Imagem de fundo do header
Chaveiros para carregar dados
Home  >  Review
REVIEW

Chaveiros para carregar dados

Dispositivos de armazenamento com porta USB que usam memórias do tipo Flash guardam de 16 MB a 1 GB de dados. Veja os resultados do nosso teste.

Mário Nagano

Foto:

Presentes na maioria dos PCs de mesa por uma questão mais protocolar do que realmente necessária, a velha unidade de disquetes de 3,5 polegadas surgiu há mais de 20 anos, na mesma época em que o primeiro Apple Macintosh surgiu no mercado. Relativamente lentas e incapazes de armazenar mais de um minuto e meio de música em MP3, as unidades de disco, desde a introdução do iMac, figuram como fortes candidatas a entrar para o museu da informática e sempre que possível são eliminadas dos PCs, principalmente entre os computadores portáteis. Nesse caso, o que fazer para transferir dados de um PC para outro de maneira simples e prática?


OS MEMORY KEYS podem armazenar de 16 MB até 1 GB de dados


A resposta pode estar nos chamados memory keys, dispositivos de armazenamento com porta USB que utilizam memórias do tipo Flash (não volátil) para armazenar de 16 MB até 1 GB de dados em pequenos objetos não maiores que um chaveiro. O PC World Test Center testou dois desses dispositivos: o Soyo Cig@r Pro e o AnyDrive, ambos modelos de 64 MB, distribuídos no Brasil respectivamente pela Soyo (representado pela Nagem e pela Comercial NeoCoz Tech (tel.: 11-6692-5218). Também analisamos uma variação desses dispositivos, o FlashGO!, da Imation.

No caso dos PCs com Windows Me, 2000, XP e até Mac OS X, a instalação e o uso de um memory key são extremamente simples, bastando conectá-lo em qualquer porta USB livre que o mesmo é reconhecido automaticamente pelo sistema como um novo disco. O único cuidado que deve ser tomado é na hora de remover o dispositivo, já que ele só pode ser desconectado por software, mediante um comando específico do sistema operacional. No caso do Windows 98 SE ou anterior, é necessária a instalação de um driver que acompanha o produto.

LEQUE DE RECURSOS

A única diferença observada entre o Cig@ar Pro e o AnyDrive, além da aparência, é o fato deste último possuir uma microchave que permite proteger seu conteúdo contra regravação ou apagamentos acidentais. Fora isso, ambos os produtos são funcionalmente idênticos e oferecem praticamente os mesmos acessórios, como um mini-CD de 8 centímetros com aplicativos e utilitários, correia para transportá-los no pescoço e até um cabo de extensão USB, o que facilita o acesso e o uso do dispositivo em PCs. Os dispositivos não utilizam baterias ou adaptadores de energia, já que são alimentados pela própria porta de comunicação.

Um recurso oferecido tanto pelo Cig@r Pro quanto pelo AnyDrive é um pacote de utilitários formado pelo UMSD, gerenciador de que permite particionar o disco de memória, criando uma área reservada protegida por senha.

Outro utilitário curioso e o BootUp que permite formatar o memory key como um disco de boot, que pode ser reconhecido pelo sistema tanto como um disco rígido USB ou Zip Drive USB. Entretanto, esse sistema tem algumas limitações como funcionar somente no Windows 98 e da BIOS do PC ser capaz de identificar um dispositivo USB como dispositivo de boot.

Já o FlashGo! da Imation não é um memory key no sentido exato da palavra, apesar de em termos práticos também poder funcionar como um. Na realidade, ele é um leitor de cartão de memória flash que também pode ser conectado diretamente à porta USB ou por meio de um cabo de extensão que acompanha o produto, o que permite a leitura direta de cartões CF (CompactFlash) ou Microdrive da IBM e de outros tipos de mídias como SmartMedia, Memory Stick e até cartões SD/MMC por meio de adaptadores que acompanham o produto.

Trata-se de um acessório muito interessante para os usuários de câmeras digitais, MP3 players ou de qualquer outro tipo de equipamento eletrônico que utilize cartões de memória. Depois da instalação dos drivers que acompanham o produto, o FlashGO! também se comporta como um memory key, mas sem os recursos adicionais de proteção e iniciação do sistema.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site