Imagem de fundo do header
Vigilância plug and play
Home  >  Review
REVIEW

Vigilância plug and play

As novas câmeras IP da Trendnet permitem a monitoração de ambientes até por conexão sem fio.

PC World

Foto:

Características
Pró:

  • Fácil instalação e uso.
  • Contra:

  • qualidade de imagem regular, preço elevado.
  • Resumo:

  • Servidor de Câmera Internet nas versões com e sem conexão wireless.
  • Preço:

  • US$ 889 (TV-IP200); US$1.222 (TV-IP200W)
  • Ao contrário das chamadas webcams, que nada mais são do que simples câmeras digitais para uso em sistemas de teleconferência, as câmeras IP são equipamentos mais sofisticados, capazes de funcionar de maneira autônoma enviando imagens digitalmente por meio de redes locais, o que permite monitorar qualquer ambiente, seja ele doméstico, acadêmico ou corporativo de qualquer PC ligado na rede ou até remotamente pela internet.

    Tradicional fabricante de produtos de conectividade, a Trendware Brasil lançou recentemente sua nova linha de câmeras IP, formada pelos modelos TV-IP200, este equipado com uma porta de rede de 10/100 Mbits, e TV-IP200W, que inclui uma porta de rede sem fio padrão 802.11b - facilmente reconhecível pela antena acoplada ao gabinete -, o que permite instalar o equipamento em locais de difícil acesso, onde o cabo de rede pode não chegar.


    TV-IP200 se conecta a outros sistemas de segurança


    O kit da câmera é bem completo, formado pela câmera propriamente dita, adaptador de rede elétrica, cabos de rede, manual e CD com aplicativos e utilitários. Também acompanha o pacote uma base articulada que permite fixar a câmera na parede, no teto ou até num tripé, já que os equipamentos possuem furos de fixação tanto na parte de baixo quanto de cima.

    O processo de instalação é relativamente simples: basta ligar a câmera na tomada e na rede local. Seu estado de funcionamento pode ser verificado por meio de dois LEDs na parte frontal, os quais podem ser desativados para que o equipamento funcione de maneira mais discreta. Feito isso, basta entrar em qualquer PC ligado na rede local e digitar o endereço IP da câmera em qualquer programa navegador web. As imagens poderão ser visualizadas numa página web por meio de uma janela de vídeo - via ActiveX ou Java -, em resoluções que podem variar de 160 x 120 até 640 x 480 pixels, a taxas de atualização de um a 20 quadros por segundo em cinco graus de compressão de imagem.

    Como qualquer internet appliance, várias configurações de rede, controle de acesso e qualidade de imagem do TV-IP200 podem ser alteradas por meio de páginas web. A configuração em si não é complicada, mas algum conhecimento de rede pode ser necessário para que a câmera funcione em redes mais sofisticadas. O mesmo é válido para configurar os recursos de rede wireless padrão 802.11b.

    Entre os recursos mais interessantes da TV-IP200 está a sua capacidade de se interconectar com outros dispositivos de segurança - como sensores e alarmes - formando um sistema completo de segurança, capaz de detectar a presença de um invasor (via sensores de presença), capturar imagens e enviá-las via e-mail para até dois endereços predeterminados e disparar um alarme. Também acompanha o produto um CD de aplicativos com o Xplug Control, driver que permite visualizar imagens na web via ActiveX, e o IPView, um gerenciador de câmeras capaz de configurar e monitorar até 16 equipamentos simultaneamente, que permite a captura de imagens e de seqüências de vídeo.

    Nos testes realizados, as câmeras da Trendnet funcionaram bem tanto ligadas fisicamente na rede local quanto na rede sem fio, inclusive como o modo WEP (wireless encription control) ativado, gerando taxas de atualização de imagem entre 28 e 34 quadros por segundo. No caso da TV-IP200W, verificamos que a câmera possui uma chave de seleção de modo (LAN, WAN ou ambos), o que facilitou a configuração da câmera para funcionar no modo wireless.

    A qualidade da imagem - captada por um sensor do tipo CMOS de 1,3 polegada, com resolução máxima de 640 x 480 pixels - não é excelente, mas aceitável para esse tipo de aplicação.

    Trendware Brasil: (11)3277-6271 - http://www.trendware.com.br

    Tags

    Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
    Vai um cookie?

    A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

    Este anúncio desaparecerá em:

    Ir para o site