Imagem de fundo do header
Backup corporativo chega aos pequenos escritórios
Home  >  Review
REVIEW

Backup corporativo chega aos pequenos escritórios

HP lança uma solução completa de backup em rede para pequenas empresas.

Mário Nagano

Foto:

Características
Pró:

  • Simples de instalar e fácil de usar.
  • Contra:

  • Só funciona em sistemas baseados em Windows.
  • Resumo:

  • Servidor de backup de 60 GB para ambientes com até 25 usuários.
  • Preço:

  • US$ 5 mil
  • Com o objetivo de criar uma solução simples e prática para proteger grandes volumes de dados de missão crítica normalmente contida em computadores de mesa e notebooks, a HP Brasil lançou recentemente uma nova linha de pequenos servidores de backup que recebeu o nome de SureStore AutoBackup.

    A linha tem disponível dois modelos e o PC World Test Center teve a oportunidade de testar o PC 25 - capaz de armazenar até 60 GB de dados comprimidos -, indicado para uso em pequenas empresas com até 25 usuários.

    Empresa: HP Brasil
    Telefone: 0800-157751
    Internet: www.hp.com.br

    Na sua essência, o PC 25 é um pequeno servidor headless (dispensa o uso de monitor e teclado), muito parecido com o servidor Intel InBusiness Small Office, que já vem com todo o software necessário para seu funcionamento.

    Um detalhe curioso de seu projeto é um grande indicador luminoso no topo do gabinete que emite luzes indicando seu estado de funcionamento, visível mesmo à distância.

    A instalação do PC 25 é relativamente simples: basta ligá-lo à rede elétrica e a um ponto de rede para que o sistema já entre em funcionamento. Para configurá-lo, um assistente, que acompanha o produto e deve ser instalado em um PC à rede, localiza o PC 25 e pede para o usuário informar um endereço IP válido (ou DHCP), além de cadastrar o nome e a senha de administrador. Feito isso, o servidor já está pronto para uso. Entre tirar o produto da caixa e instalá-lo na rede, não levamos mais que 20 minutos no processo.

    Tanto o gerenciamento do PC 25 quanto a instalação do agente de backup nas estações de trabalho podem ser feitos diretamente pela rede por meio de um navegador Web. E, uma vez instalado, o agente solicita que o usuário se cadastre no servidor, opte por um backup total ou parcial do PC para que, então, o primeiro backup já seja realizado.

    As informações podem ser recuperadas total ou parcialmente por meio do Windows Explorer, onde o agente de backup insere um ícone que mostra o AutoBackup como um servidor de arquivos. O PC 25 também vem com um gravador CD-RW, cuja principal função é criar discos de recuperação de desastres para ser usado quando um PC ou notebook perde todos os seus dados. O CD é capaz de reiniciar o PC, reinstalar o sistema operacional e, com o auxílio do servidor de backup, recuperar todos os dados protegidos.

    Para aumentar a segurança do sistema, a HP oferece três modelos de unidades de fita externa para fazer backup dos dados contidos no servidor.

    Tags

    Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
    Vai um cookie?

    A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

    Este anúncio desaparecerá em:

    Ir para o site