Imagem de fundo do header
Lotus Notes 5
Home  >  Review
REVIEW

Lotus Notes 5

O motivo é o surgimento de programas para grupos de trabalho integrados (groupware) como o Lotus Notes, Microsoft Outlook 98 e o futuro Communicator 5 da Netscape, que fundem uma interface tipo navegador com correio eletrônico, agenda e gerenciamento básico de arquivos.

PC World

Foto:

O motivo é o surgimento de programas para grupos de trabalho integrados (groupware) como o Lotus Notes, Microsoft Outlook 98 e o futuro Communicator 5 da Netscape, que fundem uma interface tipo navegador com correio eletrônico, agenda e gerenciamento básico de arquivos. Até agora, o Notes, produto pioneiro nesse conceito há mais de uma década, era difícil de usar. Mas isso está prestes a mudar. A próxima versão do Notes, release 5, terá uma interface aprimorada, projetada para endereçar questões de navegação e facilidade de uso.

Os pacotes para grupos de trabalho permitem que você realize várias tarefas sem ter que saltar de um aplicativo para outro. Mas a interface proprietária do Notes vinha burlando muitas convenções de navegação do Windows, gerando uma confusão desnecessária. A nova interface deverá tornar o produto muito mais fácil de usar e consistente com os atuais aplicativos Windows. O núcleo do Notes é sua compatibilidade com bases de dados replicáveis, altamente personalizáveis; até o fechamento desta edição, a Lotus não havia anunciado nenhuma mudança nessa tecnologia.

Mesmo que você seja um usuário iniciante do Notes ou de sistemas de correio eletrônico em rede, o produto reformulado merece ser considerado seriamente. Como o Outlook, o Notes 5 pode atuar como cliente de correio eletrônico Internet e gerenciador de informações pessoais (PIM).

Como na Web

A interface do Notes 5 bebe na fonte da Web. A primeira coisa que você vê quando inicia o aplicativo é o Headlines, uma ferramenta ao estilo Web que lembra o recurso Outlook Today do Outlook 98. O Headlines oferece uma visão de tela única dos novos cabeçalhos, um resumo diário de compromissos e até links diretos para mensagens eletrônicas vitais (como as enviadas por pessoas que você designou como sendo importantes, seu chefe, por exemplo). Você navega através do Headlines e de outra seções do Notes por meio de cliques simples e usando os botões de direção.

Como um navegador, o Notes 5 permite que você use marcadores (bookmarks) para organizar informações e facilitar o acesso. Mas a Lotus afirma que seus marcadores podem interligar praticamente tudo: sites, bases de dados Notes, pastas e documentos no disco rígido do PC ou em um servidor de rede. Não é uma idéia nova, o Outlook já faz a mesma coisa e o Communicator 5 da Netscape promete uma abordagem similar. Ainda assim, é uma dádiva para os usuários conservadores do Notes que gostariam de utilizar o aplicativo como uma base para seu trabalho diário.

Além disso, a Lotus pretende incrementar a capacidade de gerenciamento de conhecimento do Notes, uma maneira interessante de descrever ferramentas de busca que ordenam informações de fontes distantes dentro e fora da Web. Se você digitar uma palavra-chave, o Notes ativa seu navegador e pesquisa no Yahoo!, na base de dados Notes da sua empresa e até nos documentos em seu disco rígido, retornando uma lista de ocorrências classificadas de acordo com a relevância.

Reformulação do correio eletrônico

O correio eletrônico continua sendo o principal aplicativo para a maioria dos usuários e a Lotus pretende introduzir alguns refinamentos a esses recursos às vezes frustrantes do Notes. As mudanças não são revolucionárias. Na verdade, muitas são sutilezas que os usuários de outros pacotes já usufruem há anos. Por exemplo, quando você é um dos muitos destinatários de uma mensagem, o Notes 5 não inundará sua tela com dezenas de endereços eletrônicos, um aborrecimento que obriga você a percorrer a tela extensivamente para alcançar o corpo da mensagem. Em vez disso, a lista de endereços aparece em uma pequena janela.

A empresa também quer otimizar tarefas básicas, como endereçar, apagar ou arquivar mensagens. A versão 5 permite que você troque mensagens ricamente formatadas com usuários de pacotes de correio habilitados para HTML, como os clientes da Microsoft e da Netscape. (A compatibilidade com HTML permite embutir uma fotografia em uma mensagem, entre outras coisas.)

O principal objetivo dos recursos de agendamento do Lotus Notes 5 foi seguir os padrões estabelecidos pelos atuais PIMs independentes, como o próprio Organizer da empresa. A Lotus diz que o agendamento em grupo terá um visual menos atulhado e mais personalizável e que as tarefas serão mais simples de realizar. Você poderá imprimir sua agenda em uma variedade de formatos. Esses acréscimos também não representam grandes inovações, mas deverão atrair os usuário do Notes que agora alternam entre uma agenda de grupo no Notes e um calendário pessoal em um PIM independente.

Sob a superfície

A Lotus continua acrescentando recursos para agradar às equipes de informática de grandes empresas. Fornecerá, por exemplo, recursos para ajudar as organizações a passar de outros pacotes de correio eletrônico, incluindo seu próprio cc:Mail, para o Notes. De qualquer forma, a maioria dos usuários do cc:Mail acabará eventualmente migrando para o Notes ou algum concorrente, já que a Lotus não pretende liberar nenhuma atualização importante desse venerável sistema de correio eletrônico.

A Lotus adquiriu a DataBeam, empresa desenvolvedora de software de compartilhamento de documentos em tempo real, e a Ubique, dona de um software de chat on-line. Os produtos devem aparecer no Notes 5 ou serem oferecidos como módulos de expansão (add-ons).

Se sua empresa usa um produto de correio eletrônico como o cc:Mail, talvez acabe considerando um produto integrado como o Notes 5. Mas é complicado trocar de sistema e, embora a tecnologia de rede principal do Notes exista há anos, a nova interface ainda não foi exaustivamente testada. Reservaremos o julgamento final para depois. Se os aperfeiçoamentos derem resultado, o Notes 5 poderá se estabelecer como uma atualização obrigatória para os usuários atuais e uma opção atrativa para quem busca um pacote para grupos de trabalho com recursos de calendário, agenda e colaboração.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site