Imagem de fundo do header
Farto em conexões, TS F 2.0 da Tele System é lento na sintonia
Home  >  Review
REVIEW

Farto em conexões, TS F 2.0 da Tele System é lento na sintonia

Conversor digital leva 20 segundos para exibir canais, mesmo depois de já terem sido encontrados anteriormente.

René Ribeiro, da PC WORLD

Telesystem_150.jpg
Foto:

Com apenas 26,5 centímetros de largura por 16,4 cm de profundidade e 4 cm de altura e apenas 1,2 quilo de peso, o TS Digital F 2.0, conversor digital da Tele System, é o menor dos set-top-box testados por PC World. A vantagem disso é que o dispositivo é discreto e ocupa pouco espaço ao lado da TV, fator importante em uma casa que ja tem outros eletrônicos, como um DVD player e um home theater.

Sua instalação é simples. Basta uma antena UHF/VHF interna, do modelo mais comum encontrado no mercado (não ultrapassa 20 reais). A exigência de uma antena UHF/VHF, aliás, é comum a todos os modelos avaliados. Depois de conectada ao conversor, é só escolher o tipo de entrada que você quer usar em sua TV.

Leia também:
>> DTR-1007B, da Philips, é o mais caro de todos
>> DC 2008H leva 10 segundos para sintonizar os canais
>> DC 2007M é opção para levar sinal digital para TV de tubo

Uso
Os testes foram realizados no bairro da Vila Olímpia, zona sul da cidade de São Paulo, local onde o sinal digital de todos os canais abertos mais populares (Cultura, SBT, Globo, Record, Rede TV, Gazeta, Mix TV, Bandeirantes e MTV) está disponível.  A busca pelos canais é automática.

Importante: sinal digital não significa transmissão em alta definição. O primeiro se refere à forma de transmitir o sinal, livre de qualquer interferência e que garante imagem e o som sintonizados sem qualquer tipo de distorção.

Já alta definição faz referência à qualidade da imagem, que precisa ter sido gravada em alta resolução para então ser transmitida nesse formato. Assim, o equipamento da Tele System é capaz de reproduzir imagens em alta definição desde que a emissora transmita nesse formato (1920 por 1080 linhas).

O conversor da Tele System é compatível com o sinal em alta definição e vem dotado de saídas HDMI, S-video, videocomposto e videocomponente (todos os cabos acompanham o produto). Tal diversidade permite conectá-lo a uma TV LCD full HD. Há ainda entrada USB e uma porta Ethernet.

Caso a TV LCD não tenha entrada HDMI (modelos menos recentes não contavam com o recurso), pode-se usar a saída videocomponente, que também irá suportar a resolução de alta definição. Vale ressaltar que o cabo HDMI transporta tanto o sinal de vídeo, quanto o de som; já o videocomponente leva apenas vídeo. Para as TVs de tubo, é possível utilizar a saída de videocomposto (padrão em modelos mais antigos) ou videocomponente, comumente disponíveis em TV de tela plana. Quanto ao áudio, o F 2.0 tem saída estéreo e uma digital para conexão com um home theater.

telesystem_350.jpg

Conversor digital F 2.0: bem servido em conexões de vídeo

Recursos e desempenho
Como qualquer set-top-box, o conversor da Tele System entrega uma imagem perfeita, sem sombras, chuviscos ou chiados e o usuário, dependendo da programação exibida e do televisor disponível, pode escolher o formato de tela que deseja usar, entre 4:3, 16:9 e panscan.

Fácil de usar, o F 2.0 tem menus simples e bem estruturados. Além de informações gerais sobre a programação - fornecida pelas emissoras por meio da função EPG (guia eletrônico de programas, na sigla em inglês) - o usuário pode editar os nomes dos canais, selecionar os canais preferidos, reordenar a exibição deles e colocar senhas, caso queira.

Os menus permitem controlar, ainda, a exibição de conteúdo multimídia em dispositivos conectados ao F 2.0 por meio da porta USB.

Destaque negativo para o controle remoto, que é muito pequeno. Os botões, de ta tamanho reduzido e próximos uns dos outros, não facilitam o manuseio. E enquanto outros set-top-box permitem sintonização mais rápida quando ligados novamente, o modelo da Tele System exige 20 segundos para exibir a imagem na tela da TV.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site