Imagem de fundo do header
Prancheta eletrônica para desenhar e escrever
Home  >  Review
REVIEW

Prancheta eletrônica para desenhar e escrever

A tablet Graphire2 substitui mouse por caneta e permite retocar desenhos à mão livre no PC e até mesmo redigir textos do próprio punho.

Henrique Martin

Foto:

Características
Pró:

  • A caneta substitui o mouse e deixa as tarefas mais rápidas, e pode também evitar as temidas lesões por esforço repetitivo (LER).
  • Contra:

  • Requer treino para se acostumar com a velocidade do rastreamento.
  • Resumo:

  • Mesa gráfica para retoque e desenho
  • Preço:

  • US$ 199
  • Desenhar ou retocar imagens no PC nunca foi uma tarefa agradável. Afinal, o mouse não é caneta e sua precisão na execução de detalhes – principalmente para desenhistas profissionais – sempre deixou a desejar. Quem queria fazer um desenho tinha que colocar a idéia no papel, levá-lo para o scanner e esperar por um resultado decente, sem muitos retoques. Então, surgiram as tablets, mesas gráficas que reproduzem a área de tela do computador e permitem o traço à mão livre com uma caneta.

    O PC World Test Center testou um dos modelos de mesas gráficas da norte-americana Wacom que estão chegando ao mercado brasileiro pelas mãos da Tablett, representante nacional da empresa. Trata-se da Graphire2, equipamento voltado para usuários iniciantes que precisam desenhar e, retocar fotos digitais. O produto é composto pela tablet (a mesa gráfica propriamente dita), uma caneta e um mouse, que funcionam sem fios.


    A caneta e o mouse da Graphire2 funcionam sem fios


    Com interface USB, a Graphire2 não usa pilhas ou baterias. No Windows XP, basta plugar a tablet direto na porta USB para que seja reconhecida, e a caneta começa a funcionar. É recomendável inserir os drivers que vêm no CD de instalação para usar todos os recursos. A área de trabalho da mesa gráfica, porém, se completa com os dois aplicativos que vêm no CD com os drivers: o Adobe Photoshop LE (Limited Edition) e o Corel Painter Classic, em versões para PC e Macintosh.

    A caneta substitui o mouse e deixa as tarefas mais rápidas, e pode também evitar as temidas lesões por esforço repetitivo (LER). O usuário, porém, corre o risco de se perder na tela, mas com treino e o uso diário isso é facilmente superado. Depois de descoberto o segredo é só sair desenhando com os programas que vêm com o equipamento, caso o usuário não tenha outras versões mais atualizadas. Dá para retocar imagens digitais, substituir cores, rabiscar sobre as fotos no Photoshop e criar o que quiser no Painter, como se estivesse com um pincel na mão e uma paleta de tintas ao lado da “moldura” virtual. Errou o traço? Basta virar a caneta ao contrário e usar a “borracha” para corrigir.

    Os recursos da Graphire2, no entanto, não ficam restritos ao desenho e retoque. Caneta e papel virtual acabam lembrando que dá para escrever usando o equipamento, tanto no PC quanto no Mac. É possível criar uma assinatura no Photoshop e depois exportá-la para o aplicativo de e-mail, para enviar mensagens assinadas manualmente pelo correio eletrônico. Ou mesmo escrever seus próprios textos à mão, deixando o teclado de lado. Essa função está disponível para os usuários do sistema operacional Mac OS 10.2, da Apple, que usam o recurso Inkwell para escrever à mão em qualquer aplicativo de texto instalado no Macintosh, bastando baixar uma atualização do driver no site da Wacom. Quem tem Windows com o Office XP também não vai se decepcionar, já que o Word XP permite a inserção de texto escrito, com reconhecimento de caracteres – entretanto, o recurso não funciona apenas nas versões em inglês e idiomas orientais.

    A Graphire2 tem bom desempenho, porém quem precisa de recursos mais profissionais para desenho e retoque deve procurar os outros modelos da Wacom, como a Intuos2, que oferece diferentes áreas de trabalho, ou o modelo topo de linha, a Cintiq, que une um monitor LCD à mesa gráfica.

    Tablett: - http://www.tablett.com.br/

    Tags

    Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
    Vai um cookie?

    A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

    Este anúncio desaparecerá em:

    Ir para o site