Imagem de fundo do header
Game da Copa para iPhone tem bons gráficos, mas jogabilidade fraca
Home  >  Review
REVIEW

Game da Copa para iPhone tem bons gráficos, mas jogabilidade fraca

Título da EA, também disponível para iPod Touch, apresenta ótimo visual e variados modos de jogo; pontos negativos são os controles confusos.

Macworld / EUA

revfifa150.jpg
Foto:

Copa do Mundo, época de as empresas faturarem alto com os games de futebol.  A Electronic Arts (EA), responsável pela franquia de jogos FIFA, lançou versões para  consoles "de mesa", como Wii, Xbox 360 e PS3. E 2010 FIFA World Cup também chega ao iPhone e ao iPod Touch. Infelizmente, parece que, com a proximidade do campeonato, a EA apressou o desenvolvimento dessa versão. Apesar de compartilhar muitos recursos com o principal FIFA 10, o novo game é de muitas maneiras um chute errado.

Os desenvolvedores de FIFA World Cup mandaram bem nos gráficos (deslumbrantes, para um jogo de celular) e inúmeros recursos, mas se esqueceram de fatores essenciais para um jogo ser divertido, como jogabilidade e intuitividade. Basicamente, o game possui um excelente visual, mas acaba sendo uma experiência frustrante no final.

O joystick na tela (on-screen) parece que vai ser uma maneira flexível e fácil de controles. Mas não é o que acontece. Ele é sensível demais, o que faz com que muitas vezes seu jogador pareça perdido.  E os jogadores são pequenos demais.

Mas os controles não são necessariamente uma razão para esquecer o um
game. Para sua defesa, a EA incluiu uma fantástica seleção de modos de
jogos para se adaptar a todos os compromissos de tempo e energia que um
jogador possa estar disposto a fazer a qualquer momento.

O modo Kick Off é seu jogo básico, ou Friendly Matchup (algo como
Amistoso) como o jogo o chama. Você seleciona os times da casa e de
fora, um dos dez estádios da África do Sul e customiza a formação e o
posicionamento da sua equipe. O modo FIFA World Cup, como o nome diz, é a
refeição completa, no qual é possível selecionar e customizar seu time,
para então seguir em busca da tão sonhada taça.

fifa2010.jpg

Controle direcional do jogo é muito sensível

 

Nas duas configurações, você pode tocar na tela para mudar qual jogador quer controlar (indicado por uma flecha vermelha sobre sua cabeça), então passar para outros jogadores (com flechas azuis quando estão livres) até você ter um chute livre para o gol. É bastante coisa para lidar, mas o modo de treino fornece tempo ilimitado de prática.

Os modos Kick Off e FIFA World Cup fornecem muitas horas de diversão, mas outras três opções de game rodam o campo. Em Penalty Shoot-Out, você seleciona os times e se reveza para cobrar as penalidades. Você toca levemente na bola quando for sua vez de chutar ou dá uma pancadinha no botão das mãos para defender a cobrança.

Captain Your Country (Comande seu país, em tradução livre) adiciona uma dimensão inteiramente diferente ao jogo. Você cria seu próprio superjogador, de acordo com os visuais e país de origem (os níveis de habilidade são pré-determinados), e depois participa de partidas onde pode controlar apenas ele.

fifa2

Fifa: ótimos gráficos, para um game de celular

O modo “Multiplayer” permite que você participe ou receba games com amigos via Bluetooth ou com jogadores remotos via Wi-Fi, e as configurações podem ser ajustadas tanto para o nível de habilidade do computador, assim como opções como inclusão de música e efeitos sonoros, faltas, impedimentos ou comentários de um simpático narrador sul-africano.

Infelizmente, mesmo com todos os sinos e apitos, é preciso uma verdadeira dedicação de fã para passar por cima dos desajeitados controles do jogo. Por 3 dólares, era de se esperar que os recursos técnicos do game acompanhassem o seu visual e sucesso. Para decepção geral, isso não acontece.

O game está disponível na App Store norte-americana.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site