Imagem de fundo do header
Fring traz mensagens instantâneas e ligações no Skype para o iPhone
Home  >  Review
REVIEW

Fring traz mensagens instantâneas e ligações no Skype para o iPhone

Aplicativo gratuito permite fazer ligações VoIP, usando a rede Wi-Fi, no iPhone ou iPod touch de segunda geração.

Mathew Honan, Macworld/EUA

fring-72.jpg
Foto:

Falar online com seus amigos pode ser uma confusão, com um usando o Messenger, outro o Gtalk ou até mesmo o Skype. Embora programas para Mac como o Adium deem acesso no desktop ao permitir se conectar a múltiplas plataformas, o iPhone é muito novo ainda para que a maioria desses problemas de redes múltiplas sejam resolvidos. Mas o Fring, da Fringland, é um dos diversos aplicativos que tentam solucionar a questão, e ainda traz recursos de voz sobre IP para o iPhone. Funciona? Sim, com resultados distintos.

O Fring carrega seus contatos de diversas plataformas de mensagens instantâneas em uma única interface. Atualmente, o programa é compatível com Skype, MSN Messenger, ICQ, Twitter, Google Talk, Yahoo Mesenger e AIM, além de oferecer suporte SIP a diversos fornecedores de serviços VoIP. O software, de tempos em tempos, atualiza a lista de serviços de acordo com o retorno dos usuários.

Sua configuração é bastante fácil. Escolha a plataforma que você tem uma conta, entre com seu nome de usuário e senha e o Fring te conecta ao serviço, trazendo seus contatos à sua lista. Uma vez que todas as plataformas forem configuradas, seus contatos irão aparecer em uma lista de contatos única. Adicionalmente, o Fring carrega seus contatos da Agenda.

fring-internaOs principais problemas do Fring estão no modo que ele gerencia seus contatos de chat. A lista usa um recurso de agrupamento que divide os contatos por plataformas ou grupos definidos pelo usuário (amigos, família, trabalho). Se você tem muitos contatos, a lista pode ficar incrivelmente longa. Um recurso de busca ajuda a encontrar rápido um contato.

Outra questão é que não é possível ficar online ou offline em distintas contas. Em vez disso, uma vez que você entra no Fring, ele se conecta a todas as contas cadastradas, e o único modo de ficar escondido e uma conta é apagá-la do programa. Isso é uma inconveniência menor, mas seria melhor se o Fring permitisse conexão a contas individualmente.

Mas, para que teclar se você pode falar? Graças à integração com o Fring e SIP, o Fring permite fazer chamadas de voz para qualquer telefone. Selecione um contato da sua agenda (confira se tem o código de país e o prefixo) no discador do aparelho e faça a chamada,via Skype ou outros serviços SIP.

Existe algo a ser levando em conta (não é negativo): o Fring requer uma conexão Wi-Fi para  fazer ligações – não funciona em EDGE ou 3G. Para uso em casa ou no escritório, entretanto, funciona muito bem. É uma boa solução para chamadas internacionais em viagem. Na prática, com uma conexão Wi-Fi e créditos no Skype, o Fring pode ajudar a economizar bastante na conta telefônica. E para usuários de iPod touch, é um programa transformador (caso você tenha um fone com microfone, claro).

Mesmo assim, o Fring tem dois problemas em VoIP: qualidade e confiabilidade. Em testes feitos a partir de uma versão de desktop do Skype rodando na mesma rede Wi-Fi, a qualidade da chamada foi pior no iPhone. O Fring tende a soar “digital”, com mais distorção e latência em relação ao programa para Mac.

Ligações que “caem” também são um problema. Se você faz uma ligação via Fring e te ligam para o telefone, o Fring derruba sua chamada. Isso pode estar além do controle do Fring, já que a Apple não deve permitir processamento em segundo plano, mas é um inconveniente. E, embora tenhamos tido poucos problemas ao se conectar ao Skype, muitos usuários estão reclamando nos reviews da App Store que não conseguem se conectar, embora o último update do produto pareça ter resolvido esse problema.

Em resumo: já que o Fring é um aplicativo gratuito que permite fazer chamadas via Wi-Fi (incluindo redes gratuitas), perder algumas ligações não é um grande problema. Vale mencionar que, desde que começamos a usar o Fring, ele melhorou bastante. Aguardamos agora a versão 2.0, que deve resolver os problemas do aplicativo.

O Fring funciona com qualquer iPhone ou iPod touch com o software 2.x.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site