Imagem de fundo do header
EVO 4G reúne Android, conexão rápida e câmera de 8 MP
Home  >  Review
REVIEW

EVO 4G reúne Android, conexão rápida e câmera de 8 MP

Ponto fraco é o serviço 4G, disponível apenas em poucos locais; aparelho ainda não tem previsão de lançamento no Brasil.

PC World / EUA

htcevo3-300.jpg
Foto:

A HTC manda muito bem com o novo HTC EVO 4G (US$ 200 nos Estados Unidos, com um contrato de dois anos da operadora Sprint), que é facilmente o melhor smartphone disponível na Sprint e está muito próximo do HTC Droid Incredible (Verizon) como o melhor aparelho disponível atualmente.

O EVO 4G traz ótimas especificações técnicas e muitos recursos em um design agradável e estiloso. A sua maior desvantagem é que nem todos poderão experimentar a conexão 4G, um dos melhores recursos do lançamento – e mesmo assim vão ter de pagar por isso.

Além dos 200 dólares pelo aparelho, os donos do EVO 4G terão de
desembolsar mais 70 dólares por mês para dados ilimitados, assim como
um adicional obrigatório Premium Data de 10 dólares para uso do 4G. Se
pensarmos que apenas algumas cidades possuem cobertura WiMax, essas
tarifas são injustas. Por que um usuário, de, digamos, São Francisco,
Califórnia, deveria pagar essa taxa adicional se ele não possui 4G
disponível?

htcevo3-400.jpg

Novo smartphone da HTC possui ótimos recursos multimídia e design funcional; mas taxa obrigatória pelo 4G pode tirar clientes do aparelho.

Design minimalista
O EVO 4G vem acompanhado com o mínimo suficiente: um cabo microUSB, um carregador de parede, uma bateria de 1500mAh e um cartão MicroSD de 8GB.

O aparelho é um pouco grande, com sua tela sensível a toque WVGA de 4,3 polegadas (800x800 pixels) e detalhes em vermelho sangue. Medindo 12,2 por 6,6 por 1,3 cm, o telefone também é um pouco maior do que o tamanho padrão de smartphones.

Mesmo assim, é muito confortável segurá-lo. Dá para fazer isso com uma mão sem problemas. Como o HTC-built Nexus One, os quatro botões de navegação (Home, Menu, Back, Search) são mais partes do display do que teclas físicas. Isso dá ao aparelho um visual brilhante e minimalista. Em nossos testes, os botões mostraram-se sensíveis ao toque, com uma boa resposta.

Assim como o Nexus One, o EVO 4G não possui uma tecla especial para câmera em seu suporte. O canto direito abriga o botão de volume. No alto do aparelho está a entrada de 3.5 mm para fone de ouvido e o botão power. No fundo está a porta HDMI, junto com o conector Micro-USB para carregar a bateria do telefone e transferir dados.

Vire o EVO 4G e você verá a câmera de 8-megapixels e o flash dual LED, mais o firme suporte do telefone para se assistir a vídeos em uma mesa. Ao puxar o suporte, você vê os já mencionados detalhes em vermelho sangue. Retire a tampa da bateria, emborrachada e com acabamento em preto fosco, e você será agraciado com ainda mais cores; o interior do telefone e a tampa da bateria possuem o mesmo tom de vermelho. A HTC realizou o mesmo movimento de design com o Droid Incredible e com o HD Mini (com exceção do interior do aparelho que é amarelo mostarda).

htcevo1.jpg

Com o suporte firme do EVO 4G, é possível assistir a vídeos e fotos em uma mesa, por exemplo.

O teclado nativo do Andriod não é dos nossos favoritos; as teclas são muito estreitas e apertadas, e seu dicionário nem sempre é tão claro como o do iPhone 3GS. Como uma alternativa, recomendamos o download do aplicativo para teclado ThickButtons, que segue um algoritmo de "letra-a-letra" para encolher as letras que você usa menos e aumentar as mais usadas.

