Imagem de fundo do header
Exilim EX-Z-1050 traz 38 modos de cena e um preço que assusta
Home  >  Review
REVIEW

Exilim EX-Z-1050 traz 38 modos de cena e um preço que assusta

Digital compacta da Casio tem menus complexos, zoom óptico de 3X e faz vídeos. Mas nada que justique os R$ 2.024 que custa.

René Ribeiro, analista de testes da PC WORLD

Foto:

Apesar da Casio não ser uma empresa tradicional em câmeras fotográficas, ela possui modelos compactos que podem competir com marcas mais conhecidas nesse ramo. A linha Exilim, por exemplo, começou a ser desenvolvida em 1995 e ganhou força a partir de  2001. Para avaliar como a empresa está caminhando neste segmento, testamos o modelo EX-Z1050, carro-chefe de 10 megapixels da empresa e que também pode ser configurada para as resoluções de 8MP (wide proporção 3:2), 7MP (wide 16:9), 5MP, 3MP, 2MP e 0,3MP.

Se esta câmera for o modelo de digital point&shoot que você escolher, esteja preparado para lidar com menus não tão amigáveis. Há modelos de digitais compactas bem mais simples no mercado. 

exilim2

Mas destacam-se os 38 modos de cena pré-gravados, ainda que ao menos  dez sejam muito parecidos, como os modos Festa e o Esporte: ambos deixam a velocidade do obturador mais rápida. Já o  modo Foto ID insere linhas de referência no display para enquadrar rostos e cria cinco fotos de tamanho padrão para documentos, como RG e passaporte.

Veja mais câmeras compactas de 10 megapixels:
> PowerShot SD770 IS tem bons recursos, macro e ainda edita os vídeos
> Lumix FS5 é uma digital point-and-shoot bem equilibrada
> Cyber-shot DSC-W170 tem teleobjetiva e bons recursos internos
> Câmera Finepix Z20 tem visual atraente, mas lente não ajuda

O modo alta sensibilidade deixa o ISO em 1600, suficiente para boas fotos com baixa iluminação e sem muitos ruídos. Outro modo interessante é o de enquadramento automático; com ele acionado, lente mantém o foco no tema em movimento, garantindo que o assunto não saia tremido. Há ainda modos para efeitos como o layout, no qual a câmera tira até três fotos e monta as imagens em apenas uma. Entretanto, apenas no modo automático é que se pode alterar configurações como resolução, flash, foco, timer, Anti-shake, ISO (de 80 a 800), balanço de branco e compensação de exposição. O zoom óptico é de 3x e obteve fotos boas em longa distância – dentro do esperado.

exilim

Vídeos e recursos de edição
A EX-Z1050 grava filmes com som em três qualidades (640 por 480 pontos, 320 por 240 e uma intermediária de 512 por 384). Apesar da possibilidade de usar o zoom durante a filmagem, o foco da câmera demora a se ajustar à profundidade e à luz, conforme nos movemos para acompanhar uma cena. O resultado é que certos momentos do filme ficam desfocados. Ainda que limitados, a câmera oferece recursos para edição de vídeos, na realidade, opção de fazer cortes no material gravado.

No menu de visualização, as fotos podem ser armazenadas por data, por meio de um calendário exibido na tela, facilitando a organização. Para editar, as opções são redimensionar, ajustar o brilho e corrigir cores. Há também nesse menu a apresentação em slides, que conta com efeitos de transição. Isso é interessante para ser exibido diretamente em uma TV, onde a apresentação fica mais dinâmica.  A câmera da Casio se saiu bem nas fotos com zoom e tirou ótimas fotos em ambientes externos. Alguns modos pré-configurados ajudaram a captar melhores imagens dentro do contexto do ambiente. O modo estabilização automática é muito útil para evitar imagens tremidas.

À parte o vídeo ser um ponto fraco, o que decepciona mesmo na EX-Z1050 é seu preço: 2.024 reais, já que nos demais quesitos ela é uma câmera compacta que fica na média: tem 15MB de memória interna, aceita cartão de memória tipo SD e SDHC de até 4 GB. e sua bateria recarregável de íon-lítio é suficiente para dois dias de cliques intensos.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site