Imagem de fundo do header
G Data InternetSecurity 2012 se destaca na detecção e bloqueio de malware
Home  >  Review
REVIEW

G Data InternetSecurity 2012 se destaca na detecção e bloqueio de malware

Versão 2012 do pacote de segurança não comprometeu muito o desempenho do computador. Interface pouco amigável é o principal problema

PC World / EUA

Foto:

É início do ano, e como já é tradição estamos fazendo uma mega-análise de todos vários produtos de segurança, para determinar qual deles melhor protege seu PC, sem prejudicar o desempenho da máquina ou levá-lo à loucura com falsos positivos.

Leia também
» Saiba quais são os melhores antivírus do mercado em 2012

De 14 produtos analisados (G Data InternetSecurity 2012, BitDefender Internet Security 2012, Webroot SecureAnywhere Essentials, Avast Internet Security 6, Avira Internet Security Suite 2012, AVG Internet Security 2012, Eset Smart Security 5, F-Secure Internet Security 2012, Check Point ZoneAlarm Extreme Security 2012, McAfee Internet Security 2012, Trend Micro Titanium Internet Security 2012, Kaspersky Internet Security 2012, Norton Internet Security 2012 e Panda Internet Security 2012, publicaremos todos os resultados em breve) o líder nos testes e nossa escolha em pacotes de segurança neste ano é o G Data InternetSecurity 2012 (R$ 71,20 por uma licença de um ano). Apesar de sua interface não ser terrivelmente amigável para os iniciantes, o software conseguiu alcançar algumas das maiores pontuações nos nossos testes em termos de detecção e bloqueio de malware.

O G Data InternetSecurity bloqueou todas as amostras em nossos testes no mundo real (que verificam a eficácia do software em bloquear ameaças até então desconhecidas). Ele também descobriu quase todas as ameaças do nosso "zoológico" de 108.869 amostras de malware (deixou apenas 5 passar) – a melhor pontuação que já vimos nesse teste em particular.

Além disso, o pacote apresentou uma pequena taxa de falsos positivos, classificando apenas um arquivo conhecidamente seguro como inseguro de um total de 250 mil arquivos possivelmente perigosos. Por isso você não precisa se preocupar com o software mostrando um programa bom como ruim. Ele neutralizou todas as infecções em nosso PC de testes, e removeu todos os traços do malware em 60% dos casos.

O impacto do pacote no desempenho do PC foi praticamente mínimo de forma geral, mas apresentou dificuldades em algumas áreas. O programa terminou no teste de varredura sob demanda (que mede o quão rápido um pacote pode analisar 4.5GB de arquivos) em um tempo acima da média: 1 minuto e 49 segundos. Mas a varredura no acesso (que é iniciada quando você abre ou salva um arquivo) processou 4.5GB de dados em: 6 minutos e 41 segundos, o que é lento. Em comparação, em média os outros produtos de segurança que testamos completaram esses mesmos testes em 1 minuto e 59 segundos e 4 minutos e 48 segundos, respectivamente.

gdatainternet201201.jpg

Versão 2012 do software da G Data se sai bem na detecção de malwares

O G Data adicionou menos de meio segundo nos tempos de inicialização e desligamento do computador quando comparado a uma máquina sem nenhum antivírus instalado – em ambos os casos, o melhor resultado entre os produtos que testamos. O pacote também um bom resultado em nosso teste de download, adicionando apenas 1,5 segundo ao processo em comparação a um PC de testes sem antivírus. Por outro lado o G Data tornou o PC consideravelmente mais lento para carregar páginas na web, instalar programas, ou copiar arquivos pela rede.

A interface do G Data não é lá muito impressionante. Seu instalador é razoavelmente simples, mas te força a clicar por várias telas e exige que você reinicie o computador antes de usar o software. A tela principal não é significativamente diferente daquela presente na versão 2011, o que não é algo bom. Encontrar alguns recursos comumente usados é algo difícil, uma vez que eles geralmente ficam escondidos nos menus. E, ao menos que você seja um especialista, as configurações podem ser confusas – existem simplesmente muitas delas. Dito isso, o botão “Corrigir” que aparece quando um problema ocorre te permite solucionar de forma rápida e fácil qualquer problema que esteja impedindo sua proteção total.

Esse não é um pacote de segurança perfeito, mas ele se destaca onde é mais importante: bloquear malware. Se você conseguir aguentar alguns aborrecimentos de interface e velocidade de varredura abaixo da média, o G Data InternetSecurity 2012 é definitivamente um produto de alto nível que merece sua atenção.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site