Imagem de fundo do header
Impressão em cores com mais brilho e nitidez
Home  >  Review
REVIEW

Impressão em cores com mais brilho e nitidez

Nova solução departamental da IBM, como tecnologia LED Printer, é capaz de imprimir folhas no formato A3

PC WORLD

Foto:

Impressão em cores com mais brilho e nitidez
 
 06/12/2002 11:23

Características
Pró:

  • Ótimo desempenho na impressão de documentos, imprime no formato A3.
  • Contra:

  • Relativamente grande e pesado.
  • Resumo:

  • Impressora LED em cores de 28 ppm.
  • Preço:

  • US$ 6.600
  • Como parte de sua estratégia de fornecer soluções de hardware de ponta a ponta para o mercado corporativo, a IBM vem ampliando sucessivamente seu leque de produtos. Uma de suas mais recentes novidades é a Infoprint Color 1228, impressora destinada a grupos de trabalho que necessitam produzir documentos em cores com elevada qualidade gráfica e que geram altos volumes de impressão. Parte da família de impressoras Infoprint 1000, a nova cria da IBM, em vez de laser, utiliza tecnologia LED Printer (criada pela japonesa Oki Data), também empregada pela Lexmark em suas impressoras coloridas.

    Durante os testes realizados pelo PC World Test Center, aliás, verificamos que a 1228 era praticamente idêntica ao modelo C910 da Lexmark. Já na instalação descobrimos o porquê de tanta semelhança: uma etiqueta colada na parte traseira da impressora trazia estampada a marca Lexmark. Isso pode parecer estranho, mas faz todo sentido se lembrarmos que a Lexmark foi a divisão de máquinas de escrever da IBM antes de se tornar independente. Portanto, os laços tecnológicos continuam fortes.


    A Infoprint pode trabalhar com vários formatos de papel, de Carta a A3


    A primeira constatação, feita a partir dos testes, é que o desempenho geral da Infoprint Color 1228 é bastante semelhante aos modelos monocromáticos da empresa. Apesar de classificado como um equipamento de médio porte, a 1228 é bem maior do que sugere a foto de catálogo: mede 69,5 x 51,3 x 65,5 cm e pesa mais de 80 Kg, ou seja, é quase tão grande quanto um forno a gás, mas pode chegar ao tamanho de uma pequena geladeira com a adição de acessórios opcionais, que permitem todo o tipo de manipulação e finalização de mídias como grampeamento, empilhamento, impressão frente e verso e furação.

    A IBM também classifica o equipamento como um modelo de médio volume, embora ele tenha uma das maiores capacidades de armazenamento de papel do mercado. A sua bandeja padrão suporta 650 folhas, mas se forem instadas as cinco bandejas adicionais a sua capacidade de alimentação de papel chega a até 5,3 mil páginas por vez. A sua carga de trabalho é estimada em 100 mil folhas/mês. Um outro ponto que conta a favor da Infoprint Color 1228 é poder trabalhar com vários formatos de papel (até A3), o que proporciona grande flexibilidade na produção de impressos, sejam brochuras, folders, catálogos, malas diretas, cupons, desenhos de engenharia, além de planilhas e fluxogramas que ficam apertados dentro dos limites dos formatos Carta e A4.

    As características técnicas da 1228 também são notáveis para um equipamento de sua categoria: velocidade de impressão de 28 páginas por minuto (ppm) com resolução de 2.400 pontos por polegada (ppp), memória interna padrão de 64 MB, expansível até 512 MB, e processador RISC de 400 MHz. O sistema de impressão utiliza quatro cilindros fotoreceptores e os cartuchos de toner - independentes e com autonomia estimada em 14 mil páginas - podem ser trocados pelo próprio usuário sem a ajuda de um técnico especializado. Para ajudar a controlar os custos de impressão, a 1228 oferece três modos de economia de toner - tanto para impressões em cores quanto monocromáticas -, assim como um recurso que bloqueia o modo de impressão em cores.

    A impressora da IBM sai de fábrica equipada com interfaces paralela, USB e de rede padrão 10/100 Base T, mas pode aceitar outras portas por meio de itens opcionais. Em termos de software, ela é compatível com a linguagens de impressão PCL 6 e PostScript nível 3, além de possuir drivers de impressão para Windows, OS/2, MacOS e várias versões de Unix, como Solaris, Linux, HP-UX e AIX. Também acompanha a 1228 um sistema de gerenciamento de impressão chamado Infoprint Manager, que oferece vários recursos para controlar o gerenciamento de impressão, submissão de trabalhos, interfaces e facilidade de uso.

    Na análise realizada, a Infoprint Color 1228 mostrou ser uma impressora veloz ao alcançar, nos testes de impressão de textos, 16,2 ppm no modo de impressão colorido e 16,8 ppm, no monocromático, o que mostra que ela imprime em cores com praticamente a mesma que em preto ou usando apenas uma cor. Vale frisar que este foi um dos melhores resultados que já registrados em nossos testes. Na impressão em cores, a 1228 levou, em média, 25 minutos para imprimir nossa folha de teste no Corel Draw 9, fenômeno que pode ser explicado pela carga de informação gerada pelo Corel - algo em torno de 75 MB -, que teve de ser enviada via porta paralela para a impressora que estava equipada apenas com 64 MB de RAM. Segundo a IBM, esse problema pode ser minimizado com a adição de mais memória ou mesmo de um disco rígido interno, disponível como opcional.

    Como já vimos em outras impressoras LED coloridas, a Infoprint Color 1228 apresentou excelentes resultados, com gráficos e imagens apresentando cores vivas e brilhantes, além de ótima nitidez. Trata-se de algo notável, se considerarmos que eles foram obtidos com papel de copiadora de 75 gramas, algo que nenhuma jato de tinta consegue fazer com o mesmo papel.

    IBM Brasil: 0800-781426 - http://www.ibm.com.br

    Tags

    Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
    Vai um cookie?

    A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

    Este anúncio desaparecerá em:

    Ir para o site