Android 2.1 com Sense
De todos os skins padrões para Android, o HTC Sense é definitivamente nosso favorito. É o mais fácil para os olhos, e não trava o sistema operacional ao tentar fazer muitas coisas. A mais recente versão do Sense possui o Leap, que essencialmente é uma maneira elegante de lidar com multitasking (multitarefa); é, na verdade, um pouco similar a visualização "deck of cards" ("cartas de baralho") do WebOS da Palm. Toque em qualquer lugar da sua tela inicial, e você vai pular para as sete versões em thumbnail (miniatura) da suas páginas abertas. De lá, você pode ir para qualquer um desses aplicativos abertos ou fechar um deles.

O agregador de redes sociais da HTC, chamado Friend Stream, permite que você veja as atualizações de status de seus amigos, links compartilhados, e fotos, tudo em uma visualização direta. Entre as redes sociais suportadas estão Facebook, Flickr, Twitter, entre outras.

htcevo2.jpg

Com o agregador social da HTC, Friend Stream, é possível ver, em uma tela só, tudo sobre seus amigos.

Um recurso que achei especialmente legal: você pode tocar e arrastar para realçar um bloco de texto e até procurar por uma palavra em um dicionário ou traduzi-la por meio do Google Translate (tradutor do Google).

Juntamente com os aplicativos padrões do Android, como Gmail, Google Talk, e YouTube, o telefone oferece o app para Twitter (Peep) da HTC e seu app de geolocalização por foto (Fotoprints). Além disso, você tem um punhado de aplicativos da Sprint, como SprintTV, Sprint Navigation, Sprint Zone, e Sprint Football Live.

Máquina multimídia

O tocador de música Sense da HTC não é dos melhores. O motivo? A arte do álbum não aproveita a grande tela do EVO 4G enquanto o app está no modo Now Playing; ela permanece em formato miniatura. O tocador Sense é um pouco melhor do que o do Android, mas não se compara ao iTunes ou o tocador WebOS da Palm. Apesar disso, o som mostrou ser bom, e o tocador suporta uma respeitável variedade de formatos de áudio e vídeo. No YouTube, você tem um recurso chamado HQ (High Quality), que permite que você assista a vídeos em melhor qualidade (se disponíveis). Você simplesmente aperta o botão HQ no canto do vídeo, e será carregado um vídeo maior e mais nítido – um que realmente aproveita o tamanho total da tela do telefone. Melhor ainda, não é necessário ter conexão 4G.

No entanto, a reprodução de vídeos por meio da SprintTV foi uma decepção. O vídeo travou um pouco, e o som não estava muito bom. De acordo com outros reviews que li, o desempenho também não foi muito melhor em uma conexão 4G.

Excelente câmera de 8 megapixels

Apesar de 5 megapixels parecer ser o padrão para câmeras de modelos mais completos de smartphones, o EVO 4G dá um passo a frente com uma câmera de 8 megapixels com um flash dual-LED. A exemplo do iPhone 3GS, você pode tocar para focar em um objeto. A interface de usuário da câmera é bastante direta, e oferece um punhado de controles avançados, como exposição, cor, white balance, e muitos outros efeitos fotográficos.

A qualidade das fotos foi impressionante, em ambientes internos e externos, sendo que as cores tinham um aspecto vivo e natural, e os detalhes estavam nítidos. A única reclamação é sobre o flash, algumas vezes, “estourar” os detalhes e as cores em fotos em ambientes internos.

Também é possível capturar vídeo HD com a câmera do aparelho. Eu fiquei muito satisfeito com a maneira que os vídeos saíram. Você pode reproduzir seus vídeos e fotografias em qualidade HD (720p) por meio da porta HDMI. E é claro que você vai ter de comprar um cabo HDMI – que infelizmente é vendido separadamente.

Clique neste link para assistir no YouTube ao nosso teste de vídeo com o aparelho.

