Imagem de fundo do header
Handheld ganha novo fôlego com GPS
Home  >  Review
REVIEW

Handheld ganha novo fôlego com GPS

iPaq RX5710 integra localizador por satélite e guia de ruas de quase todo o Brasil.

Por René Ribeiro, analista de testes da PC World

Foto:

O PDA, ou computador de mão, chegou ao Brasil no final da década de 1990 e sua versatilidade, unida à portabilidade, o levou a ser muito popular entre os executivos. Nos últimos anos, a telefonia móvel aproveitou a ótima invenção e integrou o sistema do PDA ao aparelho de celular. Nascia assim o smartphone que, por suas características, leva a crer que os handhelds estão com os dias contados.

Com o iPaq rx5710 Travel Companion, a HP dá um fôlego novo aos micros de mão. O diferencial desse aparelho é o recurso GPS, com guias de ruas de quase todo o Brasil. Para testar a eficiência dessa função, inserimos uma rota já conhecida, de 20 quilômetros.

O software traçou o caminho como esperado, pelo caminho mais curto. O recurso de voz mostrou-se eficiente. Não houve atraso em avisar em qual rua deveria ser feita a conversão.

Caso o usuário passe por alguma via com muito trânsito, ou mesmo por alguma rua em que não queira entrar, é possível passar essa informação ao software. Nesse caso, o programa calcula uma nova rota para evitar este ponto. Muito conveniente é o suporte que acompanha o iPaq, que fixa o aparelho ao painel do carro e traz carregador automotivo.

iPaq_RX5710_430
RX5710: só faltaram mapas de região Norte do Brasil

O software de GPS do equipamento é o Destinator versão 6 e o cliente de mapas é o Maplink. Os mapas que acompanham esta versão do Maplink incluem quase todo o Brasil, exceto a região Norte. Também é possível instalar mapas de outros países.

Ele roda o Windows Mobile 5.0 e vem com editores para o Word, Excel e PowerPoint. O Active Sync vem em CD e roda no Windows XP, mas se você usa o Vista, é preciso baixar o Windows Mobile Device Center no site da Microsoft. Nos testes, fizemos a sincronização de arquivos e e-mails do Outlook sem problemas utilizando esse software. Ele traz conexão Bluetooth, mas fica devendo uma conexão Wi-Fi.

O peso de 149 gramas, incluindo a bateria, não chega a incomodar. Seu tamanho é de um PDA convencional, com 12 centímetros de largura por 7,6 centímetros de profundidade e 1,65 centímetros de altura, vem com com 64 MB de memória para executar aplicações, e sua memória de sistema tem 800 MB livres para instalar aplicativos. Inclui slot para cartões SD.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site