Imagem de fundo do header
Google Transporte funciona bem, embora com algumas pequenas falhas
Home  >  Review
REVIEW

Google Transporte funciona bem, embora com algumas pequenas falhas

A nova funcionalidade do Google Mapas já disponível para as capitais de SP e MG e deve chegar a outras capitais em 2009.

Nando Rodrigues, editor da PC World

google_sp_150.jpg
Foto:

google_sp_150.jpgPessoas que desejam usar o transporte público disponível nas cidades de São Paulo (SP) e Belo Horizonte (MG) contam, desde esta quinta-feira (11/12) com uma nova funcionalidade do Google Mapas, o Google Transporte, que fornece informações detalhadas para o cidadão que deseja se deslocar nessas cidades utilizando o sistema de transporte público.

Avaliei o serviço na manhã hoje (12/12), quando a opção ficou disponível para mim na página de buscas. O Google informa que o serviço está sendo entregue aos poucos para os usuários da versão em português do buscador. A totalidade dos usuários deve contar com essa opção a partir da próxima semana.

Para descobrir o tipo de sugestão fornecida para o trajeto entre minha casa, no centro da capital paulista, até a Redação da PC WORLD, no bairro da Vila Olímpia, zona Sul da cidade. Veja o que constatei.

Problemas básicos
Na página do Google Brasil, escolha a opção Mapas e – se o serviço estiver disponível para o seu usuário – clique no link de serviço de Rotas de transporte público. Forneça as informações de ponto de partida (A) e destino (B) nos campos e clique no botão Como Chegar.

google_transp_01.jpg

Pelo menos por enquanto o Google não foi capaz de localizar a Rua Maria Paula, precisamente identificada no campo de busca – ofereceu duas opções, mas nenhuma delas correta.

google_transp_02.jpg

Isso não deixa de ser curioso, já que a mesma busca realizada na página do Google Mapas localizou o logradouro. Como ambos são serviços providos pela mesma empresa, é de se esperar que esse problema seja solucionado em breve.

google_transp_03.jpg

Para contornar essa dificuldade e continuar o teste, localizei na mapa, manualmente, o ponto de procedência e com o cursor posicionado sobre o logradouro, com o botão direito cliquei em Como chegar a partir daqui.

O Mapas fixa um balão na cor verde com a letra A indicando o ponto de partida e transfere para a caixa de buscas o endereço desejado. Clique no botão Como chegar para obter o itinerário desejado. Note que o Google Transportes, agora, oferece uma alternativa adicional – Transporte público – assegure-se de que ela esteja selecionada.

google_transp_04.jpg

Na coluna à esquerda, ao lado do mapa, o serviço indica onde o usuário deve tomar o transporte, no caso um ônibus, fornecendo o número e nome da linha, preço da passagem, nome da empresa transportadora, freqüência, entre outras. Clique em cada um dos trechos oferecidos para que o mapa exiba onde você está.

No teste, selecionei o ponto em que deveria descer do ônibus. Note que o Google Transporte mostra no mapa o trecho que deveria ser percorrido a pé – inclusive fornecendo o tempo da caminhada.

google_transp_05.jpg

Em outra simulação, realizada com um endereço de partida diferente, o Google Transporte sugeriu três alternativas de transportes, indicando os tempos de viagem de cada um para o horário atual. No final do dia, no horário de rush, faremos o mesmo teste para verificar se esses tempos mudam.

google_transp_06.jpg

Para que este serviço realmente se torne uma utilidade pública, seria legal se os usuários pudessem contar com terminais de acesso espalhados em pontos estratégicos da cidades atendidas. Fique aqui a idéia.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site