Para compartilhar vídeos, não procure além do Qik, um aplicativo que virá pré-carregado no EVO 4G. Ele  permite que você realize stream de vídeos ao vivo do seu telefone para sua família e amigos, assim como compartilhá-los por meio de sites de redes sociais como Facebook. E, sim, o Qik suporta vídeos em qualidade HD.

Por último, mas não menos importante, o EVO 4G possui uma câmera frontal de 1.3 megapixel com gravação de vídeo. Esse recurso, juntamente com as velocidades 4G, abre muitas oportunidades para os desenvolvedores de aplicativos. Devemos ter  um caminhão de apps com clientes de videochat integrados. Imagine poder jogar um game multiplayer enquanto realiza um videochat com seus oponentes. Ou, e se você pudesse assistir a um vídeo e simultaneamente, comentá-lo com um amigo? As possibilidades do aplicativo são infinitas.

4G e hotspot móvel
Infelizmente, não pudemos realizar testes com as velocidades e recursos do 4G do telefone, uma vez que a cobertura 4G ainda não chegou ao Brasil e está em fase de implementação nos Estados Unidos.

A Sprint afirma que sua rede 4G entrega picos de velocidade para download que são até 10 vezes mais rápidos do que a velocidade padrão de download em 3G. Apesar de a Sprint falar há alguns anos sobre o seu serviço WiMax (provido pela rede Clearwire), ainda não vimos muitos aparelhos habilitados para o serviço, além de cartões de laptop e modems.

Se você está em uma área com conexão 4G, é possível usar voz e dados ao mesmo tempo. Sim, você pode procurar por um restaurante enquanto estiver fazendo planos para o jantar com seus amigos. No entanto, o propósito mais útil para essa função é quando você está conectado a um hotspot  4G móvel: você não será desconectado se receber uma ligação.

Com o hotspot móvel embutido, você pode conectar até oito aparelhos habilitados com Wi-Fi, incluindo laptop, câmera, tocador de música, tocador de vídeo, entre outros, a rede 4G. Conectar-se ao hotspot é simples: você pode acessá-lo por ícone específico no Launcher ou em seu menu Settings. Você então digita seu nome SSID, o tipo de criptografia, e sua senha, e você está pronto para começar. O hotspot vai te custar 30 dólares por mês, além dos 80 dólares pelo plano de dados e add-on Premium Data.

Desempenho sólido

Nós pudemos testar o desempenho 3G, e, acima de tudo, ficamosi impressionados  com a velocidade em que páginas cheias de conteúdo multimídia eram carregadas na rede da Sprint. Além disso, fiquei satisfeito com a clareza das minhas ligações telefônicas.

Assim como o Nexus One, o HD2, e o Droid Incredible, o EVO 4G roda em um processador Snapdragon de 1 GHs da Qualcomm. O aparelho foi muito rápido nos testes, mesmo quando tinha vários aplicativos abertos. Além disso, os apps eram abertos rapidamente, apesar de alguns terem tido crash.

Apesar da Sprint não ter publicado números para tempo de fala e tempo em stand by, eu descobri que podia passar um dia todo com uso moderado de dados sem precisar recarregar o aparelho. No entanto, a conexão 4G definitivamente vai afetar a vida da bateria, e iremos atualizar nosso review quando pudermos testá-la.

O EVO 4G da HTC representa um passo enorme a frente tanto para a plataforma Android quanto para a rede 4G da Sprint. Infelizmente, pode estar um pouco a frente do seu tempo, uma vez que a rede 4G é bastante limitada nos Estados Unidos e outros países. Com exceção desse problema, o aparelho é um vencedor, com seu hardware sólido, habilidades multimídia, e rapidez. Mesmo que você não possua conexão 4G em sua cidade, vai ficar satisfeito com este smartphone.

Segundo a HTC, ainda não há previsão de lançamento do smartphone no Brasil.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site