Imagem de fundo do header
Servidor com tamanho e características de notebook
Home  >  Review
REVIEW

Servidor com tamanho e características de notebook

O Celestix Aires é um servidor completo de Internet para pequenas e médias empresas, com alguns extras interessantes.

Mário Nagano

Foto:

Características
Pró:

  • Desenho compacto, relativamente simples de operar.
  • Contra:

  • Aparência frágil, pode não agradar usuários corporativos mais conservadores.
  • Resumo:

  • Servidor compacto de arquivos, impressão e Internet.
  • Preço:

  • US$ 1.090
  • Quando o assunto é servidores, a imagem que nos vem à mente são PCs espaçosos ou grandes caixas metálicas, que mais lembram geladeiras ou freezers verticais.

    Para nossa surpresa, o Celestix Aires se parece com qualquer coisa, menos com um servidor propriamente dito. Pouco maior que uma lata de azeite (10,9 cm por 17,2 cm por 14,7 cm - LxAxP) e pesando 950 gramas, o Aires é um pequeno servidor Internet que, na sua essência, não difere muito do Internet Express Business Edition IE-2030, do GrupoNet (analisado na edição de outubro de 2001).

    Trata-se de uma solução de hardware e software que procura atender às necessidades básicas de qualquer empresa - de pequeno ou médio porte - que queira usufruir de serviços na Internet, como hospedagem e gerenciamento de sites e contas de e-mail, além do compartilhamento do acesso para qualquer PC ligado à rede local da empresa.

    O Aires também pode funcionar como servidor de arquivos e de impressão e servir como um ponto de acesso (gateway) para sistemas sem fio, pois vem equipado com um cartão de rede sem fio padrão IEEE 802.11 MagicLAN, da Samsung.

    Muito da economia de espaço conseguida pelo Aires vem do uso de técnicas de fabricação normalmente usadas em computadores portáteis: o sistema é baseado no processador Geode GX-1 de 200 MHz a 300 MHz (também conhecido como MediaGX, uma tecnologia muito popular no passado em mini-notebooks como o Casio Fiva e o Soyo PW-9801) e possui 64 MB ou 128 MB de SDRAM PC100 e três opções de disco rígido (6 GB, 10 GB e 20 GB), todos IDE de 2 ½ polegadas.

    O número de portas de entrada e saída também impressiona. São duas de rede padrão Ethernet de 10/100 Mbits (uma para ligar ao modem de banda larga e outra para o hub da rede local), uma serial (que pode ser ligada a um modem convencional), uma paralela, duas USB, uma de infravermelho, além das portas de som, monitor e teclado (que podem ser usadas para dar manutenção do sistema), quando tudo falhar. O sistema ainda dispõe de um discreto botão de reset na parte de trás do gabinete.

    O Aires apresenta dois slots padrão PCMCIA, ponto para trava de segurança padrão Kensington e entrada de alimentação externa - mais algumas indicações de seu parentesco com os notebooks. O sistema operacional é o Linux, configurado para funcionar como uma estação headless, isto é, sem teclado e monitor conectados ao equipamento.

    Em termos de hardware, o item mais interessante do Aires é seu pequeno painel LCD gráfico de 128 por 64 pontos que permite realizar algumas tarefas básicas, como monitorar e configurar várias funções do sistema por meio de quatro botões localizados ao redor do painel.

    Entre as qualidades mais divulgadas pela Celestix, estão a facilidade de instalação, simplicidade de configuração e baixo custo de manutenção.

    De fato, o produto vem com um guia rápido que explica como instalar o equipamento, tanto como um servidor local quanto para conectá-lo à rede local e à Internet por meio de sistemas de banda larga (ADSL, ISDN) e modem analógico. No guia, também existem algumas instruções básicas para configurar o Aires como uma estação.

    Seguimos a orientação do guia e, de fato, o Aires estava no ar em menos de 10 minutos. A partir desse momento, foi possível navegar pelas opções do sistema e cadastrar informações adicionais por meio de telas HTML visíveis em qualquer navegador Web.

    A página inicial do sistema dá acesso às áreas de configuração e manutenção do equipamento, documentação on-line e um link para o site da Celestix na Internet (www.celestix.com).

    Apesar de toda a informação disponível, o usuário com pouca ou nenhuma experiência em administração de sistemas, como cadastrar usuários, definir privilégios ou gerenciar contas de correio eletrônico, podem ter alguma dificuldade em colocar o Aires em funcionamento, mais por desconhecer conceitos essenciais do que por complicações do equipamento propriamente dito.

    Com um pouco de esforço e alguma orientação básica - agora disponível no Brasil por meio do Grupo ITV -, o Aires pode realizar plenamente as atividades a que se propõe.

    ITV Telecom : (11)5505-8989 - http://www.itv.com.br

    Tags

    Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
    Vai um cookie?

    A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

    Este anúncio desaparecerá em:

    Ir para o site