos malwares e removeu 80% deles.

O pacote também detectou e removeu um grande número de rootkits – malwares usados para esconder infecções de usuários de PC e softwares de segurança. Com sucesso, a PC Tools removeu todos os nove rootkits testados.

No teste de tempo de detecção, a AV-Test marcou 173 segundos na varredura on-demand em um arquivo de 741 megabytes (MB). Na varredura on-access levou 66 segundos. O mesmo arquivo é copiado em 41 segundos no sistema sem a suíte instalada. Em testes informais, também notamos que a PC Tools deixou a máquina com Windows XP mais lenta do que quando instalamos os outros pacotes de segurança.

Já na identificação proativa de malwares desconhecidos, que não possuem assinatura, o programa ficou abaixo da média. Nos testes com arquivos de assinaturas antigas de 2 semanas, ele identificou apenas 29% das amostras de malware. E com arquivos de assinaturas antigas de 4 semanas, a identificação caiu para 23%.

De acordo com a AV-Test.org, a PC Tools respondeu moderadamente rápido a novos ataques de malwares, demorando entre 6 e 8 horas. Mas a suíte foi a que produziu a menor quantidade de atualizações por mês entre os pacotes testados: média de 1,1 por dia (em comparação, a Norton oferece 200 atualizações por dia).

Funcionalidades
A interface do programa é voltada mais para o consumidor mediano, pois não oferece muitas opções de configuração. Mesmo assim é amigável e fácil de usar. Usuários que gostam de fazer ajustes finos na ferramenta terão opções limitadas. E criar uma regra de firewall é menos intuitivo no programa do que no Windows.

O pacote ainda inclui a barra de ferramentas opcional PC Tools Browser Defender (apenas para Internet Explorer), que oferece proteção antiphishing. Mas ao contrário de muitos filtros de phishing, a PC Tools não utiliza uma lista de sites phishing. Em vez disso, o programa se baseia na análise heurística para identificar tentativas de phishing.

Quando instalada, a barra Browser Defender não identificou alguns sites de phishing mais recentes (com menos de 2 horas), listados na lista DSL Reports Phish Track. Mas alertou corretamente todos os sites que tinham mais tempo de uso.

O programa também não inclui controle dos pais e backup. Esta primeira tentativa da PC Tools em uma suíte de segurança poderia ser mais forte se melhorasse a detecção de malware e oferecesse mais opções de configuração. Pelo custo, talvez outro pacote possa suprir suas necessidades.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site