Imagem de fundo do header
Facilite a correção de textos no PC com o corretor ortográfico Aurélio
Home  >  Review
REVIEW

Facilite a correção de textos no PC com o corretor ortográfico Aurélio

Nova versão do software torna o trabalho de revisão ortográfica e gramatical em seus textos mais simples, com explicações e ajustes personalizados.

Por Daniela González, repórter da PC World

corretor_aurelio_150.jpg
Foto:

Escrever bem não é um desafio que cabe apenas a jornalistas e escritores. Para auxiliar profissionais e estudantes que costumam enfrentar dificuldades para elaborar textos seguindo adequadamente as regras da língua portuguesa, há ferramentas como o Novo Corretor Aurélio.

Desenvolvido pela Positivo Informática em parceria com a Priberam, o novo produto da linha Aurélio é um conjunto de ferramentas lingüísticas com corretor ortográfico, corretor sintático, dicionário de sinônimos e antônimos, oito dicionários temáticos, hifenizador e editor de texto.

Além de reconhecer o dobro de palavras, quando comparado ao corretor pré-instalado do Office, ele oferece um suplemento para o Word (2000, XP, 2003 e 2007), que adiciona funcionalidades, como a localização de todas as formas de uma palavra.

Veja também:
> Tradutores online

Para instalar o CD-ROM, são exigidos requisitos mínimos: processador Pentium ou equivalente, 128 MB de memória RAM, 150 MB de espaço livre em disco, leitor de CD-ROM, Internet Explorer 5.0 ou superior e Windows 2000 SP4, XP SP2, Server 2003 ou Vista. O ícone Corretor aparecerá na barra de ferramentas do Microsoft Word, logo depois do registro da licença e da reinicialização do computador.

++++

O corretor ortográfico aponta erros tanto de ortografia como de digitação e sugere correções. Cada palavra é conferida isoladamente e, nos casos de textos técnicos, ele recorre a um dos dicionários temáticos – artes; ciências exatas, engenharias e técnicas; ciências históricas, geográficas e afins; ciências médicas; ciências naturais; ciências sociais; filosofia, lingüística, letras e teologia e nomes próprios estrangeiros -, selecionados durante o processo de instalação.

Já o corretor sintático verifica erros estruturais e de concordância. De acordo com a opção escolhida na biblioteca de estilos (formal, corrente, informal e personalizado), um verificador alerta para o uso de determinadas palavras e fornece explicações resumidas a respeito das regras gramaticais relacionadas àquele trecho.

Um dicionário de sinônimos e antônimos ajuda o autor a não repetir palavras ao longo do texto e a deixá-lo mais envolvente. O hifenizador, por sua vez, facilita a divisão de palavras no final de cada linha, seguindo as normas da língua portuguesa. Para ter acesso a essas funções, basta clicar com o botão direito do mouse na palavra que estiver sublinhada – de vermelho, se houver erro ortográfico e de verde, se o erro for sintático – e selecionar a ferramenta desejada.

O Novo Corretor Aurélio possui também um editor de texto (FLipED), que funciona em qualquer computador com sistema operacional Windows. O FLipED é capaz de ler e escrever arquivos em diferentes formatos e de exportar documentos para o formato PDF. As atualizações podem ser feitas pela Internet, por meio de um cadastro prévio.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site