Imagem de fundo do header
HD externo da Transcend traz interface USB 3.0
Home  >  Review
REVIEW

HD externo da Transcend traz interface USB 3.0

Modelo StoreJet 25M3, de 500 GB, é resistente a pequenas quedas, alcançou bom desempenho nos testes e vem com software para auxiliar a rotina de backup

René Ribeiro, da PC WORLD

storejet25m3-ilustra-150.jpg
Foto:

Precisa transportar dados com frequência? Testamos o HD externo da Transcend, modelo StoreJet 25M3, com capacidade de 500 GB. Ele é um HD portátil, com dimensões de 12,6 centímetros de
profundidade por 8 cm de largura e 1,8 cm de espessura, com peso de
200 gramas.

O disco funciona com a nova interface USB 3.0 e passou por testes classificados pela norma MIL-810F-516.5, do departamento de defesa do exército norte-americano. Quando se ouve isso, parece que o HD irá "resistir a um campo de batalha". Por isso, é interessante comentar o código dessa norma. O 810F executa testes ambientais, como resistência a poeira, umidade, impactos e vibrações diversas no equipamento.

O código 516.5 é relativo ao método de teste aplicado. Nesse caso, ele mostra a resitência de um equipamento a quedas ocasionais, como cair da mão ou então de cima da mesa. É o caso do HD StoreJet 25M3.

Testes
Usamos o HD na interface USB 3.0 e também na USB 2.0, já que a nova interface é retroativa. Dessa forma, podemos ver  a diferença de desempenho entre as duas interfaces. Foram utilizados os softwares Sisoft Sandra, HD Tune 4.5 e o AS SSD para medir as taxas de transferência e tempo de acesso.

Para realizar o teste do StoreJet 25M3 utilizamos um desktop com placa-mãe Intel e processador Core i5 de 2,4 GHz, 4 GB de RAM padrão DDR3 e sistema operacional Windows Home Premium de 64 bits. Essa placa-mãe não vem munida com Interfaces 3.0, portanto, instalamos uma placa USB 3.0, fabricada pela Lacie.

storejet25m3-350.jpg

StoreJet 25M3: resistente a pequenas quedas


Sisoft Sandra

Este software executa testes de desempenho em vários componentes do PC, entre eles, o disco rígido. O teste em questão realiza acessos sequenciais ao HD. O Sandra compara os números com os resultados de alguns HDs que estão em seu banco de dados.

Nos gráficos, a linha bege se refere a um disco SSD, que é muito mais rápido do que um HD comum. Já a linha vermelha é o HD do nosso teste, o StoreJet 25M3. Ele alcançou a taxa média de transferência de 72,04 MB/seg. A linha verde é um HD Seagate com interface Sata 300, também de 2,5 polegadas. A linha lilás é um HD Seagate Sata 150, de 2,5 polegadas.

Já quando conectado a uma interface USB 2.0, a taxa de transferência chegou a 28,7 MB/seg, valor dentro da média.

Vale deixar claro que esses discos utilizados como exemplo no Sisoft Sandra não são HDs externos, e são ligados ao PC através de uma interface SATA interna. Queremos com isso, mostrar que um HD USB 3.0 pode alcançar ou até ultrapassar as taxas de transferência de um HD interno.

sandra-transcend-350.jpg

StoreJet 25M3 na USB 3.0

 

sandra-transcend-20-350.jpg

StoreJet 25M3 na USB 2.0

HDTune Pro 4.50
Outro software de benchmark sintético que realiza teste de leitura sequencial no HD. A taxa de tranferência média, quando o HD estava conectado na USB 3.0, foi de 68,7 MB/seg, bem próxima da média alcançada pelo Sisoft Sandra. O resultado semelhante reforça e confirma a taxa de transferência alcançada pelo StoreJet 25M3.

hdtune-transcend-350.jpg

StoreJet 25M3 na USB 3.0

 

hdtune-transcend-20-350.jpg

StoreJet 25M3 na USB 2.0

AS SSD Benchmark
Esse software é um pouco mais sofisticado e realiza testes sintéticos simulando operações de escrita no HD. Os três passos do teste utilizam uma massa de dados que somam 1 GB. Primeiro o programa grava uma pasta com uma imagem ISO, que envolve compactação dos dados. No segundo passo, é criada uma pasta com muitos arquivos pequenos. No terceiro passo (games) é criada uma pasta com arquivos grandes e pequenos. Estas três pastas são copiadas para o HD com um comando de cópia simples do sistema operacional.

É preciso observar que esse teste é formado por uma massa de dados com muitos arquivos e de tamanhos diversos, forçando o HD a acessar sua área de índice por mais vezes, sendo um teste muito mais exigente. Isso justifica os resultados menores que os outros benchmarks. Em compensação, os números são mais próximos do que o usuário irá ver no dia a dia em situações no mundo real.

as-ssd-transcend-350.jpg

StoreJet 25M3 na USB 3.0

 

as-ssd-transcend-20-350.jpg

StoreJet 25M3 na USB 2.0

Teste de cópia utilizando o Windows Explorer
Fizemos também a cópia para o HD de uma pasta contendo arquivos de uso comum, como documentos, planilhas, vídeos e fotos, totalizando 1 GB. Na interface USB 3.0 foram necessários 24 segundos para gravar os dados. Para transferir a mesma pasta para o computador (processo de leitura), o HD levou 13 segundos.

O eGo Portable conectado na porta USB 2.0 levou 53 segundos para gravar a mesma quantidade de dados. Para transferí-los para o computador, o processo levou 22 segundos.

Conclusões
Os resultados mostram que a taxa de tranferência média do StoreJet 25M3 chega a valores muito próximos de um HD interno com interface SATA II. Nesse teste de transferência de arquivos, o StoreJet 25M3 levou 29 segundos a menos por gigabyte, para gravar dados, em comparação quando está na USB 2.0. Pode parecer pouco, mas para gravar um filme em full HD, por exemplo, que tem cerca de 20 GB, isso já significa uma economia de tempo de 10 minutos.

O case de material plástico é resistente e, além disso, é envolto por uma capa de borracha. Porém, a borda perto dos conectores fica sem essa proteção e uma queda mais brusca pode quebrar o plástico. O HD também possui uma entrada para alimentação extra, por meio de um cabo USB, que acompanha o produto.

Em nossos testes, não foi preciso usar essa alimentação; apenas o cabo USB foi suficiente para transmitir dados e fornecer a energia necessária ao HD. Porém, o cabo extra é interessante para o HD ser utilizado em PCs mais antigos, que podem não fornecer a energia suficiente para o motor do disco. 

O produto acompanha o software de backup StoreJet Elite, que auxilia a fazer backup incremental, gerenciando com mais eficiência o backup do desktop ou notebook. A figura abaixo exibe a tela principal do software. Com botões auto-explicativos, o software pode ser usado sem a necessidade de ter conhecimentos técnicos sobre tarefas de backup.

O HD também tem um botão que serve para realizar o backup. Com apenas um toque nesse botão, o software se encarrega de sincronizar os arquivos entre o StoreJet 25M3 e as pastas selecionadas do sistema.

storejet_elite.jpg

Menu da ferramenta de backup que acompanha o HD StoreJet 25M3

 

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site