Imagem de fundo do header
Headset Bluetooth Nokia BH-503: boa qualidade e preço acessível
Home  >  Review
REVIEW

Headset Bluetooth Nokia BH-503: boa qualidade e preço acessível

Compatível com smartphones, computadores e outros dispositivos, esse acessório pode ser utilizado para ouvir música ou fazer ligações.

William Marchiori, para a PC World

Foto:

Fones de ouvido sem-fio estéreo com Bluetooth não são nenhuma novidade: eles já estão no mercado há anos. Mas só recentemente os preços se tornaram mais “amigáveis”.

É o caso do fone BH-503, um dos fones sem-fio mais avançados da Nokia. Hoje podemos encontrá-lo com preço entre 100 e 150 reais na internet.

Esses fones funcionam com sistemas de som Bluetooth 2.0 + EDR e AVRCP/A2DP. Existem alguns media players portáteis compatíveis, mas o uso mais comum é em smartphones ou celulares: quase qualquer aparelho moderno equipado com Bluetooth e um player de música podem se conectar e ouvir músicas ou fazer ligações por meio do microfone dele.

Design estiloso e multifunção
Há duas combinações de cores: cinza e a mais comum e muito estilosa, preto e vermelho. Ao contrário do seu antecessor BH-501, o BH-503 não é dobrável, mas a haste é feita de um material emborrachado e é flexível. Ele é utilizado com a haste voltada para a parte de trás da cabeça e não em cima como fones tradicionais – algo que será um conforto para alguns mas um incômodo para outros.

O problema deste design é que, depois de algumas horas de uso, o peso da haste sobre as orelhas pode incomodar um pouco e não é possível fazer nenhum ajuste da posição. A espuma dos fones, na parte interna, é bem confortável.

  503_4.jpg 503_2.jpg
O design é estiloso e a haste é flexível; lado direito tem controles de multimídia completos

Ao lado direito, a grande vantagem do BH-503 sobre os outros aparelhos: controle total sobre multimídia: há um botão para reprodução/pausa, avançar, retroceder e um botão multifunção que é utilizado para ligar o headset e ativar ligações ou acionar comandos de voz, dependendo do aparelho. 

Em cima deles, há dois botões para controlar o volume. É importante destacar que eles estão bem levantados da base, algo que facilita na hora de pressioná-los quando não se está olhando.

Qualidade, compatibilidade e bateria
A qualidade do áudio do BH-503 é ótima e o volume alcança níveis altos e satisfatórios, mas o acessório deixa a desejar nos graves em alguns estilos musicais. Mas se o seu smartphone tem opções de equalização, você pode se safar utilizando essa alternativa. Foi o que fizemos: depois de encontrar o equalizador certo, a qualidade ficou excelente em todas as músicas.

Na hora de realizar ligações, a qualidade de voz também foi boa. Obviamente é inferior à da reprodução das músicas, mas isso é normal. O microfone, apesar de ficar um pouco distante da boca, capta bem o áudio.

Testamos com vários sistemas: Symbian, Android e iOS. Em todos eles,  todos os controles multimídia funcionaram perfeitamente. Também não houve problemas para conectar o fone aos dispositivos: bastou segurar a tecla multifunção por alguns segundos e escolher o fone no menu dos smartphones. Também conseguimos reproduzir músicas e fazer chamadas a dez metros de distância (sem obstáculos) perfeitamente, sem nenhuma interrupção. 

O BH-503 tem uma bateria interna recarregável e acompanha um carregador tradicional Nokia. A empresa garante 11 horas de reprodução de música e até oito dias em standby. Em nossos testes, o tempo de reprodução bateu o prometido e, em standby, durou um pouco mais, já que o fone desliga automaticamente para economizar bateria. Com esses valores, você provavelmente precisará recarrega-lo a cada dois ou três dias, o que não chega a ser um incômodo.

Conclusão
Com ótima qualidade de som, o headset Bluetooth Nokia BH-503 é uma excelente escolha para quem procura seu primeiro fone sem-fio e não quer gastar muito. Com os controles multimídia, você nem precisa tirar seu smartphone do bolso enquanto escuta músicas no dia-a-dia, algo muito confortável.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site