Imagem de fundo do header
Flip Mino faz vídeos para a geração YouTube
Home  >  Review
REVIEW

Flip Mino faz vídeos para a geração YouTube

Filmadora portátil tem qualidade boa para uso na internet e razoável para a TV, mas pelo menos cabe no bolso.

Christopher Breen, Macworld.com

flip-mino-72.jpg
Foto:

Ok, nem o iPhone 3G nem o software 2.0 trouxeram ao telefone da Apple um recurso importante: gravar vídeos. E como você vai filmar os amigos com um dispositivo tão pequeno que cabe no bolso da camisa? A resposta é a Flip Mino, da Pure Digital, uma filmadora que usa memória flash para gravar até uma hora de vídeo no formato 640 x 480, boa para fazer vídeos que depois serão enviados para o YouTube e outros sites de vídeo.

Como sua irmã Flip Ultra, a Mino é compacta e fácil de usar – embora a Mino seja um pouco menor que a Ultra. A Mino usa baterias recarregáveis que não podem ser substituídas. Na frente, estão uma lente com 2x de zoom digital e o microfone. No lado esquerdo, o botão de liga desliga e o direito, uma saída para TV e o botão para abrir o conector USB. Embaixo está o encaixe para um tripé opcional – o que pode ser uma boa idéia, já que a Mino não oferece estabilização de imagem.

A parte de trás da câmera tem uma tela LCD de 1,5 polegada, um botão Record vermelho e comandos play/pause e apagar. A filmadora não tem nenhuma espécie de luz auxiliar e nem entrada para microfone externo. Também não oferece ajuste do balanço de branco ou foco manual. É um modelo para ligar e usar, sem extras.

A Mino não poderia ser mais fácil de usar. Ligue a filmadora, aponte para o que quer filmar e pressione Record. Para dar zoom digital, pressione o botão para cima. Record de novo pára a gravação, e dá para ver o resultado na hora.

Instalar o software é tão simples como seu uso. O conector USB “pula” da câmera para ser conectado a uma porta com energia no computador. A Mino aparece na Mesa do Mac como um disco USB removível. Abra o drive e irá encontrar diversos itens, incluindo o Flip Video for Mac. Abra o aplicativo e o software irá te guiar pelo processo de instalação do 3ivx Decoder preciso para que o Mac reproduza os arquivos.

Uma vez que o 3ivx Decoder foi instalado, feche o Flip Video for Mac e abra-o novamente. Agora ele vai rodar direito, permitindo ver, fazer uma edição simples e compartilhar vídeos em um site (AOL Videos, YouTube e MySpace TV), além de permitir salvar arquivos no HD do Mac. O software não é nada espetacular, se você quiser mais opções deve usar o iMovie ou o Final Cut Express.

software
Software da Flip Mino: básico como a filmadora

Felizmente, é fácil usar eses programas com a Mino. Ao conectar a câmera em um Mac com os updates mais recentes do pacote iLife, o iPhoto abre e diz que pode copiar os filmes para sua biblioteca (isso não funciona com a Flip Ultra). Do iPhoto, você pode ver suas criações com o QuickTime. Se tiver o QuickTime Pro, pode exportar esses arquivos para qualquer outro formato compatível com o QuickTime. Dá para pular esses passos e importar diretamente os filmes da Flip Mino no iMovie ou Final Cut, usando os comandos de importação desses programas (os vídeos ficam em DCIM | 100Video).

Nenhuma das filmadoras da Flip grava algo parecido com alta definição. A Mino produz vídeo decente a 640 x 480 que tem boa imagem quando reproduzido dentro do seu computador (é bom, mas não excelente) e sem uso do zoom digital. Se você tiver boas condições de luz e esquecer que o zoom existe, o resultado final em uma tela de TV será aceitável, dentro das limitações de uma filmadora barata.


A Flip Mino (à esquerda) produz vídeo mais escuro que a Flip Ultra (direita)

Falando em luminosidade, a Flip Ultra lida melhor com luzes fracas do que a Mino. Em testes a céu aberto (ou bem nublado), a Ultra produziu um vídeo mais brilhante que a Mino. O microfone interno não é indicado para filmar um show, mas para conversas próximas à filmadora, o resultado é bem interessante.

Se você está preocupado em momentos em que capturar a imagem tem que ser mais rápido que o processo de encontrar uma filmadora de verdade (e, para a gente, isso acontece toda hora), a Mino é uma boa opção.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site