Imagem de fundo do header
FreeAgent: um só disco, 1 terabyte de espaço e conexões variadas
Home  >  Review
REVIEW

FreeAgent: um só disco, 1 terabyte de espaço e conexões variadas

HD externo pode ser instalado via USB, firewire ou e-Sata e usado com unidade de backup da rede.

René Ribeiro, analista de testes da PC World

free_agent_150.jpg
Foto:

Falta espaço no HD do seu computador para os dados? Precisa transportar informações com freqüência? Pois a solução pode ser um disco rígido externo. O modelo FreeAgent Pro, da Seagate, avaliado por PC WORLD, pode armazenar 1 terabyte de dados. Quanto é isso? O suficiente para guardar o conteúdo de 205 mídias DVDs (4,7 GB cada) ou 1650 CDs (600 MB cada).

Mas não espere um equipamento compacto. A unidade mede 19 centímetros de altura por 16 cm de profundidade e 7,6 cm de largura – já considerando a base – e pesa 900 gramas.

Até pouco tempo, para obter essa capacidade, as empresas montavam a unidade com dois discos físicos. Agora a tecnologia já permite obter essa capacidade com apenas uma unidade física. Isso é bom, pois ganha-se nas dimensões e no menor consumo de energia.

O FreeAgent Pro se mantém na posição horizontal por meio de uma base e dela saem as conexões e-Sata, USB, FireWire e, claro, o conector de alimentação.

free_agent_350.jpg

FreeAgent: conexão e-Sata é três vezes mais rápida que a USB

A conexão e-Sata é realmente muito bem-vinda em um disco com essa capacidade, pois os dados trafegam com mais velocidade que as outras interfaces. Em comparação com a USB 2.0, a velocidade chega a ser mais de três vezes maior.

Nos testes com o HD Tune, usando a e-Sata, o disco transferiu 81 MB por segundo. Já com a USB, esse valor caiu para 24,1 MB/s, números que estão dentro do esperado para interfaces desse tipo. O produto também vem com uma versão trial de software de gerenciamento de backup, válida por 30 dias após ativação. Depois disso é necessário comprar o programa (29,95 dólares) para continuar seu uso.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site