Imagem de fundo do header
A alternativa Java ao Office
Home  >  Review
REVIEW

A alternativa Java ao Office

O ThinkFree roda em todas as plataformas e é voltado ao usuário que não precisa de muitos recursos em um suíte de produtividade

Henrique Martin

Foto:

Características
Pró:

  • roda na web, em Windows, Mac, Linux e Unix, e tem compatibilidade com formatos do Office.
  • Contra:

  • oferece menos recursos que o Office
  • Preço:

  • US$ 49,95
  • Pense em um software que reúne num único pacote processador de texto, planilha eletrônica e aplicativo para criar apresentações gráficas. Não, não é o Office (que só terá nova versão em 2003), mas um programa chamado ThinkFree 2.0 - por sinal, compatível com o programa da Microsoft e que tem como opcional um disco virtual para guardar arquivos na internet.


    O ThinkFree é totalmente compatível com o Office


    Não dá para creditar o ThinkFree, desenvolvido pela empresa de mesmo nome da Califórnia - como um substituto completo do Office. Ele tem menos recursos, porém é voltado para usuários que não precisam de todos os programas de escritório ou que não podem gastar em um programa como da Microsoft. Exemplo: ao iniciar uma frase nova, o processador de texto não transforma a primeira letra em maiúscula, como faz o Word automaticamente.

    O programa pode ser baixado diretamente da internet (US$ 49,95) em versões para Windows, Macintosh, Linux e Unix, já que foi todo desenvolvido em linguagem Java - embora seja necessário ter uma máquina virtual Java no computador para o software funcionar. Com isso, segundo o fabricante, é possível rodar o programa diretamente da web em uma máquina sem o aplicativo, desde que o usuário seja registrado.

    O fato de ter sido feito em Java não significa que o ThinkFree seja lento, como acontece com alguns aplicativos desenvolvidos na mesma linguagem. Existem algumas limitações, é claro, já que o processo de inicialização é um pouco lento (cerca de 25 segundos no MacOS X). Além disso, o cursor costuma se perder pela tela quando são feitos movimentos bruscos com o mouse.

    Em funcionamento, o ThinkFree mostra uma paleta com as opções de programas (o processador de textos Write, a planilha eletrônica Calc, o software de apresentações Show, o Folders, navegador de arquivos no estilo Windows Explorer, e a opção Connect CyberDrive, para guardar arquivos no disco virtual). A interface dos programas é similar ao do Office, tornando a tarefa mais fácil para os novatos.

    Nos testes de compatibilidade, os arquivos de texto, planilha e apresentação foram gravados e também abriram normalmente no Office, tanto em Windows quanto em Macintosh, e puderam ser gravados em outros formatos como RTF (no Write) e HTML (no Show e Calc). Para os consumidores que querem um lugar na web para guardar e compartilhar seus arquivos ou mesmo rodar o programa sem tê-lo instalado no micro, o programa oferece como recurso extra o CyberDrivePlus, disco virtual 20 MB gratuito por um ano.

    ThinkFree: - http://www.thinkfree.com

    Tags

    Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
    Vai um cookie?

    A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

    Este anúncio desaparecerá em:

    Ir para o site