Imagem de fundo do header
Teste: Netscape 7.0 chega à versão final
Home  >  Review
REVIEW

Teste: Netscape 7.0 chega à versão final

Apesar de estar mais fácil de usar e gerenciar, o navegador da AOL ainda tem que enfrentar o domínio do IE.

PC World

Foto:

A Netscape, subsidiária da AOL, lançou no final de agosto uma nova versão do seu navegador, mais fácil de gerenciar, quase que paralelamente à divulgação de pesquisas recentes que mostram que a participação mundial da companhia nesse segmento de software caiu tremendamente no ano passado.

O Netscape 7.0 já está disponível para download gratuito, inclusive no canal Fileworld (www.fileworld.com.br), e traz recursos para navegação por guias, novas ferramentas para administração de e-mails e um gancho para os serviços de música on-line da AOL.

Porém, o rival Internet Explorer, da Microsoft, domina claramente o segmento. O número de usuários do Netscape encolheu para 3,4% do mercado, segundo pesquisa publicada pela WebSideStory. Foi uma grande queda dos 13% que a Netscape detinha no mesmo período do ano passado, de acordo com o serviço de desenvolvimento de software e design de sites da WebSideStory. O IE possui a marca estimada de 96% do segmento de navegadores, vinda de 87% no ano passado, afirma a WebSideStory.

O navegador da Netscape mantinha a fatia estável de 13% do mercado no período de 14 meses, até o lançamento do IE 6.1 há cerca de um ano, dizem os pesquisadores. A Netscape espera recuperar-se com a versão 7.0, que melhorou alguns recursos presentes na versão anterior.

O Netscape 7.0 também refinou algumas funções da versão beta, que esteve disponível por três meses.

"Ouvimos o retorno dos usuários do Netscape 7.0 Preview Release", disse Jeff McAndrew, representante da AOL. Foi acrescentado um novo botão de gerenciamento de barras, no topo da tela do navegador. Os desenvolvedores também atualizaram alguns ícones de correio eletrônicos e composição de mensagens, além dos assistentes de instalação.

Mas, para usuários que estão migrando do Netscape 6.x, algumas outras novidades serão notadas. A Netscape recuperou o recurso de pré-visualização de impressão, que havia sido abandonado na versão anterior. A interface e os controles de gerenciamento de download foram melhorados para facilitar o uso e o navegador agora também pode trabalhar com ícones de sites que aparecem ao lado da URL e dos bookmarks.

A navegação por guias foi o recurso preferido entre os que usaram o Preview Release. As guias permitem ver várias páginas Web em uma única janela do navegador, sem entulhar a área de trabalho.

O programa-cliente de correio eletrônico do Netscape agora oferece um alerta pop-up de mensagens à direita da barra de tarefas do sistema. É possível aplicar rótulos coloridos personalizados para as mensagens. Também novo é um campo de pesquisa para procurar mensagens antigas, usando o remetente do e-mail ou a linha de assunto. Foi restaurada de versões antigas do Netscape uma função de filtragem para combater spam.

No Netscape 7.0, o programa-cliente de mensagens instantâneas trabalha com ICQ e AIM, embora as redes permaneçam separadas. Um novo recurso de pesquisa permite iniciar uma busca na Web destacando um texto incluído em uma página Web. Outro recurso é o Radio@Netscape, agora embutido no navegador com um link para a divisão de música on-line da AOL.

De qualquer modo, o Netscape 7.0 terá uma batalha dura pela frente. Algo mudou nos últimos 12 meses. Onde havia algum tipo de equilíbrio, agora está totalmente desbalanceado para a Netscape, segundo a WebSideStory. A pesquisa foi compilada com base em amostras diárias de 20 milhões de visitantes de milhares de sites que usam seu serviço de análise HitBox.

A AOL Time Warner tem afirmado que está considerando abandonar o IE na AOL em favor da tecnologia desenvolvida pela Netscape.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site