Imagem de fundo do header
Symantec complementa linha de firewalls
Home  >  Review
REVIEW

Symantec complementa linha de firewalls

Com o Desktop Firewall, usuários que se conectam às redes corporativas de casa ou de portáteis passam a ter mais proteção.

Denise Goya

Foto:

Em sua linha de produtos de segurança, a Symantec incluía dois tipos de firewall, o software que cria uma barreira entre o computador e a conexão externa, para proteger o sistema contra ataques, invasões e roubo de dados. Um deles é o firewall de uso corporativo, que protege os servidores e todas as estações a eles ligadas. Outro, o Personal Firewall, para uso pessoal, é indicado para instalações domésticas.

Agora, a empresa está iniciando a distribuição no Brasil do Symantec Desktop Firewall 2.0, uma opção que mescla recursos de suas antecessoras. O objetivo do Desktop Firewall é cobrir um caso que nem o Personal Firewall nem o conjunto Enterprise Security cobriam adequadamente: a proteção de usuários remotos e móveis que se conectam às redes de suas empresas.


Symantec Desktop Firewall tem compatibilidade com redes privadas virtuais e é configurado remotamente pelo administrador.


O Desktop Firewall trabalha com os principais ambientes de redes privadas virtuais (VPNs), que são usadas nas corporações devido principalmente à adequação com as conexões de banda larga. O Personal Firewall, além de não ser compatível com as VPNs nem possuir funções de gerenciamento de rede, é configurado manualmente, para cada estação de trabalho. Com o Desktop Firewall, toda a instalação e configuração são realizadas pelo administrador da rede, de forma remota, o que contribui com a diminuição de custos de manutenção e com o aumento da eficiência do firewall, pois é de pouca ou nenhuma valia um firewall mal configurado.

Unindo as características acima com todas as presentes no Personal Firewall, o Desktop Firewall torna-se uma proteção, de rápida implantação, que cobre dois níveis: os usuários móveis e remotos (contra ataques diretos de hackers e proteção da privacidade) e as redes corporativas (contra ataques pelas portas dos fundos das conexões remotas, as chamadas back-doors pelas quais atuam várias espécies de cavalos de Tróia).

Para gerenciar o Desktop Firewall, o administrador se vale de uma interface baseada na Web que pode ser adicionada a qualquer intranet. Para completar uma instalação, o usuário final precisa apenas se registrar via Web e fazer o download do programa; a partir de então, o administrador assume a transferência dos parâmetros de configuração e regras de segurança.

empresaSymantec
produtoSymantec Desktop Firewall
preçoUS$ 54 por licença
internetwww.symantec.com.br

O Desktop Firewall da Symantec funciona com as VPNs da Nortel e Cisco, mas não é compatível com aquelas baseadas exclusivamente no protocolo Layer 2 Tunneling encontrada no Windows 2000. Numa versão futura, a Symantec anunciou que vai acrescentar a compatibilidade com a tecnologia de VPN da Check Point.

O Desktop Firewall pode ser instalado em estações baseadas em Windows, versões 9x, Me, NT e 2000 (os usuários remotos também podem ser servidores NT e 2000). Para compras de 10 a 24 licenças, o custo por estação é de US$ 54; esse valor cai em função do volume adquirido.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site