Imagem de fundo do header
Filmadora de bolso da Sony faz vídeos em Full HD
Home  >  Review
REVIEW

Filmadora de bolso da Sony faz vídeos em Full HD

Bloggie também tira fotos de até 5 megapixels e tem lente móvel que pode ser girada verticalmente em ângulo de até 270 graus para filmagens.

René Ribeiro, da PC WORLD

bloggie1-150.jpg
Foto:

Testamos a filmadora de bolso Bloggie (modelo MHS-PM5), da Sony, já comercializada no Brasil por 999 reais. Ela tem o formato das tradicionais filmadoras Flip, com design monolítico, bastante prática para levar no bolso e carregar confortavelmente na mão. Suas dimensões são semelhantes às de um celular ou smartphone pequeno, com 10,9 centímetros de altura por 5,8 cm de largura e 1,9 cm de espessura. O peso é de 140 gramas. Possui tela de 2,4 polegadas e além de filmar faz fotos em até 5 megapixels.

Apesar de pequena, faz vídeos em Full HD (1920 por 1080 pontos). Além disso, pode filmar em HD (1280 por 720 pontos) a 60 fps (quadros por segundo, na sigla em inglês). Isso é interessante, pois além da imagem ser de alta definição, é possível capturar cenas rápidas, como esportes, por exemplo. Ainda é possível escolher as resoluções VGA (640 por 480 pontos) e HD a 30 fps. Fizemos bons vídeos usando essa última resolução, que combina um bom tamanho de tela com ótima qualidade de imagem e menor consumo de espaço no cartão de memória.

Outro detalhe que merece atenção é a lente, que gira 270 graus verticalmente. Isso facilita a filmagem em ângulos diferentes, obtendo resultados melhores em situações em que exigem melhor posicionamento da câmera. Também muito útil para fazer uma foto ou um vídeo de si mesmo.

bloggie-front-back-350.jpg

Bloggie: cabe no bolso e lente gira em 270 graus

Botões e operação
Abaixo do visor de LCD estão localizados os botões para acionar o menu, a tecla de navegação, que funciona como um mini joystick e o botão para reproduzir as fotos e vídeos.No canto superior direito do visor, estão posicionados o botão para tirar fotos e o botão para fazer vídeos. Nesse caso, há um ponto negativo: para tirar fotos a posição do botão de disparo não é muito confortável. Isso causa um movimento na câmera, o que gera fotos tremidas. A solução é usar as duas mãos para segurar a câmera ao tirar uma foto, para obter melhor apoio.

Durante o uso notamos que o display não exibe quanto tempo resta de filmagem. Para ter essa informação é necessário parar a gravação e, aí sim, o tempo é exibido. É um pouco desesperador não saber se dará tempo para filmar a peça de teatro da filha até o final. Também há um zoom de até 4x, acionado por um botão ao lado direito da câmera. O zoom é relativamente lento e o efeito é regular. O melhor é fazer vídeos e fotos sem essa função mesmo.

Cartão de memória e conexão

A Sony é detentora da patente do cartão flash tipo Memory Stick, tradicionalmente o único formato suportado em seus dispositivos. Porém, a Bloggie também é compatível com cartões SD. O bom disso é que eles são mais fáceis de encontrar e mais baratos do que os Memory Stick. A Bloggie aceita cartões de até 32 GB, mas infelizmente a Sony não inclui na embalagem nenhum cartão de memória, forçando o usuário a uma compra extra antes mesmo de começar a usar o aparelho.

Como a Flip, a Bloggie vem com um conector USB embutido, facilmente exposto por meio de um botão deslizante que fica abaixo da câmera. Em notebook ela encaixou bem, mas em desktop foi preciso usar o cabo extensor que acompanha o produto.

bloggie-usb-350.jpg

Conexão USB é simples como um pendrive

Software
A Bloggie vem com 26 MB de memória interna, onde está instalado um software para visualizar as imagens e filmes. Basta conectar a câmera na USB e rodar o programa, sem instalar nada. O ponto forte desse software é a capacidade de se conectar a serviços como Youtube e Picasa. Para fazer o upload de um vídeo para o Youtube, basta clicar na opção compartilhar e escolher o serviço.

tela-compart.jpg

Software que acompanha a Bloggie permite fazer upload facilmente para o Youtube

Em seguida basta fazer o logon em sua conta do Youtube e o vídeo será carregado para a sua página. O upload para o Picasa funciona da mesma forma. Além desses dois serviços nativos é possível customizar outros, como exemplo, o Flickr.

Tempo de duração da Bateria
A bateria de lítio é o modelo NP-BK1, exatamente o mesmo utilizado em algumas câmeras portáteis da Sony. A duração dela foi de uma hora e 37 minutos, gravando um vídeo em 720 linhas a 30 fps.

Conclusão
A característica da lente giratória é muito interessante porque oferece flexibilidade nos ângulos de filmagem, inclusive quando se quer filmar você mesmo. Também é muito simples de usar, com menus em português e poucas configurações. Quanto às fotos, são boas em ambientes externos. Em ambientes internos, com pouca luz, o resultado é regular, pois as fotos ficam pigmentadas, com pontos espalhados. Também não há nenhuma regulagem de iluminação ou pré-configurações para os diversos tipos ambientes. Portanto, ela não chega a substituir uma handycam.

Mas é excelente para ser levada a qualquer lugar, pois ocupa o mínimo de espaço, pesa pouco e ainda oferece vídeos em alta definição. Além disso, é fácil para fazer transferência dos vídeos para o HD ou diretamente para o Youtube.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site